18th Abril 2019 Dicas e Conselhos de Viagem Deixe um comentário

Muitas dores de cabeça podem ser evitadas com planeamento e organização! Ainda assim, caso aconteça algum imprevisto, respira fundo e pensa como podes resolver o problema. Lê as nossas dicas de ouro e contrata o teu seguro de viagem IATI, para estar bem preparado para tuas aventuras futuras!

carro antigo amarelo com bagagens no teto

Precauções a ter antes de viajar

 

Saúde

Compareça a uma consulta ao Viajante para esclarecer quaisquer dúvidas e estejas atento para os cuidados de saúde que deves tomar antes da tua viagem, como, por exemplo, as vacinas obrigatórias e recomendadas para o teu destino.

Seguro de viagem

viajante a preencher seguro de viagem

Antes de qualquer viagem, não deixes de contratar um seguro apropriado para o teu destino e com cobertura para possíveis despesas médicas, roubo ou furto, e despesas de repatriação. Para isso, tu sabes que podes contar com a IATI Seguros!

Lê atentamente a tua apólice de seguro para saber tudo o que está incluso e tenha disponível o nosso contato internacional e o número da tua apólice, para eventual necessidade.  Lembra-te que, além da assistência relacionada à saúde, o teu seguro de viagem também inclui assistência em caso de extravio de bagagem. Portanto, avisa-nos em caso de problemas, que auxiliar-te-emos na busca pela tua mala!

Segurança

pessoa com passaporte na mao e a mexer no computador

Em um país estrangeiro, é sempre bom redobrar a atenção e cuidados com a tua segurança! Evita a exposição de artigos de valor e esteja sempre atento à tua bagagem.

Tenha anotado o contato do consulado ou embaixada portuguesa no teu país de destino, para situações de emergência. Caso não exista uma representação portuguesa no país, poderás recorrer a Embaixadas ou Consulados de outros Estados Membros da União Europeia.

Divide o teu dinheiro em 3 ou 4 lugares, por exemplo, em uma “doleira” presa à tua cintura, dentro de meias ou calçados, e mantenha apenas o necessário para compras imediatas na tua carteira. Lembra-te de nunca guardar dinheiro na mala de porão.

Bagagem

Na hora de preparar a tua mala, lembra-te: quanto mais peso levares, mais trabalho terás para carregá-la depois (qualquer quilo faz diferença quando estamos cansados)! Além disso, cada companhia aérea possui suas próprias regras em relação ao limite de bagagem, que precisam ser verificadas com atenção antes da viagem, para evitar dor de cabeça e despesas inesperadas!

Para reduzir o volume das roupas na mala, uma boa alternativa é usar sacos à vácuo. Porém, fica atento para não seres enganado pelo espaço extra e acabar por ultrapassar o limite de peso. Além disso, não esqueças de reservar um espaço e peso livre na tua bagagem para algumas comprinhas durante a viagem!

É importante teres na tua bagagem de mão todos os documentos importantes, objetos de valor, medicamentos, itens para uso básico e uma troca de roupa, para ajudar-te em caso de extravio temporário da tua mala.

Documentos

bolsa castanha com documentos e cartoes de credito

Em muitos países, é obrigatório que carregues um documento de identificação contigo. Entretanto, por motivos de segurança, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português recomenda, no seu Portal das Comunidades, que mantenhas o teu passaporte original em local seguro, como o cofre do hotel, e tenhas contigo apenas uma fotocópia autenticada do passaporte. Assim, reduzirás o risco de extravio ou roubo. Além disso, ter uma cópia do passaporte aceleraria o processo, caso necessites emitir um novo passaporte com urgência.

É importante, também, confirmar o prazo de validade do teu passaporte, já que alguns países podem exigir que este esteja ainda válido por 06 meses após a data prevista de retorno da tua viagem.

Caso teu destino seja fora do Espaço Schengen, organiza as confirmações de passagens e alojamento, o comprovativo de recursos financeiros, o passaporte (com o visto, se necessário) e o seguro de viagem, em uma pastinha de fácil acesso na sua bagagem de mão. Assim, quando chegares na imigração, já terás todas as informações prontas para apresentar às autoridades!

Apps

Não é dúvida que a internet e as aplicações facilitam muito a nossa vida, e também as nossas viagens! Para ajudar na tua viagem, antes de partires (ou quando tiveres Wi-fi disponível), descarrega o mapa do teu destino para uso offline no Google Maps, salva o teu roteiro no Google Trips e regista-te no Uber/Cabify/Taxify, assim não ficarás perdido ou sem boleia.

Checklist

checklist de viagem

Nós adoramos um checklist, para não esquecer nada de importante! Então, preparamos uma lista de dicas e precauções a tomar antes da tua viagem (talvez alguns itens não sejam aplicáveis à tua viagem ou destino):

PROVIDENCIAR ANTES DA VIAGEM

  • Habilitação de cartões de débito e crédito para uso internacional
  • Habilitação das funções de internet banking para uso no telemóvel e computador
  • Impressão de extrato bancário e comprovativo do limite do cartão de crédito (para países que exigem valor mínimo por dia de estadia)
  • Cópia autenticada do passaporte
  • Foto da mala pronta, aberta e fechada, para apresentar em caso de extravio
  • Vacinas (se necessário)
  • Carteira Internacional de Vacinação (se necessário)
  • Visto (se necessário)
  • Permissão Internacional de Dirigir (se necessário)
  • Descarregar aplicações recomendadas e mapa do destino para uso offline
  • Impressão das confirmações de passagens, alojamento e seguro de viagem IATI
  • Impressão dos comprovativos financeiros (compra da moeda estrangeira e de cartão de viagem)
  • Câmbio de moeda estrangeira (em espécie e outros, por segurança)
  • Cópia digitalizada (salva no telemóvel e no e-mail) do passaporte, comprovativo de compra de moeda estrangeira, reservas de alojamento, passagens, seguro de viagem e passeios
  • Imprimir ou salvar no telemóvel e no e-mail o roteiro da viagem

Já estás pronto para muita diversão, com riscos reduzidos de problemas?

 

Autora: Amanda Sem Fronteiras

Relacionados