Nos últimos dias o tema principal das notícias de televisão, rádio e internet tem sido o coronavírus. Antes de mais queremos relembrar que deves seguir sempre as pautas recomendadas pelo Ministério da Saúde e a OMS para evitar contágios. O recomendável é ficar em casa, em isolamento voluntário e respeitar a quarentena. Mas sabemos que isso nem sempre será possível, e se por motivos de força maior tiveres de viajar é importante saber que estás protegido.

E assim como tu, nós na IATI enquanto indivíduos, viajantes e asseguradora de viagens também estamos preocupados com esta situação. Por esse motivo decidimos escrever este artigo com algumas das perguntas que os nossos segurados mais nos têm feito por e-mail e telefone e as suas respostas.

IMPORTANTE: Relembramos que tomamos a medida extraordinária de prolongar o efeito das coberturas de assistência para os segurados, que doentes ou não, tenham que prolongar sua estadia no destino. 

ilustraçao do coronavirus

Dúvidas sobre a cobertura dos seguros IATI durante a epidemia de Coronavírus

Estas são algumas das dúvidas que mais vezes recebemos nos últimos dias. Se não encontrares a resposta que procuras aqui podes sempre deixar um comentário ou entrar em contacto connosco através do email info@iatiseguros.pt.

O que cobrem os seguros IATI durante a pandemia de Coronavirus?

Se estiveres de viagem e fores contagiado com o novo Coronavirus, todos os nossos seguros cobrem a assistência médica e qualquer pessoa segurada que contrair a doença no destino terá acesso aos benefícios de todas as coberturas de assistência incluídas na sua apólice, como despesas médicas, hospitalização, transporte médico, estadia prolongada, etc.

► Se tiveres contratado os seguros IATI Estrela e IATI Estrela Premium, que têm as coberturas de assistência médica mais altas e oferecem a cobertura de “Prolongamento de estadia por catástrofe natural”, estes cobrem os gastos de alojamento até um máximo de 100€ por dia por até 10 dias, no caso de não poderes abandonar o país em caso de quarentena.

► Se não puderes viajar porque foste contagiado com Coronavírus, tiveres um seguro de cancelamento e recomendação médica para não viajar, o seguro cobre essa situação. O motivo da anulação está indicado nas condições gerais “Devido ao falecimento ou à hospitalização, pelo menos de uma noite, doença grave ou acidente corporal grave do: segurado, o seu cônjuge, ou de alguns dos ascendentes ou descendentes em primeiro ou segundo grau (pais, filhos, avós, netos), de uma irmã ou irmão, cunhado ou cunhada, genro, nora ou sogros”.

mae com mascara desinfecta as mãos do filho

O que não está coberto pelos seguros IATI durante a pandemia de Coronavirus?

► O cancelamento de voos não é um motivo de cancelamento contemplado pela apólice, em caso de cancelamento dos voos por encerramento de fronteiras, quarentena ou recomendação de não viajar ao país devido à pandemia de Coronavírus, deves reclamar o reembolso à companhia aérea.

► O seguro de cancelamento não cobre o cancelamento da viagem no caso da pandemia. No dia 11 de março a OMS declarou estado de pandemia, e esta situação consta na cláusula de exclusão da cobertura de cancelamento. Por este motivo, se a preocupação é assegurar a viagem em caso de eventuais cancelamentos devido ao Coronavírus, neste momento não recomendamos a contratação do seguro de cancelamento. Mas lembra-te que há outras causas que o seguro de cancelamento cobre, para as conhecer todas consulta as condições gerais no nosso site.

► O seguro não cobre a desistência voluntária da viagem. Para ter a cobertura de cancelamento activada é necessário que um dos motivos para a anulação da viagem esteja indicado nas condições gerais e a desistência voluntária não é uma das cláusulas.

► O seguro não cobre o regresso antecipado ao país de origem para evitar cancelamento de voos, vistos ou encerramento de fronteiras. Os únicos casos em que há cobertura de regresso antecipado são: hospitalização ou falecimento familiar (todos os nossos seguros) e sinistro grave no lar/local profissional do segurado (todos com exceção do IATI Básico). Todos os outros motivos de regresso antecipado não estão contemplados pelas apólices.

viajantes com mascara num aeroporto

Quais as condições para cancelar, modificar ou pedir o reembolso do valor pago pelo meu seguro IATI?

► As apólices podem ser modificadas/canceladas antes do início da viagem. A nossa política de devolução pode ser consultada neste link no nº 7. Dado o momento delicado devido à pandemia, em caráter excepcional, oferecemos a modificação da data da viagem sem custo, sempre que a tarifa da nova viagem seja a mesma da apólice atual (mesma duração e âmbito). Para solicitares a modificação da data da tua apólice, por favor, envia um e-mail para info@iatiseguros.pt com o assunto: MODIFICAÇÃO APÓLICE Nº (nº da apólice) informando as novas datas ou outras modificações necessárias. Caso desejes efetuar a devolução imediata, por favor, envia um e-mail para o mesmo endereço info@iatiseguros.pt com o assunto DEVOLUÇÃO APÓLICE Nº (nº da apólice) e o teu consentimento a respeito da política de devolução.

► Não é possível fazer reembolso parcial do valor do seguro referente aos dias não utilizados, no caso de regressares antes da data prevista. Porém, e para melhor atendermos  os nossos clientes, oferecer um desconto para a tua próxima compra. Entra em contacto através do e-mail info@iatiseguros.pt e dar-te-emos mais informações.

passaporte e bilhetes de aviao

OBSERVAÇÃO: Devido ao grande volume de mensagens que estamos a receber neste momento, a resposta pode demorar um pouco mais que o normal. Vamos responder a todas as mensagens da maneira mais rápida possível e pedimos a tua compreensão e paciência!

No caso de solicitação de devolução, esta pode demorar alguns dias tendo em conta o grande volume de operações, mas fica tranquilo que em alguns dias o valor será reembolsado através do mesmo modo de pagamento.

Conteúdo Relacionado