Conhecidas como o paraíso verde, as Astúrias são um canto de Espanha com uma grande variedade de atrações, que fazem desta comunidade uma das mais bonitas do país.

As Astúrias fazem fronteira com Cantábria, Galiza, Castela e Leão e o Mar da Cantábria, logo, é um destino ideal para desfrutar das suas paisagens, montanhas, cidades, mar e, é claro, gastronomia.

Para conheceres um pouco mais esta maravilhosa região da Espanha, vais precisar de pelo menos três ou quatro dias, portanto, a IATI Seguros propõe-te 8 coisas para fazer nas Astúrias, para que não percas nada.

Viajar em Espanha em tempos de COVID-19

Depois de meses com poucas possibilidades de circular, podemos finalmente viajar novamente. Aos poucos, começamos a desfrutar de novo de zonas fora de Portugal e, agora, cada escapadinha é uma grande viagem. Por este motivo, criámos o IATI Escapadinhas, um seguro de viagem com cobertura para coronavírus que, a partir de apenas 0,53 € por dia, também cobre actividades como o cicloturismo, viagens em autocaravana ou viagens com animal de estimação. Não esperes mais e faz já o teu IATI Escapadinhas, o aliado ideal para desfrutares de uma nova viagem por Portugal e pela Europa.

Conhece as cidades mais emblemáticas das Astúrias

As Astúrias são compostas por três cidades principais: Oviedo, Gijón e Avilés.

Oviedo, é a capital da comunidade e tem o título de cidade mais limpa de Espanha. A sua história é digna de admiração, tem três igrejas pré-românicas, mais de meia dúzia de praças pitorescas, uma infinidade de estátuas como a de Woody Allen e o Teatro Campoamor, onde anualmente se realiza o Prémio Princesa das Astúrias. Claro que visitar Oviedo é uma das melhores coisas para fazer nas Astúrias.

Gijón é outra jóia asturiana e como se situa junto ao mar, tens a Playa de San Lorenzo no centro da cidade, o local perfeito para dares um mergulho. Podes visitar a Universidad de la Laboral, o maior edifício de Espanha, e passear pelo bairro Cimadevilla, um ótimo plano para encerrar a tua visita a Gijón.

Avilés, famosa pelas suas paisagens, pelo Centro Niemeyer e pela Praia das Salinas, é um lugar ideal para a prática de surf.

Descer o Rio Sela

Uma das atividades mais emocionantes para fazer nas Astúrias é a descida do Rio Sela. Podes fazê-lo durante os meses de primavera e verão, uma atividade dinâmica e divertida para toda a família. Além disso, todos os anos são celebradas as festividades da descida internacional do Sela, que começam em Arriondas.

Visita as vilas mais bonitas das Astúrias

Uma das coisas essenciais para fazer nas Astúrias é visitar as suas povoações, e se as Astúrias podem orgulhar-se de alguma coisa é ter algumas das vilas mais bonitas de Espanha.

Cudillero, a vila mais bonita das Astúrias. Uma das melhores coisas para fazer em Cudillero é passear pelas suas ruas, subir a um dos miradouros, tomar banho na Playa del Silencio e disfrutar da paisagem do Cabo Vidio.

Luarca, conhecida como a vila branca da costa verde, tem um dos cemitérios mais bonitos de Espanha. A caminhada pela marina é perfeita para ter uma vista panorâmica da cidade.

Llanes, uma das localidades mais típicas das Astúrias e com uma grande variedade de atracções turísticas. Se fores até Llanes, deves visitar os Bufones de Pría e Castro de las Gaviotas, fazer praia em Cuevas del Mar ou Gulpiyuri, e dar um passeio pelo Paseo de San Pedro.

Lastres, uma das vilas mais bonitas das Astúrias e famosa por ter aparecido na série espanhola “El Doctor Mateo”. Não percas as vistas desde o miradouro de São Roque.

Quase na fronteira com a Galiza, está Taramundi, uma das cidades mais turísticas das Astúrias. Aqui podes encontrar as verdadeiras Astúrias, com paisagens incríveis e belas ruas.

Visita o Museu Mineiro

Em Langreo existe o Ecomuseu Mineiro de Samuño, onde serás transportado por um comboio mineiro. Um ótimo plano se estiveres a viajar nas Astúrias com crianças. Além disso, fica perto do Museu Mineiro (MUMI) e do Poço Sotón, onde podes fazer uma visita guiada.

Desfruta da natureza nas Astúrias

E se esta terra é conhecida como um paraíso verde, é precisamente pela grande variedade de vistas que podes encontrar no teu percurso pelas Astúrias.

Algumas das melhores paisagens para ver nas Astúrias podem ser encontradas nos seguintes locais:

O Parque Natural de Somiedo, declarado Reserva da Biosfera, é o lugar ideal para fazer trilhos a pé que passam por lagos e palhoças, uma verdadeira maravilha.

Lagos de Covadonga, um local de peregrinação e um dos sítios obrigatórios a visitar nas Astúrias. A visita começa pelo Santuário de Covadonga e a sua famosa Santa Cueva, continuando pelos Lagos de Covadonga, uma paisagem a não pode perder.

Ruta del Cares, um dos melhores percursos para fazer nas Astúrias. Se falamos de natureza e belas paisagens, El Cares é o exemplo perfeito. O percurso passa pelos Picos de Europa e ao longo do caminho irás encontrar formações rochosas, água por todo o lado e aldeias encantadoras.

Mirador del Fitu, como o próprio nome indica, neste lugar poderás observar uma vista fantástica.

A Senda del Oso, uma via de pedestres que acompanha o caminho onde estava o comboio mineiro que percorria o vale do rio Turbia.

Experimente a gastronomia asturiana e experimenta uma cidra

Se algo caracteriza as Astúrias é a qualidade da sua gastronomia. Uma das melhores coisas para fazer nas Astúrias é experimentar alguns dos pratos tradicionais da região. Cachopo, fabada ou caldereta são alguns deles.

Além disso, e como outra das experiências a fazer nas Astúrias, deves experimentar uma cidra. Não é fácil conseguir-lo, mas deves tentar provar a cidra original.

Visita o Museu Fernando Alonso

Se és apreciador de automóveis, uma das coisas mais interessantes que podes fazer nas Astúrias é visitar o Museu Fernando Alonso onde, além de conhecer a sua história, poderás ver os carros que ele próprio conduziu.

Desfruta das maravilhosas praias das Astúrias

Sendo um paraíso natural, podes encontrar nas Astúrias uma grande variedade de praias. Uma das coisas essenciais a fazer quando visitares esta região é conhecer uma das praias que te recomendamos:

Gulpiyuri, localizada muito perto de Llanes e considerada uma das praias mais peculiares das Astúrias. É impressionante pois está localizada no interior e tem água salgada.

A Playa de Vega, localizada em Ribadesella, é uma praia muito pequena e pouco turística, para que possas desfrutar das vistas e de um bom mergulho, sem aglomerações.

Playa del Silencio, uma praia tranquila das Astúrias. Encontra-se em Cudillero e o acesso é um pouco complicado, já que só se chega a pé desde a localidade de Castañeras. No entanto, vale sempre o esforço pois é uma praia encantadora.

Artigo traduzido por Filipe Balseiro

Conteúdo Relacionado