Nunca foi tão fácil viajar como hoje em dia. A verdade é que a era da tecnologia veio mudar o mundo, inclusive no campo das viagens: tornou-as não só mais baratas, como mais fáceis e acessíveis a toda a gente. Hoje em dia não precisamos mais de comprar bilhetes de avião numa agência de viagens ou de carregar aqueles mapas enormes com as estradas nacionais todas do país. Com um simples smartphone, podemos comprar voos, marcar alojamento e atividades, utilizar mapas online, editar as fotos, e até controlar os gastos durante a sua viagem. A lista é imensa e todos os dias surgem novas apps e funcionalidades que prometem tornar a vida do viajante cada vez mais fácil.

Neste artigo, a IATI Seguros apresenta-lhe as últimas apps para viajantes, nas mais diversas categorias. Mas, antes de mais, não se esqueça de fazer o seu seguro de viagem com a IATI, para que possa desfrutar da sua viagem com a máxima segurança.

Apps essenciais para uma viagem

Voos

Em termos de voos as apps da Momondo (iOs e android) e Skyscanner (iOs e android) não podem faltar no seu smartphone. Afinal, estas são os principais motores de busca que cruzam as informações de centenas de parceiros em todo o mundo, de modo a apresentar-lhe o voo mais cómodo para si em termos de preço e tempo. A Kayak (iOS e android) é outra app bastante utilizada para o mesmo efeito e poderá ser útil para comparar tarifas ou até encontrar promoções vantajosas.

A Flight Aware (iOs e android) é também uma app que vai querer ter no seu smartphone: esta permite-lhe controlar cada voo em tempo real, receber notificações sobre a hora de embarque, atrasos e cancelamentos.

apps telemovel voos

Alojamento

No caso do alojamento, a Booking (iOs e android) continua a ocupar o pódio e, portanto, esta funcionalidade não pode faltar na sua viagem. Recomendamos também a app Hostel World (iOs e android) para que possa comparar preços e até, em alguns casos, conseguir preços mais baixos. A Airbnb (iOs e android) deverá estar também na sua lista dado que é uma opção de alojamento a ter em conta.

E, por fim, para os mais aventureiros, a app do Couchsurfing (iOs e android) tem de estar presente, não só para encontrar alojamento mas também para permitir conhecer e encontrar pessoas novas em qualquer canto do mundo.

Mapas

Os mapas virtuais e o GPS vieram mudar a forma como viajamos. Hoje em dia são imensas as apps que nos oferecem este sistema de localização, para que não tenhamos de nos preocupar mais com o trajeto a tomar. A Google maps (iOs e android) é uma das mais famosas e conceituadas, justamente por estar anexada à sua conta Google. Porém, o Maps.me (iOs e android) é uma opção que não pode faltar já que, com esta app, descarrega antecipadamente o mapa do seu destino, sendo que depois já só utiliza a app em modo offline.

A City mapper (iOs e android) é também uma excelente funcionalidade que lhe apresenta todas os meios de transporte possíveis para ligar 2 pontos numa mesma cidade, bem como o preço e o tempo que demora nesse trajeto. Esta é uma ótima app para utilizar em capitais ou grandes cidades.

aplicações mapas viagem

Gastos

Fora da zona euro, poderá ser complicado estar constantemente a fazer mentalmente a conversão da moeda. Foi justamente para o ajudar nisso que surgiu a app Xe-currency (iOs e android). Só precisa de adicionar as moedas que pretende converter entre si e app faz o resto, mesmo em modo offline.

Já para organizar as suas despesas durante a viagem não deixe de descarregar a app Expensify (iOs e android). Aqui poder colocar todos os seus gastos para que, no final da viagem, saiba quanto dinheiro gastou e, fundamentalmente, onde é que gastou.

Tradutor

Nem sempre é fácil adaptarmo-nos à língua de outro país e nem sempre o inglês nos ajuda. A Google Translate (iOs e android) é uma app que o poderá ajudar, já que só precisa de descarregar a língua do seu destino de férias antecipadamente, pois a app funciona em modo offline. E não estamos só a falar de traduções diretas, já que, esta app, reconhece o texto presente numa simples fotografia e é capaz de o traduzir.

Para aqueles que gostam de aprender algumas frases e palavras na língua local recomendamos a app Duolingo (iOs e android). Esta tem pequenos jogos lúdicos que nos ajudam a aprender as frases mais básicas, em 27 línguas diferentes. A Triplingo (iOs e android) é também uma app que serve o mesmo efeito, e utiliza também tradutor vocal.

Apps Tradução Línguas

Outras

Um dos maiores problemas de quem vai viajar está nos livros. Isto porque todos nós queremos levar livros na nossa viagem, mas a verdade é que estes não só ocupam espaço, como também são pesados. Ora, para evitar isto, e principalmente em viagens longas, a Kindle (iOs e android) veio para nos ajudar. Nesta app podemos descarregar o formato pdf dos nossos livros preferidos, e podemos lê-los a partir do smartphone.

Para aqueles que detestam fazer a mala e que se esquecem sempre de alguma coisa, a app Packpoint (iOs e android) veio facilitar a vida. Aqui encontrará todos os itens que não podem faltar na sua viagem.

E para aqueles que têm de estar sempre online, a app Wifi space (iOs e android) permite conectá-lo, em tempo real, à rede wi-fi mais perto, a partir de uma lista enorme de redes wi-fi e das respetivas passwords.

A app Registo do Viajante (iOs e android) foi recentemente lançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e visa aproximar os viajantes portugueses e o estado, em situações de emergência como atentados ou catástrofes naturais. A ideia é que, se inscreva na app de cada vez que se retirar do país, indicando o tipo de viagem que vai fazer, com quem vai e para onde vai. A app conta também com algumas dicas de segurança e informações pertinentes sobre o seu país de destino.

Kindle apps viagem

Artigo escrito por: Patrícia Carvalho

Conteúdo Relacionado