Jaipur é sem dúvida das cidades mais bonitas da província do Rajastão e vamos arriscar dizer que é também das mais bonitas de toda a Índia! É a capital do Rajastão e é conhecida por ser a cidade cor-de-rosa. Mal pões o pé no centro histórico vais perceber o motivo por que lhe apelidam dessa maneira. Quer viajes pela Europa, pela Índia ou na América é muito importante o seguro de viagem, não importa o destino, contrata o teu seguro de viagem online e viaja seguro e tranquilo.

Neste artigo a IATI juntou as melhores dicas sobre a cidade de Jaipur. Não percas tempo e parte para a aventura.

interior da fortaleza ambar

O que fazer e visitar em Jaipur?

City Palace – Palácio Real 

Este não é mais um palácio do Rajastão, é um dos mais bonitos de todo o país!!

Dividido em diferentes áreas, este vai ser um dos pontos altos da tua visita em Jaipur. Fecha os olhos e recua no tempo, deixa-te levar para os tempos dos Marajás e das suas 20 mulheres. Começa a visita pelo palácio de boas vindas onde podes ver uma arquitetura fabulosa com algum armamento usado á centenas de anos. Explora também a arte que está guardada no salão de audiências e deixa a melhor parte para o fim, Pitam Niwas e Chandra Mahal.

O primeiro é um pequeno complexo com 4 portas majestosamente decoradas cada uma consoante uma estação do ano. Chandra Mahal é lugar onde a família real ainda vive. Pode ser visitada pagando um suplemento adicional na entrada.

Museu Albert Hall

Museu muito interessante que merece uma visita para saber e entender um pouco da história e cultura da região. Apresenta bastantes objetos, quadros e peças de arte de vários grupos étnicos do passado com os Bhopas, Meenas e Lohars.

fachada do hawa mahal em jaipur

Hawa Mahal 

Este edifício é uma imagem de marca da cidade! A sua fachada é magnífica, com imensas janelas e com a cor que domina toda a cidade, o rosa. Este edifico é semelhante a uma colmeia de abelhas, com as suas 953 janelas chamadas como “Jharokhas”. A sua intenção era permitir que as damas da realeza observassem a vida cotidiana e os festivais celebrados na rua, mas sem serem vistas. As rígidas regras de “Purdah”, proibiam-nas de aparecer em público sem o rosto coberto.

Jantar Mantar

Classificado como património da UNESCO, foi mandado construir pelo Marajá Jai Singh em 1728. É um observatório com bastantes instrumentos que podem estudar o tempo e astronomia.

O Jantar Mantar tem também o maior relógio de sol do mundo, que mede 27 metros!

palacio de agua em jaipur

Nahargharh fort 

Este é um dos vários fortes que podes encontrar em Jaipur. É também uma imagem de marca e um dos sítios mais visitados e fotografado pelos turistas. É certo que fica a 20Kms fora da cidade, mas a vista vai compensar a viagem e a subida até ao topo!

Jal Mahal 

O famoso palácio Jal Mahal ou Water Palace, seja talvez dos lugares mais serenos da cidade. Se estás cansado da confusão de Jaipur tira um tempo e visita este palácio construído no Lago Sagar. Fica a 4km da cidade, a caminho do palácio Amber.

palacio de ambar jaipur

Palácio Amber e Forte

Este palácio tem uma arquitetura curiosa pois é uma mistura de estilo Hindu e islâmica. Sendo um dos maiores palácios de Jaipur pelo seu tamanho, podes contratar um guia para te explicar todas as diferentes áreas do palácio assim como diferentes estilos arquitetónicos, passagens secretas e lendas. Já do lado de fora do palácio tens o seu forte, que em tempos serviu de proteção ao palácio. É um lugar a não perder para desfrutar de um dos melhores por-do-sol que vais ver nesta viagem.

Mesmo estando a 11 km de Jaipur não deixes de visitar este palácio. Podes ir de táxi, tuk tuk ou de autocarro local que te deixa em frente ao palácio.

Portas e muralhas da cidade 

A cidade antiga ou zona histórica foi toda edificada dentro de uma muralha com várias portas de entrada. As mais bonitas são a New Gate, Ajmer Gate e a Tripolia Gate.

artesanato num mercado de jaipur

Passeio pela cidade antiga e seus mercados e bazares

Um passeio pela zona histórica da cidade é obrigatório! Muitas vezes a melhor opção é de câmara fotográfica na mão, sem destino nem rota apenas deixando-te levar pelos sorrisos, pelos cheiros da comida de rua, pelos mercados que aparecem ao virar da esquina e pelos templos que espalhados pela cidade.

 

Estas são as nossas dicas para a tua próxima aventura indiana pela cidade de Jaipur!
Se visitas a India, esta é uma das cidades obrigatórias a incluir no teu roteiro! Nesta cidade respirasse história, cultura e religião. As pessoas são muito hospitaleiras e curiosas em relação aos turistas.

 

Autores: The Globetrotter Duo

Conteúdo Relacionado