Hoje levamos-te a descobrir o Alentejo… uma das regiões mais pitorescas de Portugal Continental.

Neste artigo sugerimos-te várias atividades e experiências, para poderes usufruir ainda mais do Alentejo! Seja uma viagem com amigos, família, ou até mesmo individual, esta bonita região irá marcar-te para sempre. Contrata o teu seguro IATI Básico, perfeito para uma escapadela por Portugal e parte à descoberta de uma das zonas menos conhecidas do nosso país!

panoramica da cidade e castelo de arraiolos

O que ver no Alentejo

Nesta região cheia de histórias e tradições, podes-te perder pelos seus castelos e ruas estreitas, dar mergulhos nas praias alentejanas, passear de barco pelas tranquilas águas do Alqueva ou até mesmo, fazeres caminhadas pelas planícies douradas.

Castelos: cidades, vilas e aldeias

castelo de marvao ao por do sol

Ao percorreres o Alentejo, irás deparar-te com uma grande diversidade de cidades, vilas e aldeias com tradições comuns, mas com traços próprios! O ideal é que escolhas algumas mais emblemáticas e outras menos conhecidas, para que te possas aperceber das diferenças.

Após a escolha, visita os seus centros históricos, os museus e se tiveres oportunidade, visita alguns artesãos.

No Alentejo, irás encontrar muitos castelos também. Dada a sua proximidade com a fronteira, esta região foi muito importante para a história portuguesa!

Alguns dos castelos que te sugerimos são Castelo de Vide, Marvão, Elvas e Évora, mas existem muitas mais para explorar.

Praias e areias douradas

praia da amoreira

Se és amante de praia, no Alentejo encontras areais extensos e cuidados, com mais de 30 praias com bandeira azul. Algumas delas com falésias, que proporcionam paisagens de cortar a respiração.

As praias do Alentejo, com os fáceis acessos e boas infraestruturas, são também muito procuradas por praticantes de modalidades aquáticas, como o surf e o bodyboard.

Não percas, entre outras, a praia de Vila Nova de Mil Fontes, Porto Corvo e Zambujeira do Mar.

Barragens e lagoas

barragem do alqueva vista desde monsaraz

Ao deslocares-te pela região, vais-te aperceber que no Alentejo existem várias barragens e lagoas, que acumulam água para abastecimento das populações e para uso agrícola, mas que cada vez mais, são usadas para desportos náuticos como a canoagem ou o SUP.

A mais famosa é a Barragem do Alqueva, e no seu cais, existem pequenos cruzeiros que te levam a navegar pelas aldeias ribeirinhas.

Gastronomia Alentejana

vários tipos de queijos alentejanos

Viajar também é sinónimo de gastronomia, e no Alentejo não te vais desiludir.

As famosas açordas alentejanas, onde adicionam o pão alentejano ao molho de tomate, as migas com carne de porco, o sarapatel, a cabeça de xara e carne de porco à alentejana, são alguns dos pratos obrigatórios para quem lá passa.

Nas zonas mais costeiras, os pratos mais habituais são as massadas de peixe, as feijoadas de búzios, as Caldeiradas e as Cataplanas de peixe fresco, pescado naquelas zonas.

No que diz respeito a sobremesas, terás que provar a Sericaia e o Pão de Rala, doces tradicionais que abundam em açúcar e ovos.

Vinhos e Adegas

vinhas alentejanas

A par da gastronomia, o vinho é outro ex-libris desta região. Com um clima seco e as características únicas do solo alentejano, os viticultores têm as condições perfeitas para a elaboração de vinhos de excelente qualidade. O tinto é um vinho bem encorpado, com aroma a frutos silvestres e muito rico em taninos. Já o branco, não é tão encorpado, apresentando um cariz mais suave com aromas de frutos tropicais.

Aproveita a oportunidade e visita uma Adega!

Monumentos Megalíticos

cromeleque de almendres

No Alentejo, existe uma grande concentração de monumentos megalíticos e, porque não aproveitares para viajar até ao passado? aproveita e faz uma visita ao Menir dos Almendres, à Anta Grande do Zambujeiro e ao Cromeleque dos Almendres, o maior monumento megalítico da Península Ibérica e um dos mais antigos do mundo.

Atividades únicas e originais

sobreiros tipicos dos montes alentejanos

Aproveita a passagem no Alentejo, para viveres experiências únicas e diferentes. Por toda a região, o Birdwatching é uma atividade que cada vez mais tem mais adeptos. Um passeio de balão, também é uma boa aposta já que o clima é perfeito para este tipo de atividades.

Para terminar, uma visita ao Centro de Ciência Viva das Minas do Lousal, para conheceres as antigas rotinas diárias de uma pequena aldeia mineira que há alguns anos, extraiam pirites de cobre das profundezas.

 

Autor: Ricardo Couto, Gato Vadio

Conteúdo Relacionado