O voluntariado é uma experiência enriquecedora que pode mudar a nossa vida. Embora seja vulgarmente associado a uma prestação de ajuda ou serviço, é muito mais aquilo que ganhamos com o voluntariado do que aquilo que conseguimos dar. O voluntariado faz de nós melhores pessoas e cidadãos mais conscientes do mundo em que vivemos. Cada vez mais surgem ofertas de voluntariado internacional nas mais diversas áreas e países.

Neste sentido, a IATI Seguros organizou um guião essencial onde compilamos as principais plataformas com projetos de voluntariado além-fronteiras. Porém, antes de mais, não se esqueça de subescrever o seu seguro de viagem com a IATI Seguros para que possa desfrutar de uma experiência com a máxima segurança.

Voluntariado nas Nações Unidas

“International UN Volunteers promote peace and development in communities around the globe, while upholding the ideals and aspirations of the United Nations.”

Todos os anos as Nações Unidas lançam cerca de 2000 projetos de voluntariado, nas mais diversas áreas, desde Gestão e Desenvolvimento de Projetos, Assuntos Legais, Ciência Política, Engenharia, Saúde, etc. Os voluntários internacionais provêm de cerca de 160 países, promovendo um espírito multicultural, com diferentes ideias e backgrounds. Os requisitos mínimos necessários para se tornar voluntário das Nações Unidas são ter idade mínima de 25 anos, um grau de formação superior, pelo menos 2 anos de experiência profissional na área e bons conhecimentos linguísticos de inglês, francês ou espanhol.

Nações Unidas Voluntariado

AIESEC – Global Volunteer

“Global Volunteer is a cross-cultural experience for youth who want to gain personal development and leave an impact on the world.”

A AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes. A Global Volunteer é uma das vertentes da AIESEC que engloba projetos de voluntariado internacional. Estes projetos destinam-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, provenientes de cerca de 120 países. Para se poder candidatar terá primeiro de criar um perfil no Portal de Oportunidades da AIESEC. Os projetos têm uma duração média de 6 a 8 semanas, e ocorrem nos mais variados países como Nigéria, Egito, Turquia, Índia, Indonésia, etc.

Serviço de Voluntariado Europeu

“O objetivo do Serviço Voluntário Europeu (SVE) é desenvolver a solidariedade e promover uma cidadania ativa, bem como um entendimento mútuo entre os jovens.”

O Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) é uma plataforma que visa promover a solidariedade entre jovens. Além dos benefícios que traz às comunidades locais, estes projetos de voluntariado permitem aos jovens adquirirem novas competências sociais, pessoais e linguísticas. Os projetos de voluntariado do SVE tem uma duração mínima de 2 semanas e máxima de 12. Destinam-se a jovens adultos entre os 17 e 30 anos.

As principais áreas de incidência são cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. O SVE não realiza intervenções em áreas de risco ou em situações de pós-crise.

Jovens Voluntariado Europeu

AMI

“Temos desde 1984 uma única missão, ajudar o ser humano. Não importa quando, como e onde. Do indivíduo à escala global enfrentamos todos os desafios com a mesma atitude.”

A AMI foi fundada em 1984 e desde então já desenvolveu projetos em cerca de 82 países em todo o mundo. É uma fundação que realiza três tipos de intervenções, nomeadamente missões de emergência, missões de desenvolvimento com equipas expatriadas e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais (PIPOL). Os projetos podem durar entre algumas semanas até alguns meses. Geralmente são programas de longa duração que requerem médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, engenheiros, etc. Para se ser voluntário na AMI é necessário realizar uma pequena formação, toda a informação necessária é disponibilizada no site.

Global Volunteers

“Volunteering abroad holds magic on so many fronts. It’s the springboard for my global explorations. I can’t imagine one without the other anymore.”

A Global Volunteers é uma associação sem fins lucrativos que promove a paz e a justiça em todo o mundo através de parcerias com outras organizações. Apoia o desenvolvimento humano e económico, trabalhando arduamente em 3 focos principais – fome, saúde e conhecimento.

Criada em 1984, a Global Volunteers já teve 34000 voluntários internacionais a dar o seu apoio em mais de 200 comunidades espalhadas em cerca de 35 países. Alguns desses países englobam a China, Cuba, Equador, Nepal, Tanzânia, Vietname, Grécia, Peru e Polónia.

CCS – Cross Cultural Solutions

“Excellence is a driving mantra for Cross-Cultural Solutions. First and foremost, the CCS model produces real difference for developing communities and empowers local home grown non-profits, fostering sustainability.”

A CCS tem como missão principal melhorar as condições de saúde e acesso à educação para crianças em países em desenvolvimento. A CCS existe há cerca de 24 anos e já trabalhou com mais de 35 000 voluntários. Os projetos disponíveis atualmente passam pela Costa Rica, Gana, Guatemala, Peru, Tailândia e Grécia (campos de refugiados), com a duração de 1 até 12 semanas. Estes projetos de voluntário têm a única desvantagem de serem pagos.

Para Onde

“O mundo, fora de Portugal ou ao lado de casa, não é só aquilo que conheces e há muito para explorar, tanto para conhecer e muito para dar.”

A Para Onde é uma associação portuguesa sem fins lucrativos existente há cerca de 3 anos. Esta associação oferece projetos de voluntariado tanto em Portugal como no estrangeiro, que podem ser de curta (2 semanas) ou longa duração (vários meses). A nível internacional a Para Onde atua em áreas como poio infantil/juvenil, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto, apoio a migrantes e refugiados, etc. Só em 2017 foram concretizados cerca de 300 projetos de voluntariado além-fronteiras. A própria associação oferece também uma pequena formação para todos aqueles que se candidatem a um dos muitos projetos de voluntariado disponíveis.

Workaway e Worldpackers

A Workaway e Backpacking não são plataformas dirigidas diretamente ao voluntariado internacional. No fundo, ambas são plataformas independentes, onde qualquer pessoa pode colocar um anúncio de voluntariado e outras poderão então ver o anúncio e candidatar-se. E não funciona apenas para voluntariado, existem também ofertas de trabalho em troca de alojamento, entre outros. A diferença é que os projetos encontrados nestes sites são organizados por pequenas associações, normalmente sediadas em países em desenvolvimento, que ainda não têm a dimensão suficiente para terem a sua própria plataforma de voluntariado online. Ainda assim, existem aqui imensas oportunidades de voluntariado incríveis.

Workaway Trabalhar em Voluntariado

WWF – World wide Fund for Nature

“Our mission is to conserve nature and reduce the most pressing threats to the diversity of life on Earth.”

A WWF é uma ONG sem fins lucrativos com a sua própria vertente em Portugal, a Associação Natureza Portugal (ANP).

A WWF atua em seis áreas principais: Clima, Água, Vida Selvagem, Florestas, Oceanos e Comida. A sua missão principal passa por promover a conservação da biodiversidade e ecossistemas florestais bem como a promoção da sustentabilidade ambiental e consumo energético. Existem vários projetos internacionais no Butão, Índia, Madagáscar, Paraguai e Senegal.

Conteúdo Relacionado