A planear visitar o melhor destino insular da Europa? Qual, então, o melhor seguro de viagem para a Madeira?

A ilha da Madeira foi proclamada, pelo sétimo ano consecutivo, como “Melhor destino insular da Europa” nos conhecidos World Travel Awards, os mais conceituados prémios do turismo mundial.

Mais uma vez superando destinos como as Ilhas Canárias, Baleares, Malta, Sicília ou Açores, a verdade é que a Madeira, conhecida como “Hawai do Atlântico” é um destino incrível que deixa qualquer um dos seus visitantes apaixonado. Na IATI, líderes em seguros de viagens, preparámos este guia “Seguro de Viagem para a Madeira”, com o qual irás ficar a saber qual o melhor seguro de viagem e garantir que não perderás absolutamente nada dos seus principais tesouros.

Continua a ler, enquanto te levamos numa viagem épica à Madeira cheia de natureza, falésias, praias e locais de encanto que não vais querer perder.

Medidas covid-19 para viajar para Espanha

Para entrares na Madeira ou Porto Santo, deves preencher o inquérito epidemiológico. É obrigatório.

Pala além do preenchimento do questionário, precisas de ser portador de um teste de rastreio à covid-19 negativo, este teste tem de ser obrigatoriamente PCR. O Governo da Madeira financia os testes, tendo uma rede de laboratórios disponíveis  pelo país, para que escolhas o mais conveniente para ti. Consulta aqui quais os consultórios com protocolo ativo.

Se já fores portador do certificado de vacinação (documento que comprova a vacinação completa) e/ou comprovativo de recuperado COVID-19 até 180 dias, passas a ser elegível de entrada direta na Região Autónoma da Madeira, sem necessidade de testagem.

A triagem térmica é obrigatória para todos os passageiros desembarcados nos aeroportos da Região Autónoma da Madeira, sem exceção.

Por último, mas não menos importante, deves respeitar todas as orientações transmitidas pela Autoridade Regional de Saúde. Se queres saber se é seguro viajar para a Madeira, mesmo com o covid-19, consulta aqui o nosso artigo.

Como está a situação atual na Madeira: covid-19

Atualmente, a Região Autónoma da Madeira (RAM) apresenta um quadro epidemiológico controlado, com uma baixa taxa de infeção e de casos ativos, conforme dados publicados pela Autoridade Regional de Saúde.

Porquê fazer um seguro de viagem para a Madeira?

Não é apenas fora do nosso país que incidentes acontecem. Em viagem, o imprevisível acontece e um azar pode custar uma fortuna. Desde perdas de bagagem, roubos de bicicletas, algum incidente com o teu animal de estimação (se viajar contigo) ou até mesmo uma simples entorse enquanto exploras a ilha podem arruinar a tua viagem. Para que a tua viagem não saia prejudicada de maneira nenhuma, na IATI temos seguros adequados ao teu destino.

Ainda para mais, com a situação causada pela covid-19 ainda se torna mais importante e fundamental a contratação de um seguro. A IATI foi mais uma vez pioneira e todos os nossos seguros oferecem proteção contra a covid-19.

E sabes o melhor? Ao contratares um seguro de viagem com a IATI, podes cancelar a tua viagem em caso de teste positivo à covid-19, seja o teu positivo, dos teus pais ou dos teus filhos. A opção de cancelamento é opcional e deve ser incluída na compra do teu seguro no prazo de 7 dias a partir da data de reserva da viagem.

Vamos garantir a tua segurança? Na IATI queremos garantir a tua máxima proteção.

viajar para a madeira

Qual é o melhor seguro de viagem para a Madeira?

O IATI Escapadinhas é o teu aliado perfeito para esta viagem.

Um seguro 100% pensado para as circunstâncias atuais e muito económico. Feito especialmente para viagens mais curtas e roadtrips por Portugal.

Inclui coberturas específicas para:

  • Roadtrips, campismo e autocaravanas;
  • Desportos de aventura básicos + cicloturismo;
  • Cobertura para animais de estimação;
  • Tele-assistência;
  • Repatriação;
  • Bagagem;
  • Responsabilidade civil;
  • Cobertura covid-19;
  • Assistência médica até 50.000€.

Queres saber mais sobre o IATI Escapadinhas? Clica aqui.

Quanto me vai custar um seguro de viagem para a Madeira?

Vamos diretos ao assunto. Este seguro tem uma ótima relação qualidade/preço. Podes estar descansado a partir de 0,47€ por dia. 

O que não posso perder na minha viagem à Madeira?

Funchal

Uma viagem à Madeira geralmente começa na capital da ilha, Funchal. O Funchal é o local mais animado para ver na Madeira, com um grande número de propostas interessantes para todos os visitantes. Com ruas íngremes e muito para oferecer. Esta cidade devia ter direito a um artigo exclusivo, no entanto, se tivéssemos que resumir o essencial a visitar, seria:

  • Teleférico do Funchal: Uma excelente forma de conhecer a Madeira é apanhar o Teleférico do Monte para ultrapassar os mais de 500 metros de desnível até à parte alta da cidade. Ali, para além das incríveis vistas panorâmicas da cidade com o Oceano Atlântico como pano de fundo, esperam por ti locais imprescindíveis para ver no Funchal, como a Igreja de Nossa Senhora do Monte onde repousam os restos mortais do Imperador Carlos I da Áustria.
  • Jardim Botânico da Madeira: A Madeira é também conhecida como a “Ilha das Flores” pela enorme variedade de flores que o clima único da ilha oferece. O Jardim Botânico da Madeira, no Funchal, é um local ideal para as desfrutar.
  • Forte de Santiago: Construído no século XVII virado para o mar, serviu para proteger a Madeira dos diversos ataques de piratas.
  • Rua de Santa María: Apesar de recomendarmos que não te percas a caminhar pela parte antiga da cidade, não podes perder a sua rua mais famosa, a Rua de Santa María. Nela, além das mais variadas lojas, espera por ti a arte de rua que pinta muitas das suas portas. Uma beleza para veres na Madeira que não podes perder!
  • Mercado dos Lavradores: Aquele que é o principal mercado da Madeira vale bem a pena a sua visita no Funchal. Graças ao clima da ilha, encontrarás um mosaico colorido composto pela grande variedade de frutas lá existentes.

mercados a visitar na ilha da madeira

Santana

Santana é a segunda maior cidade do arquipélago e, sim, deveria estar na tua lista de coisas para ver na Madeira. A grande atração desta localidade, que atrai milhares de viajantes, são as suas casas tradicionais. As Casinhas de Santana são conhecidas pela sua forma triangular, em que a cobertura é feita de palha seca e flores à volta das janelas com fachadas coloridas. Embora ainda habitadas, algumas estão abertas ao público como casa-museu e é possível visitá-las.

Depois de conheceres ao pormenor estas casas de arquitectura tradicional, vai ao Parque Temático de Santana. Nele poderás conhecer, a partir de divertidas atracções, a evolução, história e segredos desta zona para conhecer na Madeira. Não percas!

o que visitar na madeira

Porto Moniz

Seguimos o percurso dos locais a visitar na Madeira com outro pitoresco ponto a visitar. A pequena vila de Porto Moniz, situada no noroeste da ilha, tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas numa época em que o turismo está a regressar à sua normalidade, as suas ruas e costa estão repletas de viajantes que querem aproveitar ao máximo esta pequena vila.

A principal atração de Porto Moniz são as famosas Piscinas Naturais de Porto Moniz. Estão totalmente equipadas para um mergulho seguro, com diferentes zonas onde te podes esticar ao sol, tanto no chão como em espreguiçadeiras, bem como ótimos acessos, que facilitam o mergulho nestas incríveis águas turquesa. O acesso ás piscinas está aberto das 9 da manhã às 5/7 (inverno ou verão) da tarde e o preço de entrada é simbólico, 1,50 euros, o que permite também o acesso aos balneários e ao refeitório.

Sendo um local tão único, costuma ser frequentado por turistas que visitam a ilha, mas, mesmo assim, vale totalmente a pena entre os locais a visitar na Madeira. Se procuras uma alternativa com menos gente, não muito longe dali encontras as Piscinas Naturais Velhas que, apesar de terem menos infraestruturas, são também um local espectacular.

piscinas naturais madeira

Outros sítios na Madeira – o que ver

Para além do Funchal ou de cidades que merecem uma visita, existem várias aldeias a não perder num percurso pelos locais a visitar na Madeira. Inclui no teu itinerário:

  • Câmara do Lobos: Esta pequena vila piscatória foi o primeiro povoado da ilha, em 1430. Por isso, poderás visitar alguns dos locais históricos mais antigos da Madeira. A Capela dos Pescadores ou o Convento de São Bernardino são dois exemplos disso. Visita o Cabo Girão, a segunda falésia mais alta do mundo que oferece vistas de cortar a respiração.
  • Machico: Uma boa parte de edifícios históricos com mais de 450 anos esperam por ti, praias onde podes desfrutar de um banho relaxante e opções de caminhos que não podes perder se quiseres incluir caminhadas na tua viagem à Madeira.
  • Caniço: Localizada na zona mais vulcânica da ilha, foi um ponto-chave da indústria baleeira até que a caça e o comércio destes animais foram proibidos em 1981. No Museu da Baleia pode-se conhecer a sua história. Faz o percurso até ao Miradouro Bahía d’Abra, um lugar onde as imensas paredes da Península de São Lourenço se quebram contra o mar.

Porto Santo

Se escolheste esta ilha como destino da tua viagem, é bem possível que um dos teus planos seja deitares-te na praia para desfrutares do sol, do mar e da areia. Se esse é um plano essencial para ti, avisamos-te que a Madeira não é uma ilha que se destaca pelo seu areal. São areias pretas, devido à sua origem vulcânica e à sua orografia. A ilha vizinha, de Porto Santo é a outra ilha habitada do arquipélago e é aquela em que podes desfrutar de uma areia mais clarinha.

Caminhadas na Madeira

Não queremos fechar esta lista de coisas para fazer na Madeira sem falar de uma das principais atividades da ilha, os trilhos. Se és um amante de passeios, aqui terás todos os tipos de percursos ao teu alcance.

O clima particular da ilha resulta em impressionantes bosques húmidos infestados de fetos, como os percursos da Levada do Caldeirão Verde ou da Levada das 25 fontes.

Também poderás explorar paisagens vulcânicas em que o clima será árido e o protetor solar se tornará um aliado essencial.

trilhos pedestres na madeira

Adquire já o seu seguro de viagem para a Madeira e desfruta desta maravilhosa ilha sem preocupações!

seguro de viagem para a Madeira