Copenhaga, a capital da Dinamarca, é uma cidade extremamente bem organizada, descontraída, tranquila, sem grandes luxos ostentativos mas onde se respira o famoso “hygge”, a arte dinamarquesa de saber apreciar os pequenos prazeres da vida de uma forma simples e relaxada.

Se nunca pensaste em visitar esta fascinante cidade, então sugerimos que dês uma vista de olhos às sugestões que te damos neste artigo. Depois é só tratar do seguro de viagem, comprares o bilhete de avião e partires em segurança!

Descobre o que visitar em Copenhaga, a cidade mais feliz do mundo

Fazer um tour de barco nos canais

Entra num dos barcos que saem todos os dias de Nyhavn para um passeio pelos canais que atravessam a cidade. Existem várias companhias e vários tipos de embarcações disponíveis, só terás de escolher o teu preferido. Antes de embarcares aproveita para beber algo numa das muitas esplanadas que rodeiam o canal na zona de Nyhavn.

Boat tours em Copenhaga barco

Visitar a Christiania

Se procuras o lado mais alternativo de Copenhaga então Christiania será um ponto de passagem obrigatório. Também conhecida como “Freetown” (cidade livre), é habitada por uma comunidade de artistas, músicos e hippies que lá vivem sob as suas próprias regras. Aqui, a arte rodeia quem lá vive e quem visita, e o cheiro a canábis paira pelo ar. Apesar de ilegal, o seu consumo é encarado com bastante tolerância dentro dos limites da Christiania.

Passar um dia nos Tivoli Gardens

Este parque temático, que completou 175 anos em 2018, está localizado no coração de Copenhaga, mesmo em frente à estação central de comboios. Os Tivoli Gardens são o segundo parque temático mais antigo do mundo que continua a atrair visitantes de todas as idades. São frequentes também concertos durante o Verão. O bilhete custa 120 DKK para adultos e 50 DKK para crianças dos 3 aos 7.

Tirar a fotografia “obrigatória” à Pequena Sereia

Não podes visitar Copenhaga sem tirares uma fotografia à popular estátua da Pequena Sereia. Não se percebe muito bem o porquê da atração tão grande desta estátua, mas a verdade é que se tornou num símbolo inquestionável de Copenhaga. Com mais de 100 anos de idade, a sua criação teve como inspiração o conto do escritor Hans Christian-Andersen, tendo sido oferecida pelo cervejeiro Carl Jacobsen à cidade de Copenhaga.

Onde ver estátua da Pequena Sereia

Ver a troca da Guarda Real no Palácio Amalienborg

Todos os dias, de setembro a abril às 12h00, dá-se a troca da Guarda Real no Palácio de Amalienborg. A Guarda deixa o Castelo de Rosenborg às 11h30, chegando às 12h ao Palácio para a cerimónia em si. O número de guardas e o acompanhamento musical dependerá de quem estiver a residir no Palácio no momento.

Visitar a Torre Redonda

A Torre Redonda é um dos mais antigos Observatórios ainda em funcionamento na Europa. Data do século XVII, altura em que a Dinamarca alcançou feitos notáveis no campo do estudo da astronomia.

Do topo da torre encontras uma vista magnifica sobre a cidade, mas para isso terás de subir mais de 209 metros por um caminho em espiral. O bilhete tem o valor de 25 DKK.

Visitar o Museu Do Design

Os amantes de design nórdico não poderão deixar de visitar o Museu do Design em Copenhaga. Aqui encontras, para além da exposição permanente, que te leva numa viagem de séculos pela História do design dinamarquês, várias exposições temporárias. O bilhete tem o valor de 115 DKK.

Visitar Museu do Design de Copenhaga

Comer um Smørrebrød

O smørrebrød é uma popular e típica sandwich aberta de Copenhaga. No West Market, por exemplo, encontras uma banca com dezenas e dezenas de diferentes tipos de smørrebrød, todos absolutamente deliciosos.

Visitar Roskilde e o Museu Viking

Roskilde é uma cidade localizada a cerca de 30 minutos de comboio de Copenhaga. É a capital viking da Dinamarca e é aqui que poderás visitar o Museu Viking e ficar a conhecer um pouco mais sobre este povo, através dos restos de alguns dos barcos que usavam para pescar e para percorrer os mares em busca de novas terras e tesouros. Poderás ainda dar um passeio numa das réplicas dos barcos vikings que se encontram junto ao museu. Os preços dos bilhetes variam de acordo com a altura do ano entre os 90 e os 130 DKK.

O centro histórico da cidade também vale muito a pena uma visita, é encantador. É ainda em Roskilde que se realiza todos os anos um dos maiores festivais de música da Europa, o festival de música Roskilde, no inicio do mês de julho.

Cidade de Roskilde Museu Viking

Visitar a Fábrica da Carlsberg

Tal como acontece com a Heineken em Amsterdão, em Copenhaga poderás visitar o Museu da Carlsberg, localizado na respetiva fábrica. Aqui descobres um pouco mais sobre a famosa marca de cerveja através de experiências interativas e provas de cerveja. O Museu disponibiliza um shuttle gratuito diário que passa a cada hora, entre as 11h e as 16h, perto da Estação Central de Copenhaga (Vesterbrogade 6). Os bilhetes têm o valor de 100 DKK e incluem uma bebida.

Passear no Jardim Kongens Have

O que não falta em Copenhaga são jardins e parques magníficos, que os dinamarqueses frequentam durante a primavera e o verão juntando-se a amigos e família em piqueniques, para beber um copo ou apenas apanharem sol estendidos na relva. O jardim Kongens Have, datado do século XVII é particularmente encantador pela sua apresentação cuidada e flores impecavelmente mantidas.

Visitar o Kastellet (Citadela)

O Kastellet (ou Citadela), é um complexo militar localizado na área de Østerbro, mandado construir em 1626 pelo rei Christian IV com o fim de proteger Copenhaga. Hoje em dia os edifícios que lá se encontram (cuja maioria ainda se mantem impecavelmente preservada) são usados como instalações e escritórios militares apresentando uma arquitetura encantadora.

Citadela de Copenhaga visitar

Artigo escrito por: Joland