Neste artigo damos-te 13 dicas essenciais para que possas aproveitar ao máximo as tuas próximas viagens pelo mundo, e trazer para casa as melhores recordações das tuas aventuras. Para além do seguro de viagem, que deverás fazer antes de partir de viagem, são vários os cuidados e precauções que deverás ter em conta.

avião ao pôr-do-sol

Dicas para aproveitares a tua viagem ao máximo

Estas dicas serão especialmente úteis caso estejas a planear a tua primeira grande viagem. Mas mesmo que não seja a tua primeira aventura por destinos longínquos, poderão ajudar-te a aproveitares de forma diferente a experiência numa próxima vez!

1. Viaja o mais leve possível

mochileiro numa cidade asiatica

No dia em que fores comprar a tua mochila ou mala vais sentir a tentação de comprar a maior que lá houver. Não queres ter de deixar nada para trás por não teres espaço na mala, e queres ainda ter espaço suficiente para todos as recordações que planeias trazer para casa. O primeiro conselho que te damos é para resistires a essa tentação. Não há nada pior do que andares com a casa atrás em viagem. E para além do facto de andares com menos peso atrás, pensa também no dinheiro que vais poupar ao não ultrapassares o limite de peso de bagagem, estabelecido por algumas companhias aéreas.

2. Marca uma Consulta do Viajante

O objetivo é teres uma viagem tranquila e evitares ao máximo ficar de cama a meio da viagem, certo? Ok, então uma das melhores dicas de viagem que te podemos dar é a marcação de uma Consulta do Viajante, 4 a 6 semanas antes de partires, para poderes levar as vacinas adequadas, dependendo do país de destino, e as receitas para os medicamentos essenciais a levar contigo na mala.

3. Descarrega uma app de GPS

Não imaginas o jeito que te vai dar teres um mapa na palma da tua mão quando estás a tentar encontrar o caminho de volta para o teu hotel no meio de uma cidade desconhecida, ou dentro de um táxi quando achas que o taxista te está a tentar enganar com o caminho. Existem várias opções gratuitas disponíveis para iOS e Android

4. Não planeies demasiado

mãos à volta de um mapa

Antes de partires é bom teres uma ideia dos sítios que queres mesmo visitar mas não te feches demasiado num itinerário. Vais conhecer muitas pessoas em viagem e vais ouvir falar de sítios de que nunca tinhas ouvido falar antes. Os melhores momentos são aqueles de que não estavas à espera.

5. Experimenta ficar em Homestays

Sim, num hostel tens a oportunidade de conhecer muitos outros viajantes e num hotel tens todo o conforto e privacidade a que estás habituado em casa. Mas experimenta (nem que seja por 2 noites apenas) ficar numa homestay. As homestays são basicamente casas de famílias locais onde poderás ficar alojado por valores normalmente bastante acessíveis, dando-te a oportunidade de conviver com os locais e aprender mais sobre a sua cultura, os seus costumes e o seu dia-a-dia.

6. Aprende as frases básicas

Aprende a pelo menos saber dizer “olá”, “obrigado”, “desculpe”, “bom dia”, “boa tarde” na língua local. O “hello“, “thank you” e afins são reconhecidos em praticamente todo o mundo, mas nunca fez mal a ninguém aprender algumas pequenas palavras de forma a interagir um pouco mais com a cultura local.

7. Respeita os costumes e tradições locais

turista com baianas no brasilQuando visitas a casa de alguém é suposto respeitares as suas regras como forma de boa educação. Aplica-se o mesmo quando visitas outro país: as regras e costumes poderão ser diferentes daqueles a que estás habituado em casa, e poderão por vezes até não fazer muito sentido para ti, mas por boa educação, respeita-as. És uma visita, pediste autorização para entrar no país e foi-te dada. A única coisa que te é exigida é que respeites a população local e os seus costumes.

8. Interage com os locais

É normal termos a tendência de nos juntarmos e interagirmos mais com outros viajantes quando exploramos outros países. Especialmente com aqueles que partilham a mesma cultura ocidental que tu. A população local acaba por fazer apenas “parte da paisagem” e acabas por ter receio de interagir com os locais por não saberes bem como abordá-los. Na tua próxima viagem, tenta sair um pouco da tua zona de conforto e interage mais com quem vive no país em questão. Vais-te surpreender com a generosidade, carinho e espontaneidade que recebes em troca. E voltas para casa com uma experiência muito mais completa e enriquecedora.

9. Sai dos trilhos habituais

pessoa sentada a consultar mapa

Não te limites aos roteiros habituais dos guias turísticos. Uma das melhores dicas de viagem que podemos dar é a de arriscar e sair dos trilhos de vez em quando. Se o fizeres com cabeça e segurança, vais acabar por descobrir um outro lado do país que não vem descrito na grande maioria dos Guias de Viagem.

10. Sê open-minded

Esquece preconceitos, tabus, medos, inseguranças. Vais ver que lá, independentemente de seres normalmente introvertido ou extrovertido, vais ser, acima de tudo, tu mesmo. Arrisca, faz o que sentes que te apetece fazer. Mete conversa, sorri, ri, dança e abraça.

11. Evita o gelo e água não engarrafada

Esta regra aplica-se em particular a destinos de países subdesenvolvidos, onde a qualidade da água não é a melhor e poderá arruinar-te a viagem pelo menos durante alguns dias. Não vale a pena arriscares: se não sabes de onde veio a água ou o gelo que te puseram à frente, não bebas. Opta antes sempre por água engarrafada e evita o gelo para garantir que não passas mais tempo na casa de banho do que a ver as vistas.

12. Experimenta a comida local

comida local num mercado do sudeste asiatico

Não cedas à tentação de recorrer a comida a que estás normalmente habituado, quando estiveres num destino exótico. A comida local é normalmente ótima e variada, e se os locais sobreviveram uma vida inteira a comê-la, tu também o conseguirás fazer durante umas semanas ou meses. Arrisca e experimenta algo que nunca experimentarias em casa.

13. Mantém o passaporte bem perto de ti

A par dos cartões de crédito/débito, o teu passaporte é sagrado. Se estiveres alojado em hotéis decentes com cofre, deixa-o lá. Se não, anda sempre com ele. E lembra-te de o digitalizares e guardares a cópia no teu email. Isto ser-te-á útil caso o percas, facilitando bastante a obtenção de um novo passaporte junto de uma embaixada ou consulado.

 

Autora: Maria João, Joland