12th Dezembro 2019 Europa Deixe um comentário

A Ilha das Flores, é a segunda ilha mais pequena do arquipélago açoriano, mas a sua beleza tão natural torna-a uma das ilhas mais bonitas dos Açores. Conhecida pelos seus vales e falésias verdejantes, pelas suas cascatas, pelos seus trilhos, pelo canyoning, pelas suas lagoas e pelas suas gentes, atrai vários turistas por ano, mas ainda é pouco conhecida, mantendo assim, o seu aspeto natural e a humildade do seu povo.

Após teres organizado os teus voos para as Flores, certamente deves ter curiosidade em saber o que visitar e o que fazer numa ilha tão pequena, mas… será realmente assim tão pequena? É isso que vais descobrir agora.

A  IATI, líder na venda de seguros de viagem online, leva-te a contemplar esta ilha em estado quase puro e dá-te aqui as melhores dicas para que não percas um único recanto das Flores.

panoramica de santa cruz das flores

O que visitar nas Flores?

Santa Cruz das Flores

É a vila principal das Flores e é nela que se encontram os principais serviços da ilha. Percorre o seu centro e a Igreja Matriz, visita o porto Velho e o porto das Poças, o posto de turismo, o museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão e o Museu das Flores. São os museus imperdíveis, onde ficarás a conhecer a história e tradições desta pequena pérola do Atlântico.

Conjunto das 7 Lagoas

Na Ilha das Flores existem 7 lagoas, todas muito diferentes umas das outras, por isso, merecem serem exploradas! Estão todas localizadas na zona central da ilha e na mesma viagem é possível visitar as 7 Lagoas que tem nomes relacionados com as suas características: a Lagoa Funda, Lagoa Comprida, Lagoa Rasa, Lagoa Seca, Lagoa Branca, Lagoa Negra e a Lagoa da Lomba.

lagoa comprida na ilha das flores

Morro Alto

É o ponto mais alto das Flores, tendo mais de 900m, e é daqui que se pode obter uma vista panorâmica da ilha, nomeadamente, das lagoas e dos vales verdejantes com as suas ribeiras.

Piscinas Naturais

Se és amante de banhos no mar e de snorkeling, nesta ilha encontrarás dois locais fantásticos para essas práticas: as Piscinais Naturais de Santa Cruz das Flores e a zona balnear da Fajã Grande.

lagoa funda na ilha das flores

Cascata do Poço do Bacalhau

A ilha das Flores é muito rica em cascatas, mas algumas são inacessíveis. Felizmente, não é o caso da Cascata do Poço do Bacalhau! Situada na bonita vila da Fajã Grande, esta cascata está acessível partir de um pequeno trilho. Contempla também a beleza da zona circundante, é sem dúvida, uma das zonas mais bonitas das Flores.

Poço da Ribeira do Ferreiro

O ex-libris das Flores! Após um pequeno, mas intenso trilho de 700m, de piso irregular, avistarás a falésia verde repleta de cascatas e a sua pequena lagoa. Aproveita para relaxar, respirar ar puro e apreciar as maravilhas da natureza!

vista panoramica das lages das flores

Aldeia da Cuada

Hoje em dia, é um projeto de Turismo de Aldeia, mas é possível visita-la mesmo não estando lá hospedado. Aqui encontrarás 15 casas antigas de pedras basálticas, mas que ainda mantêm as suas características originais.

Rocha dos Bordões

É uma formação rochosa, considerada monumento natural e merece ser apreciada de vários ângulos. Mais uma vez, aprecia a zona circundante!

cascatas da ilha das flores

Miradouros

Por toda a ilha, existem imensos miradouros bem sinalizados, cada um mais bonito que o outro, portanto, tenta parar neles todos e não te esqueças da tua câmara fotográfica!

Ilhéus

Nas Flores, existem três ilhéus: o Ilhéu Maria Vaz – localizado em Ponta Delgada, o Ilhéu de Monchique – a ponta mais oeste da Europa e o Ilhéu Alagado – em Santa Cruz das Flores.

atardecer na ilha das flores

Trilhos Pedestres

Também conhecida e procurada pelos seus trilhos, a Ilha das Flores oferece 4 percursos pedestres para percorreres na ilha, e uma Grande Rota. Os trilhos são: Fajã de Lopo Vaz PRC4FLO, Lajedo – Fajã Grande PR2FLO, Miradouro das Lagoas – Poço do BacalhauPR3FLO e Fajã Grande – Ponta Delgada PR1FLO

Neste momento, a Grande Rota tem a segunda etapa encerrada, mas poderás percorrer a etapa de Santa Cruz das Flores até Ponta Delgada.

Ilha Do Corvo

Dada a sua grande proximidade, não deixes de conhecer a ilha mais pequena dos Açores, com a sua beleza singular. Existem várias empresas privadas que te poderão lá levar e com certeza, será uma experiência única.

 

Autor: Ricardo Couto, Gato Vadio

Relacionados