Seria um milagre se não te apaixonasses pelo México desde o primeiro dia que lhe colocas os olhos em cima. Há tanto para ver e fazer no México que uma viagem simplesmente não seria suficiente. Para além das praias da Riviera Maya que aparecem em todas os catálogos turísticos, este enorme país norte-americano pode gabar-se de história em cada esquina, gastronomia deliciosa, paisagens naturais incríveis, tradições únicas, pessoas incríveis e muito mais. Não hesites em embarcar nesta aventura, o México ficará rapidamente gravado no teu coração graças aos destinos que nós na IATI, especialistas em seguros de viagem, te vamos recomendar.

Viajar em segurança pelo país

Este país é um destino maravilhoso que encanta todos os que o vêm visitar. Como verás, as possibilidades das coisas a fazer no México são praticamente infinitas. Por este motivo, e como o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste, é essencial ter um seguro de viagem para o México que te garanta a melhor protecção desde o início até ao fim da sua aventura. O IATI Mochileiro é uma política completamente concebida para um destino como este e cuidará de ti tanto em questões de saúde como em relação a quaisquer incidentes que possam ocorrer durante a viagem. Não esperes mais, viaja com paz de espírito e obtém já a tua apólice:

Tulum

Um dos melhores lugares, tanto pela sua beleza como pelo seu conforto, para iniciares a tua rota para o México é Tulum. Esta pequena cidade no sul da Riviera Maya, a algumas horas de Cancun, ainda conserva o encanto dos primeiros dias do turismo de praia no Mar das Caraíbas. Para além de teres uma das praias mais paradisíacas desta costa, Playa Paraiso, com quase 2 quilómetros de areia banhada por águas transparentes, Tulum é o lar de uma das mais impressionantes ruínas maias: as ruínas de Tulum.

Visita o recinto arqueológico de manhã cedo e evita os milhares de viajantes que passam por lá todos os dias. Vais-te apaixonar pela arquitetura Maia, especialmente El Castillo, empoleirada num penhasco com vista para o Mar das Caraíbas. A combinação da estrutura, a pequena praia e a cor azul da água é única no mundo. E não acaba aí! Leva o teu fato de banho, uma “torta” (como são chamados os aperitivos no México) e alguma água, pois existe uma praia espectacular no complexo arqueológico de Tulum que merece ser experimentada.

Por outro lado, perto de Tulum existem outros lugares interessantes para ver no México, como as ruínas maias de Cobá, o Gran Cenote ou o cenote Carwash. Por todas estas razões, recomendamos-te que passes pelo menos 3 dias em Tulum e desfrutes deste pequeno recanto do México à tua vontade.

Ruínas de Tulum no México

Cidade do México

Somos grandes fãs de visitar a capital de um país sempre que viajamos. Por muito que viajemos por um destino, fazer uma paragem na sua cidade mais importante dar-nos-á uma imagem mais completa de como é viver lá. Portanto, o nosso conselho é que incluas pelo menos alguns dias na Cidade do México na tua lista de lugares a visitar no México. Esta mega-cidade tem carisma e um centro de cidade animado. Começa com a Plaza Mayor ou Zócalo Central, onde encontrarás a Catedral Metropolitana, o símbolo da Cidade do México.

Depois continua para outros bairros encantadores tais como Colonia Roma e Colonia Condesa. Nos últimos anos, tornaram-se os distritos mais na moda da Cidade do México e seria uma pena se não experimentasses um pouco da atmosfera moderna que os caracteriza.

Uma vez riscado da tua lista de coisas a fazer na Cidade do México, é tempo de visitar a Zona Arqueológica de Teotihuacan. Localizado a menos de 50 quilómetros da capital, “o lugar onde os homens se tornam deuses” é um dos locais mais impressionantes para se ver no México.

homem sentado numa rua do méxico

Chichén Itzá e Valladolid

Yucatán é um dos estados mais visitados no México, mas o lugar mais famoso de todos é Chichén Itzá. Declarada Património Mundial pela UNESCO em 1998 e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007, a Pirâmide de Kukulkan é a sua principal atracção e atrai quase um milhão de pessoas por dia que a contemplam com intriga.

Embora visitar Chichén Itzá já seja uma razão poderosa para viajar para esta parte do México, a nossa recomendação é passar pelo menos alguns dias em Valladolid. Denominada Pueblo Mágico, uma designação dada pelo Ministério do Turismo mexicano a certos lugares encantadores do país, as suas ruas irão transmitir a tranquilidade e a alegria com que os Yucatecas vivem. Começa na Igreja de San Servasio, na Praça Principal, e caminha ao longo do Callejón de los Frailes, cheio de fachadas coloridas, até chegar ao Convento de San Bernardino, um dos conventos mais históricos da região.

Além disso, perto de Valladolid, encontrarás alguns dos cenotes mais impressionantes da península de Yucatan. Toma nota destes nomes: Samulá, Xkekén, Palomitas, Ik Kil e Zací, como são alguns dos cenotes mais bonitos a ver no México.

ruína maia chichen itza méxico

Mérida

Se gostaste de Valladolid, espera até chegar a Mérida. A capital do estado de Yucatán não só tem lugares bonitos e históricos para visitar, mas é também uma grande base para explorar outros lugares encantadores para ver no México, na zona circundante. Por exemplo, a cidade maia de Uxmal, de que mal se fala, mas que, na nossa opinião, é uma das mais belas do país; o Pueblo Mágico de Izamal, cheio de casas coloniais e igrejas pintadas de amarelo; ou os cenotes de Homún, muito diferentes dos da Riviera Maia e pouco conhecidos.

Por outro lado, em Mérida poderás mergulhar na cultura Yucateca sem sequer te aperceberes disso. Terás múltiplas oportunidades para provar a cozinha da região, como a cochinita pibil ou agua de chaya e, com sorte, poderás fazer parte de uma das mais belas celebrações do Dia dos Mortos no México.

edificio laranja e branco no méxico

San Cristobal de las Casas

Vamos agora ao estado de Chiapas, para vos falar de outro Pueblo Mágico (Cidade Mágica) para ver no México. San Cristóbal de las Casas irá cativar-te assim que chegares. Todos os seus visitantes são cativados pelas suas ruas calcetadas ladeadas por casas coloridas e as suas praças presididas por igrejas sóbrias mas animadas pela alegria da marimba e dos mercados de artesanato locais. Mas também há muito para ver em San Cristóbal de las Casas e arredores, razão pela qual reunimos um guia para te ajudar a aproveitar ao máximo os teus dias lá. A propósito, não subestimes os encantos de “SanCris” e tenta ficar pelo menos 3 dias inteiros.

pessoas perto da San Cristobal de las Casas

Guanajuato

O estado de Guanajuato pode gabar-se de algumas das mais belas cidades a ver no México. O primeiro que vem à mente é San Miguel de Allende, declarado Património Mundial da UNESCO em 2008. Embora a sua monumental praça, onde se destaca a arquitectura da Igreja de São Miguel Arcángel, seja o que chama primeiro à atenção, a verdade é que São Miguel de Allende pode ser desfrutado simplesmente passeando pelas suas ruas coloridas, pelos seus mercados de artesanato ou provando alguns bons chilaquiles.

Outra coisa essencial a fazer no México, estando perto de San Miguel de Allende, é visitar Guanajuato. A capital do estado também goza de encanto nas suas ruas, cheias de cor e alegria, especialmente se por acaso se apanhar uma callejoneada. Este é um passeio musical pelas ruas de Guanajuato realizado por uma “estudiantina”, ou seja, uma associação de jovens estudantes universitários, que levam os visitantes pelos seus recantos enquanto cantam poemas de amor ou contam curiosidades sobre a sua cidade. Algo altamente recomendado para fazer no México!

Basilica Guanajuato no méxico

Bacalar

Um dos mais belos paraísos naturais a ver no México é, sem dúvida, o Bacalar. Nesta pequena cidade encontrarás a chamada “Lagoa das Sete Cores“, uma lagoa que poderia facilmente confundir-se com um mar de águas transparentes cheio de vida. A verdade é que se trata de um sistema de água doce, onde se podem encontrar os organismos mais antigos do planeta: os estromatólitos. Recomendamos que passes pelo menos alguns dias neste canto do sul do México, percorrendo a lagoa de barco, dando um mergulho e desfrutando da tranquilidade desta aldeia piscatória com um passado de piratas.

Também, muito próximo de Bacalar é um dos paraísos de mergulho do México: Mahahual. Se és um amante deste desporto, não percas a oportunidade de fazer alguns mergulhos no famoso Banco Chinchorro.

Lagoa Bacalar na Quintana Roo no México

Riviera Maya: Cancun, Playa del Carmen, Akumal, Cozumel…

O que seria uma lista de lugares a visitar no México sem incluir a Riviera Maya? Esta é a região mais popular do país e a que tem atraído mais turistas durante décadas. Não surpreendentemente, a Riviera Maia não só conta com praias espectaculares, mas também ruínas maias próximas, cenotes e mergulhos de classe mundial.

Embora Cancun tenha algumas das praias mais conhecidas, encorajamos-te a ficar em Playa del Carmen, um local mais agradável e económico que lhe permite aceder a uma multiplicidade de lugares de autocarro. As nossas praias favoritas são Xpu-Há, Xcacel e, claro, Akumal, onde (sempre seguindo as directrizes para evitar o turismo irresponsável com animais) se pode nadar com tartarugas.

Por outro lado, em frente à Playa del Carmen está outro dos lugares mais bonitos para se ver no México: Cozumel. Esta ilha está localizada junto ao segundo maior recife do mundo, pelo que, para além das suas praias espectaculares, é um paraíso para o mergulho.

vista aérea de hóteis e resorts na riviera maya no méxico

Palenque

Embora já tenhamos incluído algumas cidades maias na nossa lista das melhores coisas a fazer no México, não podíamos deixar de fora uma das nossas favoritas: Palenque. Localizada no coração da selva Lacandon, no estado de Chiapas, Palenque não era apenas uma das cidades mais importantes da civilização Maia, mas muitas das suas estruturas encontram-se num estupendo estado de conservação. Além disso, o museu do sítio arqueológico vai-te permitir aprofundar a sua história.

A partir de Palenque podes também visitar outras jóias de Chiapas: as cascatas de Agua Azul e Misol-Há, assim como os sítios arqueológicos de Yaxchilán e Bonampak.

pessoas a andar em direção ao Palanque no méxico

O que achaste desta selecção de coisas a fazer no México? Já sabes quais queres visitar? Para te ajudar a organizar a tua viagem, preparámos estes 3 guias essenciais que não vais querer perder:

o que ver e o que fazer no méxico