Quais são os requisitos para viajar para o Catar, preciso de um visto, e as vacinas? Estas são algumas das perguntas mais frequentes que recebemos no blog da IATI sobre os requisitos de viagem ao Catar. Com o Campeonato do Mundo ao virar da esquina, aqui encontras tudo o que precisas de saber para entrares no país e desfrutares dos jogos da tua equipa favorita.

Continua a ler para saberes tudo sobre os documentos para viajar para o Catar em 2024.

The Pearl-Qatar em Doha

Seguro de viagem para o Catar, um documento obrigatório

Referimo-nos sempre às recomendações de viagem do Ministério Português dos Negócios Estrangeiros para analisar a situação sanitária de um país. Nas recomendações do Catar, o Ministério dos Negócios Estrangeiros é claro, afirmando em várias ocasiões: “Certifique-se de que tem um seguro de saúde de viagem adequado e fundos acessíveis para cobrir o custo de qualquer tratamento médico no Qatar

Sendo um país altamente desenvolvido, a rede de hospitais públicos (Hamad Medical Corporation) é extensa, e existem também hospitais privados de qualidade. Deve ter-se em conta que Portugal e o Catar não têm quaisquer acordos de saúde, por isso, se precisares algum tratamento, serás responsável pela cobertura dos custos.

Por todas estas razões, e por outras vicissitudes típicas de qualquer viagem, é essencial viajar com o melhor seguro para viajar para o Catar. O teu aliado ideal para esta aventura é o IATI Estrela. Com as melhores coberturas médicas, estaremos lá para ti, quer te magoes só a andar por Doha, durante uma excursão ao deserto ou no caso uma dor de barriga. Podes ter a certeza de que serás tratado rapidamente e nos melhores hospitais, sem teres de enfrentar as elevadíssimas contas médicas que são uma ocorrência diária aqui.

Para além disso, este é um seguro que vai muito além do puramente médico. Também te ajudaremos se precisares de ser repatriado, regressares a casa mais cedo devido à morte ou hospitalização de um membro da família, sofreres um roubo ou danos na tua bagagem ou atrasos no transporte.

Se ainda há um longo caminho a percorrer antes da tua aventura e receias que algo a possa estragar. Não hesites e contrata a cobertura de cancelamento. Graças a ela podes recuperar até 5.000 euros do que investiste no planeamento da viagem, se não conseguires realizá-la por razões como a morte de um membro da família ou um despedimento profissional.

Faz agora um seguro para a tua viagem ao Catar:

melhor seguro de viagem para o Catar

Preciso de um visto para o Catar?

Estamos com sorte porque os cidadãos portugueses não precisam de visto para viajar para o Catar. Em vez disso, à chegada, ser-te-á concedida uma autorização de entrada múltipla gratuita. É válido por 180 dias a partir do dia da sua emissão, mas só podes ficar até 90 dias de cada vez.

Se o teu objetivo de viagem não for o turismo, deves solicitar um visto na Embaixada do Catar em Lisboa. Isto é especialmente importante se se tratar de uma viagem de imprensa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros salienta que as autoridades do Catar podem recusar a entrada a qualquer pessoa sem sequer ter de explicar as razões e sem que a Embaixada de Portugal possa fazer nada. Por conseguinte, é muito importante verificares se cumpres todos os requisitos para viajar para o Catar.

Se fores cidadão de um país que não Portugal, podes verificar se precisas de um visto para o Qatar neste link.

Visto de trânsito para o Catar

Estás a viajar com a Qatar Airways e tens uma escala no Catar de mais de 5 horas? Neste caso, podes solicitar um visto de trânsito. Isto é gratuito e válido por 96 horas. Podes solicitar o teu visto de trânsito para o Qatar através desta ligação.

Se não vais sair do aeroporto de Doha, não precisas de fazer qualquer trabalho burocrático extra. Também não precisarás de cumprir os requisitos para viajar para o Qatar discutidos abaixo. Terás de prestar atenção aos do teu destino final.

arranha-céus durante a noite em Doha no Catar

Documentos para viajar para o Qatar

O documento de viagem mais importante para o Qatar é o teu passaporte. Este deve ser válido por pelo menos 6 meses. O Ministério dos Negócios Estrangeiros assinala também que as autoridades do Catar não reconhecem passaportes temporários de países terceiros, a menos que tenha um visto do Catar obtido de um consulado ou embaixada no estrangeiro (este não pode ser processado à chegada).

Terás também de mostrar um bilhete para fora do país. Não tens necessariamente de voltar para Portugal, pode ser para outro lugar.

Requisitos para viajar de Portugal

Desde o dia 1 de novembro de 2022, não há requisitos de viagem relacionados com a pandemia para o Qatar. Já não é necessário ter um certificado de vacinação, fazer um teste ou preencher um formulário.

Apenas para entrar em instalações médicas públicas ou privadas será necessário utilizar a aplicação Ehteraz no seu telemóvel, e poderá precisar de um cartão SIM de um fornecedor local (Ooredoo ou Vodafone). Este cartão pode ser obtido à chegada ao aeroporto.

Lembre-se que na IATI estamos constantemente a atualizar os nossos artigos para que possa viajar confortavelmente. No entanto, aconselhamos sempre a verificar as informações com as fontes oficiais, uma vez que estamos numa época de muitas mudanças.

museu da arte islâmica em Doha no Catar

As vacinas são necessárias para viajar para o Catar?

Não há vacinações obrigatórias para viagens ao Catar. Só os viajantes provenientes de países onde a febre amarela é endémica (o que não acontece em Portugal) podem ser obrigados a ter esta vacina e o correspondente certificado de vacinação.

Por outro lado, a Fundação IO salienta que para além das vacinas gerais (tétano, difteria, tosse convulsa, hepatite B e MMR), existem as vacinas recomendadas para o Catar: febre tifóide, hepatite A, raiva (em grupos de risco), meningite meningocócica (grupos de risco), gripe (dependendo das características do viajante) e pneumococo (dependendo das características do viajante). É portanto aconselhável marcares uma consulta do viajante 3 a 4 semanas antes da tua viagem ao Catar e obteres a recomendação de um médico.

Preciso de uma carta de condução internacional para o Catar?

A resposta a esta pergunta depende de quanto tempo vais estar no Catar. Por outras palavras, podes conduzir no país com a tua carta de condução portuguesa durante os primeiros 7 dias da tua estadia. No entanto, se planeias ficar mais tempo, terás de ter  carta de condução internacional. Após 6 meses e uma vez obtida a tua autorização de residência, terás de requerer uma carta de condução provisória ou permanente no Departamento de Trânsito do Catar.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros assinala que as empresas de aluguer de automóveis alugam-te um carro de acordo com o período de validade do teu visto. Por outro lado, também te aconselha a ser muito cauteloso, devido à elevada taxa de acidentes. Se tiveres um acidente, é melhor não abandonares o local do acidente e, se houver feridos, não moveres o carro e esperar pela polícia. Por outro lado, se tiveres uma multa e não a tiveres pago, não poderás deixar o Catar.

Perguntas frequentes sobre documentos para viajar de Portugal para o Catar

Esperamos ter-te ajudado a compreender os requisitos para viajar para o Catar, mas aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre os documentos de entrada:

Posso viajar agora para o Qatar?

Sim, já podes viajar para o Catar.

Preciso de um visto para viajar para o Catar?

Se és um cidadão português e o objetivo da tua viagem é o turismo, não precisas de visto para o Catar. Vai ser-te  emitida uma autorização de entrada múltipla à chegada, que é gratuita e válida por 180 dias. Podes ficar por até 90 dias consecutivos.

Que documentos são necessários para viajar para o Catar?

Em situações normais, um passaporte e um bilhete de partida são suficientes.

sunset no deserto do Catar

Ficou claro os requisitos para viajar agora para o Catar? Se tiveres quaisquer perguntas ou comentários, teremos todo o prazer em responder nos comentários.

Se costumava ser essencial, hoje em dia, viajar com um bom seguro de viagem é essencial e neste caso obrigatório. O melhor seguro para o Catar é o IATI Estrela, que tem as melhores coberturas médicas.

Além disso, graças a esta apólice, também estarás coberto por  outros problemas típicos de viagem, tais como roubo, quebra de bagagem, atrasos de transporte ou repatriamento. Podes ter a certeza de que serás atendido na tua própria língua e sem teres de pagar um único euro adiantado se necessitares de assistência. Faz agora o teu seguro IATI e desfruta do Catar com paz de espírito:

melhor seguro de viagem para o Catar