PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas? Esclarecemo-las a seguir

CONTRATAR SEGUROS DE VIAGEM

QUE SEGURO DE VIAGEM ME CONVÉM

Podes contratar, em função do tipo de viagem que fores fazer e das coberturas de que necessites em função do teu destino, o IATI Básico, IATI Standard, IATI Estrela/Premium, IATI Mochileiro, IATI Bloggers e Grandes Viajantes.

A principal diferença entre os três primeiros é a cobertura de despesas médicas, que, no primeiro, é de 30.000€, no segundo, de 80.000€ e no terceiro, de 200.000€ / Premium 250.000€.

O Iati Mochileiro é um seguro adaptado para viajantes aventureiros, com uma cobertura de despesas médicas de 100.000€.

O Iati Bloggers e o Grandes Viajantes é um seguro de longa duração/multiviagem, com uma cobertura de despesas médicas de 200.000€.

Para viajar para destinos como Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Nova Zelândia, onde os serviços de saúde são especialmente caros, aconselhamos o nosso produto IATI Estrela/Premium.

Podes contratar os seguros Iati Standard, Iati Estrela, Iati Mochileiro, Iati Bloggers e Grandes Viajantes, em função das coberturas de que necessitares, COM cancelamento.

Os seguros que aceitam esta garantia são o Iati Estrela, o Iati Mochileiro e o Iati Bloggers e Grandes Viajantes.

Deves marcar a opção “Desportos de Aventura”, no Formulário.

Deves marcar a opção Cruzeiros no momento da contratação, no ponto Dados da viagem.

Os seguros que aceitam esta garantia são o IATI Básico, IATI Standard e IATI Estrela.

O seguro Iati Mochileiro ou Iati Bloggers e Grandes Viajantes (com suplemento) cobrem mergulho e atividades subaquáticas a menos de 20 metros de profundidade.

Os seguros Iati Estrela/Premium e Iati Bloggers e Grandes Viajantes cobrem, no máximo, 3.000m de altitude.

Os seguros Iati Mochileiro e Iati Bloggers e Grandes Viajantes com suplemento de “Desportos de Aventura” cobrem no máximo 5.000m de altura.

O seguro Iati Estrela/Premium cobre trekking até 4.000m de altitude.

O SEGURO/COBERTURA DE CANCELAMENTO

Um seguro de cancelamento ou seguro de anulação da viagem garante, até ao limite contratado, o reembolso das despesas de cancelamento da viagem que ocorram por conta do segurado e que este não consiga recuperá-las diretamente da agência de viagens (voos, hotéis…), desde que o cancelamento seja feito antes do início da mesma e que o motivo seja uma das causas contempladas na cobertura da apólice.

Não, o montante do seguro não é reembolsável. Esta cobertura só cobre as despesas resultantes de qualquer dos “agentes de viagem”, ou seja, hotéis, voos, etc.

Não, em cada apólice encontra-se a lista das causas de cancelamento contempladas na mesma e que dão direito ao reembolso das despesas de cancelamento que não forem devolvidas pelo fornecedor da viagem. Na ficha de cada seguro de viagem que se oferece com a garantia de cancelamento, Iati Standard, Iati Estrela, Iati Mochileiro e Iati Bloggers e Grandes Viajantes ou o próprio seguro de cancelamento, encontrarás estas causas detalhadas.

Se só estiveres interessado na cobertura de cancelamento, podes contratar o Iati Cancelamento, que cobre até 6.000€ no máximo.

Se estiveres interessado num seguro integral com assistência médica mais cancelamento, podes contratar os seguros Iati Standard (até 1.500€ de despesas de cancelamento), Iati Estrela (até 2.000€/Premium 5.000€), Iati Mochileiro (até 2.000€), Iati Bloggers e Grandes Viajantes ( até 2.000€ ) ou Iati Estudos Estrela, em função das coberturas de que necessitas, com cancelamento.

  • Iati Cancelamento, no mesmo dia da compra dos bilhetes de avião ou pack de viagem, ou em qualquer momento até ao dia anterior ao de início da viagem; neste caso, será aplicada uma carência de 7 dias.
  • Iati Standard, Iati Estrela, Iati Família, Iati Bloggers e Grandes Viajantes, Iati Estudos Estrela e Iati Mochileiro com cancelamento, para que o cancelamento tenha cobertura, o seguro deve ser contratado no mesmo dia da compra dos bilhetes de avião ou pack de viagem ou, no máximo, nos 7 dias seguintes.

Ao contrário das outras coberturas incluídas nos seguros de assistência em viagem, a cobertura de cancelamento fica ativa no mesmo instante em que o seguro é contratado, independentemente de as condições da apólice implicarem uma carência. Por este motivo, as apólices que incluem cancelamento NÃO permitem nenhuma mudança.

CONDIÇÕES DA APÓLICE

Não, em IATI não temos franquias.

A nossa única apólice com limite de idade é IATI Mochileiro, cujas coberturas ficam excluídas para maiores de 70 anos.

Os nossos produtos Iati Standard, Iati Estrela e Iati Bloggers e Grandes Viajantes cobrem uma primeira assistência sanitária de urgência durante as primeiras 24 horas.

Com o Iati Mochileiro, assumimos as despesas até se conseguir estabilizar a situação de modo a poderes continuar a viagem.

A garantia de roubo de bagagem dá cobertura desde que o roubo seja efetuado com intimidação, e anexando a devida denúncia à polícia. Se se tratar de um furto, ou seja, no caso de a mala desaparecer porque ta roubaram sem te aperceberes, NÃO fica coberto.

Sim, o seguro cobre-te a ti e a assistência sanitária de que precisares até ao limite contratado, mas não cobre os danos do veículo nem os que o veículo produzir a terceiros.

Todos os nossos produtos cobrem, unicamente durante as primeiras 24 semanas de gestação, uma primeira assistência sanitária de urgência durante as primeiras 24h.

Sim, cobre; a cobertura de repatriação é ilimitada em todos os nossos seguros.

Não, as nossas apólices de assistência em viagem têm coberturas e limites definidos que não podem ser modificados.

Podes contratar uma nova apólice IATI Estrela, IATI Mochileiro ou Iati Bloggers e Grandes Viajantes com a mesma data de início que a do fim do contrato anterior.

Neste caso, qualquer eventualidade que ocorrer durante a primeira apólice deixaria de ter cobertura no início da segunda, por ser anterior à nova apólice.

As apólices de assistência em viagem + cancelamento NÃO são modificáveis nem reembolsáveis.

As apólices de assistência em viagem SEM cancelamento, SIM, podem ser modificadas/canceladas, no máximo, 72 hrs. antes da partida da viagem, com um encargo de 10% do prémio pago, sendo o mínimo 15€ e o máximo 50€.

Têm, as coberturas das nossas apólices de assistência em viagem são as mesmas para todos os viajantes incluídos nelas.

Não residentes em Portugal podem contratar nossos seguros através da página em espanhol ou em inglês.

O seguro Iati Estrela/Premium cobre os gastos de hotel caso seja necessário prolongar a estadia em consequência de catástrofe natural.

FUNCIONAMENTO DA PÁGINA

No campo Seguros de Viagem, encontrarás a ficha de produto de cada um dos nossos seguros com a seguinte informação: descrição do seguro, o resumo das coberturas, detalhe da cobertura de cancelamento (no caso de ser um produto que oferece esta possibilidade) e as condições completas da apólice.

Preenche o formulário que encontrarás na página de início (Home) ou na página do produto de viagem pretendido, e entra em “Calcular cotação”

  1. Preenche o formulário que encontrarás na página de início (Home) ou na página do produto de viagem pretendido, e entra em “Calcular cotação”
  2. Seleciona o produto e faz clique em “Continuar”
  3. Preenche os dados pessoais e faz clique em “Continuar”
  4. Seleciona a forma de pagamento que mais te convier, marca o campo Li e aceito as condições do contrato e a Informação Cumprimento Lei 26/2006 e faz clique em Contratar apólice

Depois de concluíres o processo de contratação online, receberás a apólice e as condições gerais do seguro contratado no endereço de correio eletrónico que indicaste ao contratares a apólice.

Podes pagar o seguro de viagem online através de:

  • Cartão (Mastercard e Visa)
  • Paypal
  • Transferência bancária (a apólice não entra em vigor enquanto não recebermos a importância ou o comprovativo do pagamento realizado)

Não, o valor total deve ser pago através de um único pagamento.

ESCLARECIMENTO DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO TEU SEGURO DE VIAGEM ONLINE

Deves indicar o teu local de residência permanente, o lugar onde, no caso de repatriação, devemos levar-te.

É a data da compra dos bilhetes de avião ou pacote de viagem.

Se contratares um seguro de viagem IATI sem cancelamento, podes fazê-lo até à véspera da data do início da viagem.

No entanto, cada uma das nossas apólices de assistência em viagem com cancelamento, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Mochileiro e IATI Estudos Estrela, têm algumas restrições concretas relativamente ao prazo de contratação. Podes consultar este prazo na página de produto de cada uma destas apólices ou em “Cobertura de cancelamento” do mesmo campo.

Sim, podes contratar o IATI Estrela e o IATI Mochileiro, e terás cobertura para qualquer eventualidade ocorrida a partir da data de início da apólice.

Não ficam cobertos acontecimentos anteriores à data de contratação da apólice.

Devem estar ambos incluídos na mesma apólice, já que dispõem de coberturas de que ambos podem desfrutar mutuamente no caso de um dos segurados necessitar de assistência.

Não, o preço por segurado é o mesmo.

Sim, devem; tal como os adultos, os bebes também devem ser assegurados.

Não, o que podemos fazer é facilitar-te um certificado da tua apólice com o resumo das coberturas em inglês.

ACIONAR AS GARANTIAS DA APÓLICE

Se precisares de acionar algum serviço incluído nas garantias da apólice, deves telefonar para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas, indicando o teu nome e o número da apólice e receberás instruções de como proceder.

Se contrataste qualquer uma de nossas apólices deves telefonar para o (+351) 217 959 562 se telefonar desde o estrangeiro, podendo ser a chamada cobrada no destino, ou 808 203 328 se a chamada for efetuada dentro de Portugal.

Sim, vais. A nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 horas fica em Portugal, e serás atendido em português.

Se precisas de assistência médica deves telefonar para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas, indicando o teu nome e o número da apólice. A partir daí, informamos-te sobre o que deves fazer em função das circunstâncias.

Se for uma urgência e já estiveres a ser atendido, telefona o mais rapidamente possível para seres informado sobre o procedimento a seguir.

Se, no país onde estiveres, for possível fazer telefonemas a pagar no destino, aceitaremos a chamada.

Caso contrario, poderás solicitar o reembolso do custo das chamadas, desde que devidamente documentado e justificado.

Se telefonares para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas para te darem assistência médica, não precisas de adiantar o pagamento das despesas médicas, nós encarregamo-nos de tudo.

Se for uma urgência e já estiveres a ser atendido, continuas a ter cobertura, mas terás de pagar as despesas e, apresentando as faturas, ser-te-ão reembolsadas quando regressares, até ao limite das tuas coberturas. Mesmo assim, deves telefonar o mais rapidamente possível para receberes informação sobre o procedimento a seguir.

Não. Quando a assistência é necessária, fazem-se logo as gestões, diretamente, com o hospital ou centro médico.