Moçambique é um país africano na costa do Oceano Índico, cuja capital é Maputo e onde a língua oficial é o Português. Um país multicultural cheio de contrastes, onde a população local se divide entre indígenas (50%), cristãos (30%), muçulmanos (20%), e muitos emigrantes de todo o mundo que vão para lá trabalhar.

A costa leste de Moçambique tem mais de 1000 km de extensão, uma atração fantástica para mergulhadores, pescadores, marinheiros e amantes da praia.

Para além da arquitetura e relíquias do colonialismo que se encontram no continente, Moçambique também preservou o seu património cultural africano, que pode ser experimentado através da tradição, música e gastronomia.

Acrescente a esta arquitetura de estilo colonial, uma vida noturna agitada, uma mistura cultural fascinante e vastas extensões de florestas. Descobrir essas atrações nem sempre é fácil, mas é infalivelmente gratificante.

Traz contigo paciência, uma tolerância para longas viagens de autocarro, um pouco de experiência em viagens, senso de aventura, e mergulha na jornada da tua vida.

Para esta viagem aconselhamos que leves um seguro de saúde internacional premium, como o seguro Estrela Premium. Moçambique tem em várias zonas Malária, e vais querer ir protegido da melhor forma.

vista aerea da ilha de vilankulo

5 Motivos para visitar Moçambique

Este enigmático país do sudeste africano está longe da maioria dos mapas de viajantes, mas tem muito a oferecer àqueles que se aventuram por aqui: longas praias com dunas, palmeiras frescas, águas azul-turquesa abundantes em cardumes de peixes coloridos, corais bem preservados, arquipélagos remotos no norte, surf no sul e divertidos barquinhos com velas ondulantes.

Vamos lá?

A viagem

pessoas de moto numa rua de mocuba

Moçambique é para viajantes. É um país que exige determinação para viajar. No entanto, a recompensa supera qualquer aborrecimento que possamos ter de ultrapassar.

É um destino que te deixa a planear o regresso, antes mesmo de cruzares a fronteira. Viajar por Moçambique por alguns dias, deixa-nos logo com a resposta ao porquê do Turismo não estar desenvolvido, apesar da sua beleza natural.

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo. Tem os seus problemas, como a falta de infraestruturas, transportes públicos, corrupção policial e as preocupações de segurança associadas a um país em desenvolvimento.

No entanto, com uma mente aberta e um pouco de bom senso, viajar por Moçambique é certamente um dos pontos altos da vida de muitos viajantes.

Sem um veículo 4X4 é impossível viajar pelo país, pois as estradas são maioritariamente de areia, e convém ter prática a conduzir nestes terrenos. Não se assemelha em nada a conduzir na nossa cidade.

Nunca se sabe onde está o próximo posto de combustível. Questões como estas podem testar a tua paciência e determinação, mas isso apenas aumenta o charme do país. A vida é uma aventura, certo?

O marisco fresco

rabos de lagosta no grelhador

África pode ter a vida selvagem e paisagens, mas quando se trata de alimentação, em muitos países pode ser muito insossa. Em Moçambique, não é o caso.

A influência portuguesa e malaia combinada com frutos do mar frescos fizeram alguns dos mais saborosos pratos do mundo. Até mesmo os pratos mais básicos são vibrantes e saborosos.

Todos os dias vais poder saborear lagostas, caranguejos apimentados e quantidades infinitas de camarões. O local e o prato mais famoso é o Matapa, uma deliciosa mistura de folha de mandioca, coco, amendoim, e marisco.

As praias

pessoas e barcos tradicionais numa praia de moçambique

Sabes quando estás na praia e alguém coloca a toalha a um metro da tua? Isto não vai acontecer quando visitares Moçambique.

Na verdade, podes nunca ver outra pessoa em algumas das praias.

As praias de Moçambique são deslumbrantes e isoladas, que se estendem por muitos quilómetros e são absolutamente intocadas.

Sentado na costa vais sentir-te pequeno, e é o lugar perfeito para relaxar longe de tudo. Esses litorais intocados proporcionam alguns dos melhores lugares para os amantes do mergulho e snorkeling e observação da vida marinha do mundo.

Vida Marinha

mergulhador nada com tubarao baleia

A guerra civil de 21 anos em Moçambique matou grande parte da vida selvagem do país. Infelizmente, o que resta agora são apenas os majestosos elefantes africanos, muito graças à forte proteção local e, alguns leões espalhados pelos parques nacionais.

O que Moçambique não tem em animais terrestres compensa, com a vida selvagem marinha.

Além dos poucos barcos de arrastão chineses que patrulham as águas, não há muito na forma de pesca comercial, deixando uma incrível vida marinha em toda a costa.

Tofo é sem dúvida um dos melhores lugares do mundo para ver a vida marinha Moçambicana. Podes ter um dos melhores dias da tua vida ao nadar com tubarões-baleia, raias gigantes e tubarões-martelo.

O arquipélago arenoso de Bazaruto, que abriga Dugongos (mamífero parecido com o peixe-boi), centenas de espécies de peixes, estrelas-do-mar e flamingos.

Os sorrisos Moçambicanos

mulheres sorriem num mercado de vegetais em maputo

Há muitos países hospitaleiros e sorridentes em África, mas nenhum se destaca tanto como Moçambique.

Não há muito atrito entre os moradores e turistas, especialmente no sul, onde o ambiente é muito mais descontraído.

A hospitalidade, os sorrisos e o interesse que os moradores locais demonstram proporcionam, é uma experiência notável neste país.

E enquanto está em Moçambique, não te esqueças de visitar o Parque de Gorongosa, um dos 5 parques de vida selvagem inesquecíveis em África.

Bons Passeios!

Autores: Onde andam os Duarte?

Relacionados