As Berlengas são um arquipélago composto por 3 ilhas, onde só a Berlenga Grande é habitável e a única que se pode visitar. desde 2011 que é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.

Viajar até às Berlengas pode causar alguns enjoos. O mar é difícil de atravessar, mas a paisagem e passar um dia na ilha valem a pena. Escolher o melhor seguro de viagens para ti vai-te deixar mais confortável e descansado durante a viagem. Na IATI somos especialistas e encontramos sempre o seguro ideal para o tipo de viagem que vais fazer.

desembarco na ilha das berlengas

Como visitar a Ilha das Berlengas

Quando Visitar

As condições do mar ditam o sucesso do passeio, pelo que é imprescindível consultares a previsão meteorológica antes de decidires o dia do passeio. A melhor altura para visitar a ilha é durante os meses de verão.
mar azul nas ilhas berlengas

Como chegar à Ilha

Existem várias embarcações que fazem o trajeto até à Ilha, a partir do Porto de Peniche. Aconselhamos escolheres uma embarcação mais pequena, que será mais rápida e onde a probabilidade de enjoares também será menor. Uma lancha pode ser uma boa opção. E vais chegar à ilha primeiro do que a grande enchente de pessoas que vai no barco maior. E com o espaço reduzido de areia que existe na ilha, vais agradecer por ter um lugar onde estender a tua toalha. O trajeto demora cerca de 30 minutos. Os primeiros 15 minutos do trajeto é tranquilo e só quando passamos ao largo do Cabo Carvoeiro é que a travessia fica mais difícil.

grutas na costa das berlengas

O Que fazer na Ilha

Ir às Berlengas não é só tomar banho numa maravilhosa água de cor esverdeada, mas geladíssima, ou ficar estendido na toalha no pequeno areal. Podes fazer mergulho, visitar as grutas num barco com o fundo transparente, visitar o forte e subir cerca de 300 degraus.

forte e ponte nas ilhas berlengas

Curiosidades e Dicas

Existem imensas gaivotas na ilha, por isso não deixes pequenos objetos espalhados na toalha porque as gaivotas podem levá-los.

O bilhete é de ida e volta, com a hora de ida e de volta marcadas. Só é possível permanecer 5 horas na Ilha, e só podem permanecer até 300 pessoas por dia. Por forma a manter a reserva da biosfera.

Todo o lixo que fizerem na ilha têm de trazer convosco no regresso a Peniche, não se deixa lixo na Ilha, estão numa reserva natural

Autora: Sónia Justo – Lovely Lisboner

Relacionados