A Alsácia mais parece cenário de filme ou de conto de fadas: puro encanto e doçura, o que torna esta região um destino perfeito para uma escapadinha romântica! Antes de embarcarem nesta viagem, não esqueçam de contratar o seguro de viagem com a IATI, para terem a certeza de que só trarão boas lembranças!

Roteiro para um passeio romântico pela Alsácia

Esta região apresenta fortes marcas de uma mistura cultural francesa e alemã, já que nos últimos séculos o seu domínio foi disputado entre ambos os países por diversas vezes. Pelas ruas, vê-se um estilo arquitetónico marcado por casas em enxaimel, que muito lembra a Rota Romântica, na região alemã da Baviera. Nos cafés, os bretzels alemães dividem nossa atenção com os crepes e doces tipicamente franceses. Na dúvida, melhor experimentar todos!

Os vinhos alsacianos também são famosíssimos e, se vocês forem apreciadores, devem aproveitar para conhecer a Rota dos Vinhos pela Alsácia! As cidades e vilarejos que incluímos neste roteiro pertencem a esta rota, então poderão optar por visitar ou não as quintas.

1. Estrasburgo

canais do bairro petite france em estrasburgo

Comecem a rota pela Alsácia em Estrasburgo, a capital da Europa e do Natal! Percam-se pelas ruelas da Petite France e encantem-se com as coloridas casinhas em enxaimel, onde viviam pescadores e trabalhadores de curtumes e moinhos. Depois, conheçam o lado mais moderno da cidade, onde encontram-se o Parlamento Europeu, o Palácio da Europa e o prédio dos Direitos Humanos.

A seguir, façam um passeio de barco pelo Rio Ill e vejam a cidade de outro ângulo. Este tour é adorável, pois passa por diversas áreas de Estrasburgo e, ao longo do percurso, poderão aprender mais sobre a cidade e a região, com a ajuda de um áudio-guia, disponível em diversos idiomas.

2. Ribeauville

ruas do centro de ribeauville

Esta pequena cidade tem as suas colinas decoradas com vinhas e ruínas de castelos, construídos entre os séculos XI e XVI. Observem as belas casas e fontes medievais, bem como a Tour des Bouchers, a torre do século XIII que fazia parte das fortificações da cidade e que hoje é um dos ícones de Ribeauville.

3. Hunawihr

panoramica da aldeia e igreja de hunawihr

A seguir, conduzam até Hunawihr, a aproximadamente 3km de Ribeauville. Esta é outra charmosa vila, onde as vinhas são as principais marcas da paisagem. A igreja Sainte-Hune completa o cenário e aumenta o romantismo e o charme do vilarejo, não achas?

4. Riquewihr

ruas e torre do relogio de riquewihr

O vilarejo de Riquewihr une harmonicamente o romantismo das coloridas casas em enxaimel com a paisagem rural e o verde das vinhas. Não deixem de passear pelas principais ruas do centro histórico e visitar a Dolder Tower, monumento erguido no fim do século XIII e que se tornou símbolo de Riquewihr. O curioso sobre esta torre é que o seu lado externo mantém a aparência medieval, enquanto o lado interno está decorado em estilo enxaimel. Vale a pena conhecer!

5. Kaysersberg

panoramica das vinhas da rota dos vinhos na alsacia

Kaysersberg foi considerada a vila preferida pelos franceses em 2017 e é uma das melhor conservadas na região. Visitem a igreja de Sainte-Croix e as ruínas do castelo, além de contemplarem a beleza das vinhas entre as montanhas Vosgues e o rio Weiss.

6. Colmar

canais e casas coloridas de colmar

O icônico vilarejo de Colmar é, também, imperdível! A região de Petite Venice é a mais famosa e charmosa da cidade. A vila pode ser conhecida a pé em um dia e, depois, é hora de seguirem para a próxima paragem!

7. Mulhouse

panoramica da praça central de mulhouse

Depois de explorarem o rico centro histórico de Mulhouse e apreciarem a arte de rua, presente em paredes e em esculturas espalhadas pela cidade, visitem a vasta coleção de automóveis do Cité de l’Automobile e o maior museu ferroviário da Europa, o Cité du Train. Outra atração de Mulhouse é o Ecomusée d’Alsace, uma recriação de uma tradicional vila alsaciana, como as visitadas nas paragens anteriores desta rota, em que dá-se vida ao vilarejo cenográfico com a representação da rotina dos trabalhadores e habitantes de séculos passados. Outro mágico passeio, para finalizar a viagem pela região, é o parque temático inspirado no Pequeno Príncipe, livro de Antoine de Saint-Exupéry.

Esperamos que este roteiro de enoturismo pela Alsácia tenha ajudado a inspirar-te a planear aquela merecida escapadinha romântica! Que todos os dias sejam Dia de São Valentim! Com muito amor, IATI Seguros.

 

Autora: Amanda Sem Fronteiras