E se este verão o destino fosses viajar dentro de Portugal? Com o início da época da balnear, a vontade de tirar uns dias de férias começa a falar mais alto, seja devido ao stress que a pandemia da covid-19 possa ter causado, seja devido ao nosso desejo de fuga da rotina. Se ainda não te sentes seguro para viajar para fora do nosso país, porque não viajar dentro de Portugal? E apreciar o país maravilhoso que temos!

A nossa gastronomia, as pessoas, o clima e a variedade de património natural e cultural fazem do nosso país um dos melhores destinos para te desligares da crise da covid-19.

Neste artigo, vamos contar-te como está a situação da pandemia neste momento, quais são as medidas que deves tomar e que locais não podes perder no nosso país. Vens daí?

Viajar em segurança dentro de Portugal 

Conhecer o nosso país pode ser uma grande aventura. Independentemente se vais mais para Sul ou mais para Norte, diversão não vai faltar.

Desde desportos aquáticos, paragliding, hiking, ou até mesmo aventurares-te num simples passeio de bicicleta por um caminho diferente, são tudo atividades que necessitam de uma proteção extra, para que, se alguma eventualidade aconteça, as tuas férias não fiquem estragadas.

Para que o faças com a maior protecção e segurança, criámos um seguro 100% pensado para as circunstâncias actuais. O IATI Escapadinhas, além de te proteger numa infinidade de atividades como roteiros rodoviários, passeios de bicicleta ou viagens com animais de estimação, possui coberturas especiais para cuidares de ti nos casos de covid-19. Isso significa que, se precisares de assistência para covid-19, terás cobertura bem como internamento, se necessário. Além disso, graças ao complemento opcional de Cancelamento de Viagem, poderás recuperar parte do dinheiro investido na tua viagem se tiveres que cancelá-la devido a um teste ao covid-19 teu, dos teus filhos ou dos teus pais.

Adquire já o teu seguro de viagem para Portugal e viaja com as melhores coberturas:

contratar seguro de viagem covid-19 para portugal

Medidas relacionadas com a covid-19 ao viajares por Portugal 

Neste momento, o governo de Portugal adotou medidas diferentes mediante o número de casos em cada concelho. Diferenciou os concelhos em “risco elevado” e “risco muito elevado”.

À data de inícios de agosto de 2021, a medida mais recente remete para a necessidade de, aos fins de semana, nos concelhos de risco elevado e muito elevado ser necessário entrar nos restaurantes com teste negativo ao covid-19 ou certificado digital de vacinação. Para ser possível fazer check-in num hotel em qualquer parte do país (independentemente de ser risco elevado ou muito elevado), também são necessários os mesmos requisitos. Esta exigência é também pedida a turistas internacionais.

Há recolher obrigatório?

Sim, nos concelhos em risco elevado ou muito elevado mantém-se a proibição de circular na rua em certos horários, vigorando recolher obrigatório entre as 23h e as 5h, todos os dias.

É obrigatório o uso da máscara em espaços públicos, desde que o espaço necessário de distância social não possa ser preservado. Em locais fechados, como, por exemplo, transportes públicos, o uso de máscara também é obrigatório.

Requisitos para viajar para a Madeira e Açores:

  • Madeira: É obrigatória a apresentação de resultado negativo no teste PCR realizado no máximo 72 horas antes da chegada à ilha. Este teste pode ser feito gratuitamente em Portugal Continental através de laboratórios autorizados pelo governo. Pessoas vacinadas com todas as diretrizes ou que comprovaram ter superado a doença recentemente não precisam de realizar o teste de PCR para viajar para a Madeira. Existe a opção de fazer um teste à chegada à Madeira, mas nesse caso terás de aguardar o resultado para poder circular livremente. Podes saber mais informações aqui.
  • Açores: Os maiores de 12 anos têm de apresentar teste PCR negativo para entrar na ilha se não receberam a vacinação completa há mais de 14 dias e não forem portadores do documento oficial. Podem fazer isso de forma gratuita nos diferentes laboratórios autorizados pelo governo. Para mais informações, consulta aqui. 

O que visitar quando viajares em Portugal neste verão

Agora que já sabes como é o cenário de viajar dentro Portugal neste verão, podes estar indeciso sobre qual o destino da tua viagem. Montanha, praia, campo? As opções são imensas! As cidades que te sugerimos hoje, por mais que possam ser muito conhecidas, são excelentes opções para redescobrires as maravilhas do nosso país.

Porto

O Porto é uma das nossas cidades preferidas, não só em Portugal, mas também na Europa. No artigo Descobre o Porto e deixa-te conquistar pelas belezas da Cidade Invicta falamos mais sobre este destino, mas toma já nota:

  • Passeia pelas margens do Douro para começar a apreciares o ambiente;
  • Fascina-te pela Ponte Dom Luis, assinada pelo próprio Gustave Eiffel;
  • Participa numa degustação dos incríveis vinhos do Porto numa das suas inúmeras adegas;
  • Faz uma visita ao majestoso Palácio da Bolsa;
  • Visita uma das mais belas livrarias do mundo, a Livraria Lello.

interior da livraria lello no Porto

Lisboa

A capital do país é, por si só, um bom motivo para viajar em Portugal neste verão. As casas antigas do bairro histórico de Alfama, as belas vistas do Castelo de São Jorge, a agitação da Praça do Comércio ou a tão famosa Baixa, são alguns dos locais que não podes perder.

Não hesites em embarcar no emblemático eléctrico “número 28”. Antes de partires para o teu próximo destino, a tua visita a Lisboa não pode faltar a dois locais obrigatórios: a monumental Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. E, se já vives na capital, deixamos-te algumas escapadinhas fabulosas para as tuas próximas férias:

  • Descobre a gastronomia piscatória da cidade de Cascais;
  • Visita as quintas vínicas da região de Lisboa;
  • Faz um retiro espiritual ou romântico na vila de Sintra – não te esqueças de passar pela Quinta da Regaleira;
  • Redescobre os parques da cidade – faz trekking no Parque de Monsanto, participa nos festivais ao ar livre do Out Jazz, perde-te nos jardins do bairro da Ajuda!
  • Leva a família ao belo Oceanário, no Parque das Nações.

torre de belém ou torre de são vicente

Algarve

Pode parecer um destino óbvio, mas há tanto para explorar no Algarve. Se para ti o principal objectivo de viajar em Portugal neste verão é relaxar com muito sol e praia, não hesites um momento: Algarve é a escolha certa!  As paisagens brutais que esperam por ti aqui são viciantes.  Águas cristalinas, areia fina e paredes de pedra monumentais esperam por ti para te proporcionar um verão de sonhos.

Para além de uma obrigatória passagem pelas praias, suas grutas e seus desportos aquáticos, recomendamos:

  • Fazer os trekkings dos passadiços algarvios;
  • Explorar a histórica cidade muralhada de Silves;
  • Ver o magnífico pôr-do-sol em Sagres;
  • Visitar o parque aquático Zoomarine;
  • Passear pelas salinas de Castro Marim.

grutas de benagil no algarve

Madeira

Queres viajar este verão em Portugal mas procuras algo mais “exclusivo”? Algo diferente e surpreendente? Madeira pode ser a solução. A pouco mais de uma hora de avião de Lisboa espera-te esta bela ilha rodeada pela imensidão do Oceano Atlântico.

Na tua visita à Madeira não podes perder o Funchal, a sua capital. Lá esperam-te locais como o colorido Mercado dos Lavradores, a rua Santa Maria com uma incrível arte urbana em forma de portas pintadas com belos motivos e a subida ao topo com o Teleférico do Monte para desfrutar de excelentes vistas panorâmicas.

Obviamente, num destino como este, uma ilha, o mar será o grande protagonista. Então prepara-te para sair para ver baleias e golfinhos em liberdade e praias lindas de águas cristalinas.

Piscinas naturais, caminhadas, cascatas … se a Madeira for o teu destino para este ano, de certeza que não te vais arrepender. Portugal está cheio de maravilhas e a Madeira é uma delas.

Raios de sol vindos das nuvens durante o nascer do sol nas montanhas do Pico Arieiro, na Madeira, em Portugal.

Coimbra

Coimbra está situada entre Lisboa e Porto, dois dos principais destinos para uma viagem dentro de Portugal neste verão. Muito provavelmente pode ser uma das opções do teu itinerário. Esta bela cidade vai fazer -te apaixonar pelo seu estilo medieval. Igrejas, pontes, ruas … tudo fará com que te sintas que voltaste atrás no tempo. A sua universidade é uma das mais antigas da Europa, dado que lecciona desde 1290, e oferece a possibilidade de subir ao topo para desfrutar de vistas que abrangem toda a cidade de Coimbra e o rio Mondego. Para além disto, também recomendamos uma passagem pelo Portugal dos Pequeninos, uma visita à Quinta das Lágrimas e, também por perto, vale a pena visitar as aldeias de Xisto da Lousã.

Poderíamos continuar este artigo indefinidamente para falar de todos os outros locais que vale a pena visitar em Portugal, mas para isso tens outros artigos do nosso blog , consulta “É Seguro viajar em Portugal” e “Documentos e requisitos para viajar em Portugal Continental, Açores e Madeira.”

Não esperes mais! Faz uma viagem como mereces e obtém já o melhor seguro de viagem para viajar dentro de Portugal, o IATI Escapadinhas:

 

viajar dentro de Portugal