Visitar o Taj Mahal é indispensável em qualquer viagem à Índia que queira passar pelos principais pontos de interesse do país. Este monumento representa a trágica história de amor do imperador Shah Jahan por Mumtaz Mahal, pela qual ordenou construir um dos mausoléus mais impressionantes do mundo.

Para que visitar o Taj Mahal tranquilamente e que a tua viagem à Índia tenha um final feliz, deverás fazê-lo com um bom seguro de viagens. Evita passar por maus momentos e regressa a casa mais contente que o imperador.

Como visitar o Taj Mahal?

como visitar o taj mahal na indiaComo chegar a Agra?

A Índia é um país enorme e podes visitar o Taj Mahal partindo de dezenas de lugares, mas o mais comum de todos é Nova Deli, a capital. Este monumento único está localizado na cidade de Agra.

Visitar o Taj Mahal de avião

Existem voos para Agra desde as principais cidades indianas e é uma das formas mais cómodas de lá chegar. Se voas desde Nove Deli, o trajeto será de 3 horas e se saíres de Varanasi, chegarás em pouco mais de uma hora.

Visitar o Taj Mahal de comboio

Os comboios de Nova Deli para Agra demoram aproximadamente 5 “horas indianas” a chegar. Com isto queremos dizer que muitas vezes estes comboios param durante muito tempo, e sem razão aparente, a meio do caminho e aumentam consideravelmente o tempo estimado de chegada. Desde abril de 2016 existe um comboio de “alta velocidade” que liga ambas as cidades em aproximadamente 2 horas. Este conta com internet Wi-Fi e ar acondicionado. É conhecido como o Gatiman Express e faz com que a viagem de comboio para o Taj Mahal seja muito mais cómoda.

Visitar o Taj Mahal de carro ou autocarro

Se estás a planear visitar o Taj Mahal desde Nova Deli utilizando a estrada, vais demorar aproximadamente 4 horas. As estradas deste percurso estão em bastante bom estado, mas o trânsito pode ser algo caótico. É sempre aconselhável deixar o trabalho de condução na Índia a um especialista e evitar complicações.

visitar o taj mahal - img2As entradas para visitar o Taj Mahal

A grande maioria de hotéis e pousadas de Agra estão localizados à volta do Taj Mahal e, com sorte, talvez te possas alojar num que te ofereça vistas para o monumento. Depois de te instalares, deves saber que existem 3 portas diferentes para entrar no Taj Mahal. As entradas Sul e Este são as que se encontram mais longe do monumento. A Oeste é a principal e a que mais perto do templo branco se encontra.

Muita gente sonha com entrar cedo no complexo do Taj Mahal para poder ver o nascer do sol. Deves ter em conta, se quiseres desfrutar deste maravilhoso momento, que as portas contam com horários diferentes entre elas. Além disso, dependendo da época do ano na qual decides visitar o Taj Mahal, o sol poderá nascer antes que abram as portas do complexo. As portas oeste e este abrem às 06h30 da manhã, enquanto que a porta sul só abre às 08h00.

Outro dado importante que deves saber é que as bilheteiras para comprar a entrada para o Taj Mahal estão situadas a uns 500 metros da porta oeste. É um erro bastante comum fazer fila para entrar e, ao chegar à tua vez, teres de sair da fila por não teres entrada para visitar o Taj Mahal. Muita gente perde assim a oportunidade de ver o nascer do sol desde dentro. Compra a tua entrada antes de chegares à porta ou aproveita a recente opção que te permite comprar a entrada para o Taj Mahal online.

Pôr-do-sol no Taj Mahal

Depois de terminares a tua visita pelo Taj Mahal poderás continuar a conhecer outros locais de interesse como o bazar da Fortaleza de Agra. Se contratares os serviços de um rickshaw (o típico “táxi indiano”) para que te leve a conhecer estes lugares, o passeio também incluirá o pôr-do-sol com vistas para o Taj Mahal. Este passeio leva-te até à parte traseira do grande edifício de mármore e permite-te ver desde a outra margem do rio como o sol se põe à tua direita enquanto vês o Taj Mahal à tua frente. Uma autêntica imagem de postal.

visitar o taj mahal - img3Visitar o Taj Mahal à noite

Outra novidade, juntamente com o comboio de alta velocidade e a venda de entradas online, é a possibilidade de visitar o Taj Mahal à noite durante 5 dias por mês. Esto acontece nas noites de lua cheia e nos dias anteriores e posteriores. Ter a oportunidade de conhecer este monumento com a iluminação noturna é um verdadeiro regalo para os olhos.

Informação útil para visitar o Taj Mahal e proibições

  • O Taj Mahal fecha às sextas-feiras, portanto tenta que a tua viagem a Agra não coincida com estes dias.
  • A entrada para o Taj Mahal inclui uma garrafa de água e uns plásticos que deverás utilizar por cima dos sapatos para não estragar o chão. Tens também a possibilidade de entrar descalço.
  • Antes de entrares, as mochilas e as carteiras serão revistadas. Tenta não levar nada estranho, pois provavelmente não te deixarão passar. Isqueiros, fósforos, carregadores ou auriculares estão proibidos.
  • No caso de quereres tirar fotografias utilizando tripés, deverás pagar um bilhete especial cujo preço é muito mais elevado.
  • Está totalmente proibido comer e fumar dentro do complexo.
  • Dentro do edifício do mausoléu não é permitido tirar fotografias.

visitar o taj mahal - img3Agra é uma cidade segura e muito acostumada ao turismo, mas não é por esse motivo que deves descurar a tua segurança. Não duvides em comprar um seguro de viagens para viajar para a Índia e gozar da tua viagem completamente tranquilo. Queremos ver as fotos que tirares do Taj Mahal. Publica-as no Instagram com a hashtag #iatipelomundo e partilharemos as melhores fotos desde a nossa própria conta.

 

Artigo traduzido por Susana Almeida

Conteúdo Relacionado