Estás a pensar em visitar Cabo Verde? Neste artigo mostramos as razões porque a Ilha do Sal oferece umas férias inesquecíveis, aos viajantes que procuram um destino de luminosas praias e povo caloroso.

A IATI, especialista em seguros de viagem, vai contigo na bagagem para que te sintas confiante em qualquer atividade que faças, e como aliado em qualquer imprevisto durante a estadia

Férias inesquecíveis na Ilha do Sal em Cabo Verde

Muitas vezes conhecida pelo vento, a Ilha do Sal tem mais para oferecer do que apenas as condições ideais para quem pratica wind ou kitesurf. Aliás, o vento nem tem relevância num local onde a água do mar é tão transparente que se pode ver os peixinhos em todo lado, onde o ambiente contagia com a famosa morabeza cabo-verdiana, e a deliciosa gastronomia convence o mais cético turista.

O que não podes perder na Ilha do Sal?

Um dos lugares favoritos da IATI na ilha, e que é imperdível para todos os que a visitam, é Pedra Lume. É o lugar que os viajantes procuram para fotos, aqui descobrem algumas das paisagens mais incríveis.

Por causa do sal na água, os visitantes podem flutuar como no Mar Morto.

salinas na pedra do lume

Shark Bay é outro ponto obrigatório ao visitar a ilha do Sal. Faz parte da maioria das excursões e por um bom motivo. Shark Bay é o lar de muitos tubarões-limão. Estes tubarões podem ter até dois metros de comprimento, mas não são uma ameaça para os seres humanos.

Aluga uns sapatos de borracha, se não tiveres levado os teus, poderás ficar muito perto dos tubarões e aprender um pouco mais sobre como eles vivem. Experiência muito interessante e excitante.

vista da baía dos tubaroes na ilha do sal

Palmeira é uma pequena e pacata vila de pescadores, perto da cidade de Espargos. A IATI recomenda este este lugar porque é um local autêntico onde as pessoas podem ter uma melhor compreensão da vida em Cabo Verde, que nem sempre é fácil.

O melhor de Palmeira é que todos os domingos há uma grande agitação ao redor da vila com muita música ao vivo em lugares diferentes, e também barracas de comida saborosa por toda parte.

Buracona é um dos lugares mais populares da ilha. Esta piscina natural, localizada na parte norte da ilha, também é conhecida como “Olho Azul”, graças à sua forma e aparência quando o sol brilha diretamente sobre ela.

É uma ótima ideia visitar Buracona e Palmeira no mesmo dia, já que a distância entre os dois é de apenas 5 km.

vista panoramica da buracona

A Ilha do Sal é um dos melhores lugares para kitesurf e surf, em Cabo Verde. Mesmo à saída de Santa Maria existe um lugar chamado “Kite Beach”, com condições meteorológicas perfeitas. Mito, o simpático campeão mundial de kitesurf, tem sua própria escola lá, e muitas pessoas vão lá para o conhecer.

kite surfers na kite beach da ilha do sal

A melhor praia da ilha é definitivamente a praia de Santa Maria. Foi nomeada pelo Tripadvisor como uma das “25 praias mais bonitas do mundo”, e não foi por acaso. Os barcos de pesca coloridos contrastam com o azul turquesa das águas e a envolvente faz a restante magia.

O famoso cais de Santa Maria é um dos lugares favoritos dos visitantes da ilha. Este é o lugar onde os pescadores chegam com a pesca do dia, cerca das 10 horas e onde os habitantes se reúnem para comprar.

Enquanto tagarelam muito alto, os vendedores cortam o peixe aos clientes e ainda sorriem aos turistas.

Aqui também encontrarás jovens a venderem búzios, artesanato e passeios de barco.

vista aerea da praia de santa maria

Fazer mergulho na Ilha do Sal, é imperdível. As águas transparentes e calmas, assim como, a imensidão de vida marinha, fazem deste lugar um local para muitos iniciantes deste desporto.

O mundo é um lugar movimentado, com muito barulho e muitas coisas a acontecer a toda a hora. O mergulho é o completo oposto disso. Há apenas duas coisas que vais ouvir: as bolhas e o ar a passar pelo regulador.

Os vídeos em programas de TV fazem um excelente trabalho na exibição do mundo subaquático, mas não chega nem perto a mostrar o quão incrível a visão realmente é.

tartaruga marinha a nadar no mar

Aproveitem o conforto da língua portuguesa, levem um bocadinho de solidariedade às crianças da Ilha do Sal e aproveitem para descansar nesta ilha de Cabo Verde, sem esquecer de contratar o melhor seguro de viagens.

 

Conteúdo Relacionado