Quando ouvimos falar em Cabo Verde a primeira imagem que nos ocorre é a de praias com água quente e um areal a perder de vista.

Quer estejas a pensar passar os dias à beira mar, ou passear pela ilha, não te esqueças que é fundamental contratar o teu seguro de viagem. Contacta-nos e Informa-te sobre qual o seguro mais adequado à tua viagem.

barco branco, azul e vermelho pousado no areal da praia de santa maria

10 experiências a não perder na Ilha do Sal

Há mais para ver e fazer na Ilha do Sal para além das praias e de ficar deitado na toalha a apanhar sol. Deixamos-te com 10 experiências que podem tornar a tua estadia na ilha ainda mais interessante.

Praia de Santa Maria

vista aerea da praia e do pontao de santa maria

A Ilha do Sal é também a ilha do vento. E se queres passar uns dias à beira mar, a praia de Santa Maria é a menos ventosa porque tem a cidade a fazer de barreira. O mar nesta praia também é de um azul turquesa mais intenso.

Povoação e Pontão de Santa Maria

vista aérea dos resorts e da cidade de santa maria

Fazer um Passeio na Vila de Santa Maria e uma visita ao Pontão, são duas atividades que não podes perder se queres ter uma visão do dia a dia dos habitantes locais. No Pontão juntam-se pescadores, turistas e muitas crianças. É daqui que partem barcos de pesca, e os barcos que fazem os passeios turísticos. Por volta das 10 horas da manhã podes ver pescadores a prepararem as redes de pesca e outros pescadores e mulheres a prepararem o peixe. Este é o cenário perfeito para umas fotos fantásticas. Aqui assiste-se ainda aos saltos das crianças para a água. Enquanto outras vendem búzios.

Salinas de Pedra Lume (Boiar nas salinas)

vista panoramica das salinas da pedra lume

As salinas deram o nome à ilha devido ao papel importante que tiveram na extração do sal, e da importância deste último na economia da ilha. Hoje em dia é possível tomar banho nas salinas. Devido à elevada concentração de sal na água é impossível ir ao fundo, e difícil mesmo vai ser saíres da água, pois voltar a colocar os pés no chão não vai ser tarefa fácil. A entrada é paga, e se quiseres tomar banho de água doce nos balneários depois do banho nas salinas tens de pagar um valor à parte, que não está incluído no preço do bilhete para entrar nas salinas. Ao entrares no mar tens de ter muito cuidado para evitar a água salgada nos olhos. No fim da visita vais ficar com o corpo cheio de sal.

Ver os Tubarões na Baía da Parda

rochedos e vista do mar na baía parda

Na Baía da Parda vais ter a oportunidade não só de ver, como de estar muito perto de tubarões. Os tubarões-limão. Aqui convém alugar uns sapatos de borracha para entrar na Baía. O chão rochoso faz com que seja preciso andar com cuidado até ao ponto onde se conseguem ver os tubarões. Atenção que vais estar dentro de água com os tubarões. É certo que vais ter a água pelos joelhos, e os maiores não nadam em águas tão baixas, mas os mais pequenos sim. A água na Baía da Parda é muito quente.

Miragens em Terra Boa

barracões precários em terra boa

É em Terra Boa que fica o bairro mais pobre da ilha. Se quiseres levar alguns bens como roupa de criança, fraldas ou comida não perecível, podes entregar na associação que acolhe crianças enquanto os pais vão trabalhar. Em Terra Boa a paisagem é árida e não existe vegetação. Aqui temos a sensação que estamos no deserto. E até temos direito a miragens.

Buracona

ondas rebentam contra a buraconaA Buracona é uma piscina natural, no meio das rochas. Estas rochas são de origem vulcânica e a força do mar permitiu a formação desta piscina natural. A entrada para a Buracona é paga, e tens de seguir um conjunto de regras, uma vez que é uma zona protegida. E por forma também a garantires a tua segurança.

Olho azul

olho azul dentro da buracona

O Olho Azul fica na zona das piscinas naturais e é uma gruta com água, onde o reflexo do sol na água parece um olho de um azul intenso.

Vila de Palmeira

casas coloridas na vila de palmeira em cabo verde

Palmeira é uma vila piscatória e onde fica o principal porto da Ilha. É através do porto de Palmeira que entram a maioria dos produtos consumidos na ilha.

Espargos

vista panoramica sobre espargos, capital da ilha do sal

Espargos é a capital da Ilha do Sal. E é onde se concentram a maioria dos serviços. O aeroporto internacional Amílcar Cabral fica a poucos minutos.

Murdeira

baia de murdeira à vista de passaro

Em Murdeira temos a Reserva Natural de Baía da Murdeira, essencial para a proteção de algumas espécies de tartarugas marinhas. E parte do habitat natural de algumas aves marinhas únicas.

Já tinhamos falado anteriormente sobre o inesquecível que podem ser umas férias na Ilha do Sal e este artigo ajuda a corroborar o que foi dito, não achas? 😉

Autora: Sónia Jsuto, Lovely Lisbonner

Relacionados