Sabias que uma viagem num cruzeiro requer um seguro específico para cruzeiros? Sim é verdade, e com a IATI podes contratar esse tipo de seguro de viagem. Se  nenhuma viagem deve ser preparada sem ter prevista a contratação de um seguro de viagem, quando fazes um cruzeiro também não é exceção.

Hoje vamos-te mostrar como é a experiência de viajar num grande navio. E como é viajar num navio da Royal Caribbean. Uma das referências no que diz respeito a viagens de cruzeiros.

Podes já ser um viajante experiente. E até já ter viajado por grande parte do mundo. Mas viajar num navio de cruzeiro, ou fazer um cruzeiro, como lhe queiram chamar. É uma experiência totalmente diferente, e uma forma completamente distinta de viajar. Com as suas regras próprias. De tal forma que até o peso da bagagem permitida é diferente. Prontos para embarcar?

Vamos então deixar-te com uma ideia do que podes esperar de uma viagem deste tipo, e algumas dicas práticas para fazeres boa figura e não cometeres erros de principiante.

cruzeiro da royal caribbean atracado

Dicas e curiosidades sobre um cruzeiro num navio Royal Caribbean

Check-In

O Check-In no navio é semelhante ao check-in que fazes no aeroporto, mas aqui tem mais algumas particularidades. Primeiro certifica-te que estás na fila certa de check-in, uma vez que podem existir filas diferentes, por exemplo para os passageiros que vão ficar em suites. Depois se tiveres alguma restrição alimentar, alergias ou alguma condição especial, deves avisar aqui. Para que sejam tomadas todas as medidas necessárias para tornar a tua estadia no navio o mais agradável possível.

Método de Pagamento dentro do navio

Tens de ter um cartão de crédito ativo, uma vez que é através dele que vais fazer os pagamentos dentro do navio, de tudo o que é extra e não está incluído no preço. Teres um cartão de crédito ativo é mesmo essencial, uma vez que este vai estar associado ao teu cartão do camarote e servirá como o teu cartão de identificação. E é nele que são registadas todas as tuas despesas.

Cartão de Bordo

Esta é a tua identificação enquanto passageiro do navio. É ele que te vai permitir sair e entrar no navio. E será usado para passares por um controle de segurança na saída do navio. Os hóspedes não podem embarcar ou desembarcar sem este cartão. Ele permite saber se determinado hóspede se encontra ou não dentro do navio. Tal como falamos no ponto anterior, é neste cartão que são registadas todas as tuas despesas a bordo.

deck de um cruzeiro

O Simulacro é obrigatório

Depois de  entrares no navio e de conheceres o teu camarote, vão-te dar indicação da hora a que se vai realizar o exercício de segurança. Que consiste num simulacro, e em que te são dadas as instruções de como proceder em caso de emergência a bordo. Vais assistir a um pequeno vídeo no teu camarote, onde te explicam como colocar o colete salva-vidas e a que deck te deves dirigir, depois esperas que um membro da tripulação bata à porta e segues as instruções.

Free Shop

As lojas free-shop quando o navio está atracado estão fechadas, só abrem quando entra em águas internacionais, por causa dos impostos.

piscina do cruzeiro com pessoas a apanhar sol

Fotos

Reserva algum dinheiro para as fotos que o fotógrafo do navio de vai tirar. Em várias ocasiões, nas excursões em terra e dentro do próprio navio. Podes até dizer que vais resistir e não vais comprar as fotos, uma vez que não és obrigado a comprar, mas depois de veres as fotos não vais resistir.

Organização e Programação da Viagem

É claro que já vieste com a viagem organizada, caso contrário não estarias no navio. A Organização e programação que falamos aqui é sobre a forma como as atividades e excursões estão organizadas ao longo dos dias. Todas as noite é deixado debaixo da porta do teu quarto (camarote) um folheto com o programa do dia seguinte. Vai ser assim durante toda a viagem, desde o primeiro até ao último dia. Assim sabes sempre o que vai acontecer dentro e fora do navio e podes planear os teus dias.

navio cruzeiro atracado de noite

Atividades dentro do navio

É praticamente impossível ficar aborrecido dentro do navio. Entre atividades na piscina, casino, jogos, shows diurnos e noturnos, e discoteca há muito por onde escolher. Podes contar ainda com Spa, Minigolfe e paredes de escalada.

Lugares à Mesa e Refeições

A mesa onde vais ficar sentado nos jantares será sempre a mesma e fica logo definida no primeiro dia, quando entras no navio.

Vestuário e calçado / Dress Code

Os jantares são formais e com lugar marcado. As outras refeições são em sistema de self-service e com traje casual. De qualquer das formas dão-te sempre a sugestão de traje para o jantar do dia no folheto de informações que colocam debaixo da porta do teu camarote na noite anterior.

prato de comida num cruzeiro

Alergias e Restrições alimentares

Se tiveres alguma alergia ou restrição alimentar deves informar no balcão de check-in para que a cozinha fique com essa informação para a preparação das tuas refeições. O facto de teres alguma especificidade no que diz respeito à alimentação não é um motivo para deixares de viajar num cruzeiro.

 

Viajar num grande navio de cruzeiro é uma experiência inesquecível. Esperamos que este artigo te ajude a tornar este sonho numa realidade.

Autora: Sónia Justo, Lovely Lisbonner

Conteúdo Relacionado