Laos é uma pérola natural pouco conhecida e, muita vezes, esquecida no Sudeste Asiático. Um país pouco explorado, com transportes públicos reduzidos, paisagens verdes extensas e bastante atividade rural.

Se estás ponderar visitar ou não o tinhas pensado, mas querias visitar um sítio na Ásia mais tranquilo que o habitual, vamos ajudar-te a decidir! Prepara as malas, contrata o teu seguro de viagens online e parte para o Laos!

7 razões para visitar o Laos

Natureza

natureza do laos, florestas e cascatasSe és adepto de andar perdido na natureza, de explorar novos trilhos e subir montanhas, se adoras a vida de campo e visitar aldeias do interior, Laos vai ser uma escolha acertada. Explorar de mota as aldeias e os campos é uma experiência única, vais encontrar animais a divagar pelas estradas (de terra batida na maioria das vezes), crianças a brincar pelos caminhos e ver de perto como realmente é a vida dos locais. A região norte, mais montanhosa e menos explorada, proporciona a todos que a visitam uma experiência única de imersão na natureza e na vida selvagem, pelo contrário, a região mais a sul, que rodeia o rio Mekong, é plana mas igualmente incrível e verde.

Tranquilidade

aldeia de vang vieng no laos

A realidade é que, devido ao seu interior inexplorado e à escassez nos transportes de longa distância (só em algumas zonas é que o comboio está disponível), percorrer alguns quilómetros pode demorar o dobro do tempo a que estamos acostumados. As viagens pelo Norte, por exemplo, são feitas em minivans e, dependendo onde queremos ir, facilmente passamos quase todo o dia numa carrinha. A vantagem é que as paisagens são incríveis, parecem ter sido tiradas dum filme e a viagem é partilhada com locais por isso é das melhores formas de conhecer a cultura de Laos. Por outro lado, para pessoas que estão a visitar o país apenas por um curto período de tempo ou não estão confortáveis em passar tanto tempo em viagem, pode ser complicado: mas é uma experiência que recomendamos sem dúvida alguma!

Fronteiras

 

Para quem está de viagem à Tailândia, Vietname ou Camboja, não está condicionado por limite de tempo e gostaria de experimentar um pouco da cultura de Laos, facilmente cruzam a fronteira e podem visitar uma região, aldeia ou cidade perto. Em algumas zonas, como na fronteira com a Tailândia, apenas um rio separa os dois países.

Comida

pratos de comida tipica de rua do laos

Influenciada pela cozinha dos vizinhos Vietname e Tailândia, a cozinha de Laos consegue facilmente ser um paraíso para quem não perde um bom prato. Uma mistura de doce e picante com verduras frescas e molhos de chorar por mais. A cerveja local, Beer Lao, não fica atrás e casa bem com qualquer prato.

Pôr do sol

barcos no rio mekong ao por do sol

Dos mais mágicos finais de dia que já vivemos, desde o Nong Khiaw viewpoint, até ao Golden Buddha em Pakse passando pelas margens do rio Mekong, há algo de muito especial nos pores do sol em Laos. Seja porque o sol se põe atrás do rio na cidade ou porque se esconde lentamente nas montanhas verdes que não têm fim, serão momentos que valem ouro e te vão fazer querer voltar.

Nong Khiaw

vista do rio, das montanhas e da aldeia de nong khiaw

Na região norte do Laos fica uma das suas jóias mais bem guardadas, muito rural e ainda pouco explorada, uma aldeia rodeada de gigantes montanhas rochosas e atravessada por um rio. Acordar nas margens do rio numa das cabanas de madeira, rodeado de tanta beleza natural é das melhores experiências que se pode ter durante uma viagem a Laos. Não existem mil e uma atividades para fazer mas trilhos, cascatas e miradouros nas montanhas não faltam, kayak pode também ser uma das opções. No entanto, o que realmente fascina neste pedaço de paraíso natural, é caminhar pela aldeia e ver a vida acontecer, respira-se tranquilidade e natureza em cada canto. Só existe uma estação de autocarros e, para que entendas o quão tranquilo é o sítio, se não houver passageiros suficientes, simplesmente espera-se até que os lugares estejam mais completos.

Cascatas Kuang Si

cascatas kuang si no laos

A 30km da cidade considerada património histórico da humanidade pela UNESCO, Luang Prabang (que por si só é umas das razões pelas quais tens de visitar Laos), podes encontrar as cascatas Kuang Si. Três níveis de quedas de água azul turquesa (quando visitadas durante a época seca), rodeadas de uma floresta imensa são tudo o que precisas para passar um dia de mergulhos e merenda pelo parque.

 

Se não tinhas a certeza, seguramente estás mais que convencido, toca a fazer planos, o Laos espera por ti!

Autora: Janete Silva, Flearound

Conteúdo Relacionado