Mesmo que o seu sonho seja visitar a icónica Petra, não se esqueça de passar algum tempo também na capital da Jordânia e arredores. O que ver e fazer em Amã num dia? Esta cidade, embora bastante moderna, possui vários monumentos históricos que não pode perder. A IATI, líder em seguros de viagens online, propõe-lhe um roteiro que se divide em dois blocos principais: um passeio histórico-cultural pela manhã e uma caminhada mais casual pela mais moderna Amã, de tarde.

O que ver e fazer em Amã, Jordânia

Amã, a capital da Jordânia

Esta cidade tem cerca de 4 milhões de habitantes e é considerada uma das populações mais liberais do Médio Oriente. O nome de Haman foi dado pelos amonitas no s. XIII AC que chamaram a cidade de “Rabbath Amon” (que significa “Grande cidade dos filhos de Ammon”).

A cidade foi posteriormente conquistada pelos assírios, persas e gregos, até que finalmente caiu nas mãos dos romanos. No séc. III AC, o Faraó Ptolomeu II Filadélfia deu o seu nome à região e assim a cidade foi renomeada Filadélfia. Também fazia parte da Decápolis, uma liga de dez cidades do Império Romano que funcionava como cidades-estado. Durante a era omíada, a cidade recuperou seu nome original de Amã. Como podemos constatar, passaram por esta região imponentes civilizações!

Amã, o que ver e fazer na Jordânia

Cidadela de Amã e Museu Arqueológico da Jordânia

Se se considera um amante da história, não pode perder a Cidadela de Amã e os seus 7.000 anos de história. Este local é um compêndio da história de várias civilizações: as ruínas de um templo romano dedicado a Hércules, os restos de um palácio omíada do século VIII que preserva a sua cúpula azul restaurada, uma antiga cisterna de água, uma igreja bizantina … Além disso, existe também o Museu Arqueológico da Jordânia, com algumas peças de grande importância para a história do país. Além de aprender mais sobre a Jordânia, a visita à Cidadela também é obrigatória pelas incríveis vistas que terá de lá para Amã, uma cidade que se ergue sobre 7 colinas. As casinhas brancas estão aglomeradas e podemos apreciar, de forma surpreendente, o traçado labiríntico e totalmente caótico das ruas.

 

É seguro viajar para a Jordânia? Descobre tudo o que precisas de saber neste artigo!

 

O Teatro Romano em Amã

Quando Amã ainda era conhecida como Filadélfia, como toda a cidade romana que se preze, ela tinha o seu próprio teatro. A sua capacidade e decoração mostram-nos o quão importante deve ter sido a vila naquela época. Suba aos seus degraus mais altos: a vista panorâmica do complexo, construído no século II, é verdadeiramente impressionante! Ao lado dele encontramos um pequeno odeon da mesma época do teatro e também um pequeno, mas muito interessante Museu de Tradições. Esta visita também lhe dará uma nova perspectiva sobre a Jordânia, uma vez que aqui foram coleccionadas informações sobre a vida ancestral dos beduínos e também os usos e costumes da sociedade jordaniana de hoje. Sem dúvida, imperdível numa visita a Amã num único dia.

O que ver e fazer em Amã, Jordânia

Centro de Amã (Centro)

Após as visitas mais histórico-culturais, convidamo-lo a descobrir o lado mais moderno e cosmopolita da sua visita de um dia a Amã. O centro da cidade é caótico e animado. O ponto de partida para se perder nas suas ruas é a Mesquita Al-Husseini. A um passo de distância, encontrará vários bazares e um grande mercado de rua (aberto de dia e à noite) onde pode procurar e experimentar os produtos locais. Pode ser uma ótima opção para uma pequena pausa para o almoço! Aproveite para descobrir e saborear a deliciosa culinária jordaniana.

Mercado de Rua em Amã, Jordânia

Rua arco-íris

Se não se convenceu com nenhum produto local no mercado, a outra opção é ir para a Rainbow Street. Vai-se sentir “em casa”, já que esta área da capital é muito moderna e totalmente ocidentalizada. Lá encontrará inúmeras pizzarias, hambúrgueres e cafés com um ambiente mais cosmopolita.

Mesquita do Rei Abdallah I

Antes de deixar a capital do Reino Hachemita da Jordânia, um pouco mais longe do centro está a espetacular Mesquita do Rei Abdallah I. Esta mesquita tem uma impressionante cúpula azul que se tornou o emblema da capital. Foi construída na década de oitenta e tem capacidade para 3.000 fiéis. O seu interior é semelhante ao de qualquer outra mesquita, porém vale a pena visitá-la à noite, pois, com a iluminação, seus minaretes de aspecto futurista vão deixá-lo sem palavras.

Mar Morto, Jordânia

Outras excursões à periferia

Lembre-se, antes de sair de Amã, que desde a capital também poderá fazer muitos passeios interessantes. Assim, depois de riscar de sua lista as coisas essenciais para ver e fazer em Amã num único dia, pode escolher as seguintes propostas:

  • A uma hora de Amã fica o Mar Morto. Encontrará na capital inúmeras opções de passeios de um dia. Poderá testar os incríveis efeitos do seu lodo na pele e divertir-se com a incrível flutuabilidade das suas águas altamente salinas.
  • Outra visita que não deve perder é Jerash (Gerasa). Este sítio arqueológico, ruínas de uma antiga cidade romana que fazia parte da Decápolis como Amã, não tem nada a invejar a lugares como Hierápolis ou Éfeso (na Turquia), o Partenon (na Grécia) ou Pompéia (na Itália). Também pode reservar passeios de um dia a partir de Amã. Jerash fica a uma hora e meia da capital.
  • Outra das visitas mais típicas é visitar Madaba e o Monte Nebo, lugares emblemáticos da religião cristã, a apenas 40 minutos de Amã. Madaba, conhecida como a Cidade dos Mosaicos, possui um importante mapa da época bizantina: a cartografia mais antiga da Terra Santa e de Jerusalém. Quanto ao Monte Nebo, é um pico que é mencionado várias vezes nas Escrituras e, por isso, é considerado um local sagrado para os fiéis. Do seu cume, em dias claros, poderá ver Jerusalém à distância.

 

Artigo escrito por Sandra Candal, de El Viaje de mi vida