Qual o melhor seguro de viagem para os Açores? Açores, um arquipélago descoberto pelos navegadores portugueses no século XV, repleto de paisagens maravilhosas e de praias com areia escura.

Composto por 9 ilhas de origem vulcânica, os Açores foram o destino Europeu mais seguro em 2020 e considerado o destino com as paisagens mais bonitas da Europa segundo a European Best Destination.

Se és um amante da natureza e um apreciador de boa gastronomia, então os Açores podem ser a escolha certa para o teu próximo destino. Fica connosco e descobre tudo aquilo que temos para te contar sobre as medidas de precaução para viajar neste maravilhoso arquipélago.

estrada com flores com vista para o oceano no fail no açores

Medidas covid-19 para viajar para os Açores

Para viajares para os Açores precisas de cumprir certos requisitos. Neste artigo da IATI, explicamos-te tudo.

  • Preencher o questionário da Autoridade de Saúde Regional nas 72 horas antes da tua partida. Após o preenchimento do questionário, é-te entregue um código que deverás utilizar para identificação junto da Autoridade de Saúde no desembarque. (obrigatório)

Para além deste questionário, precisas de uma destas opções:

  • O certificado digital COVID de vacinação da UE válido, isto é, 14 dias após a data da vacinação completa, já emitido pelas autoridades de saúde;
  • Certificado Digital de Recuperação, no entanto, alertamos que o mesmo apenas tem uma validade de 180 dias após a recuperação;
  • Certificado Digital Covid 19 de teste: para a sua emissão deves, nas 72 horas antes da tua viagem, realizar o teste de despiste numa rede de laboratórios convencionados do Governo Regional dos Açores, por todo o território nacional. Todos os testes realizados no âmbito de deslocações para os Açores num dos laboratórios convencionados são pagos pelo Governo Regional dos Açores.

Para saberes mais informações, consulta a página oficial do Governo dos Açores.

Importante: se a tua estadia em qualquer ilha do arquipélago se prolongar por sete ou mais dias, deves, no 6.º dia, a contar da data de realização do primeiro teste de despiste ao SARS-CoV-2, contactar a autoridade de saúde do concelho em que resides ou estás alojado, tendo em vista a realização de novo teste de despiste ao SARS-CoV-2, promovido pela autoridade de saúde local.

A máscara, o distanciamento social e a etiqueta respiratória devem ser respeitados por todos.

É importante referir que estas medidas estão atualizadas à data da publicação do presente artigo e que desta maneira as medidas podem sofrer alterações. Antes de embarcares, não te esqueças de verificar as fontes oficiais.

Como está a situação atual nos Açores: covid-19

A situação pandémica nos Açores está bastante controlada, contando atualmente com 457 casos positivos em todo o arquipélago, sendo que 383 dos casos dizem respeito à ilha de São Miguel. (informação de 18 de Agosto de 2021)

No que toca ao número de internamentos, o número é consideravelmente baixo, contando com 11 internados no Hospital dos Açores, apenas dois em Unidade de Cuidados Intensivos.

O Governo dos Açores tomou medidas de acordo com o risco de contágio, tendo criado uma matriz de risco de infeção, adoptado medidas diferenciadas. O nível de contágio divide-se em “alto”, “médio alto”, “médio”, “baixo”, “muito baixo” e por fim, “imunidade de grupo”.

Neste momento, São Miguel e Terceira são as únicas ilhas que se encontram caracterizadas com “baixo risco”, tendo adotado medidas próprias diferenciadas das outras ilhas. Corvo, Faial, Flores, Graciosa, Pico, Santa Maria e São Jorge, encontram-se com imunidade de grupo. A imunidade de grupo conta com “medidas de normalização”, com duas fases distintas. Para saberes mais sobre as medidas implementadas, consulta aqui.

lagoa das sete cidades açores

Porquê fazer um seguro de viagem para os Açores?

Um seguro de viagem, nos dias de hoje e com a situação em que vivemos, tornou-se algo essencial a levares na tua mala de viagem. Um seguro que te proteja em todos os momentos, quer em caso de covid-19, quer em caso de roubo de bagagem ou outra situação que te possa ocorrer. A IATI foi mais uma vez pioneira e todos os nossos seguros oferecem proteção contra a covid-19.

O melhor de contratares um seguro de viagem com a IATI é que podes cancelar a tua viagem em caso de teste positivo à covid-19, seja o teu, dos teus pais ou dos teus filhos. A opção de cancelamento é opcional e deve ser incluída na compra do teu seguro no prazo de 7 dias a partir da data de reserva da viagem.

Vais para os Açores para relaxar, divertir-te e ficar surpreendido. Mas, quer estejas a fazer um trilho pedestre pela ilha ou a desfrutar de uma sessão de mergulho na Graciosa, é possível sofrer um contratempo que se pode traduzir em algo muito chato. Com a IATI não tens que te preocupar com nada, asseguramos-te os melhores cuidados, para que sejas tratado da melhor maneira possível.

Queremos que desfrutes ao máximo a tua aventura e com um seguro IATI vais estar  totalmente tranquilo, seja a escalar uma montanha ou a relaxar na praia. Um seguro que cubra todas as possibilidades e que te possa auxiliar, nomeadamente, em viagens em família, viagens de aventura, viagens em caravana e/ou viagens com animais.

Para além de imprevistos médicos, roubos de bagagem e roubos de bicicleta podem também ser uma realidade. Então, vais deixar que isso atrapalhe a tua viagem?

Na IATI tratamos de tudo por ti.

viajar para os açores

Qual é o melhor seguro de viagem para os Açores?

Agora que já sabes o quão um seguro de viagem é importante para a tua viagem aos Açores, vamos falar sobre o seguro mais indicado para a tua viagem.

Na IATI criámos um seguro indicado para viagens e roadtrips em Portugal, o IATI Escapadinhas.

Um seguro 100% pensado para as circunstâncias atuais e muito económico.

Inclui coberturas específicas para:

  • Roadtrips, campismo e autocaravanas;
  • Desportos de aventura básicos + cicloturismo;
  • Cobertura para animais de estimação;
  • Tele-assistência;
  • Repatriação;
  • Bagagem;
  • Responsabilidade civil;
  • Cobertura covid-19;
  • Assistência médica até 50.000€.

Não esperes mais e obtém o melhor seguro de viagem para os Açores para viajares com a melhor cobertura.

viajar para os açores

Quanto me vai custar um seguro de viagem para os Açores?

IATI Mochileiro é o seguro de viagem mais completo para os Açores também pela sua incrível relação qualidade / preço.

E se te disséssemos que este seguro pode custar menos (por dia) que um café? É isso mesmo, podes viajar para os Açores, com a garantia da tua segurança, a partir de 0.47€ por dia.

Do que estás à espera?

O que não posso perder na minha viagem aos Açores?

Já tratámos de te informar sobre o melhor seguro de viagem para os Açores. Agora, queremos deixar-te algumas dicas daquilo que não podes mesmo perder. Se gostas de aventuras, então tens mesmo que experimentar algumas destas atividades!

gaivota nos açores

Canoagem

Um desporto muito requisitado nos Açores. É praticado tanto em águas interiores como em mar aberto. Podes explorar as escarpas que rodeiam as lagoas no fundo de caldeiras vulcânicas, remar à volta de pequenos ilhéus para observar aves marinhas e explorar grutas.

Mergulho

Os Açores são considerados um dos melhores lugares do mundo para a observação de cetáceos. Em todas as ilhas há diversas ofertas para fazeres mergulho.  Desde mergulhos costeiros, mergulhos em naufrágio, mergulho em grutas, mergulho com tubarões, e um dos ex-líbris dos Açores – o mergulho em montes submarinos remotos. A escolha é tua.

Observação de aves

Os Açores são conhecidos internacionalmente como destino para a observação de determinados grupos de espécies de aves. Podes observar aves marinhas e acidentais, oriundas do continente americano durante as épocas de migração. Priolo, canário-da-terra são algumas das espécies que podes observar.

Em todas as ilhas pode-se praticar observação de aves. Consulta aqui as espécies mais propícias de ver em cada ilha.

Parapente

Para muitos, um destino ótimo para a prática do parapente, com boas zonas de descolagem e aterragem.

Podes voar durante todo o ano, mas é no verão que a prática da modalidade é mais indicada.
Podes voar pelas crateras vulcânicas das Furnas, Lagoa do Fogo ou Sete Cidades, as praias e falésias costeiras também possibilitam voos extremamente divertidos.

Em Agosto há o festival de Parapente, contando com a presença de inúmeros pilotos nacionais e internacionais.

Para além destas aventuras que enumeramos, há imensas hipóteses para desfrutares ao máximo da tua viagem aos Açores. Vamos viajar juntos?

seguro de viagem para os Açores