É seguro viajar para os Açores? Ainda vais a tempo de desfrutar de uma escapadinha ao arquipélago que foi eleito destino “Quality Coast”  de Platina, o prémio internacional que distingue a qualidade ambiental costeira para um destino sustentável. Para além disso, foi também eleito o destino de eleição dos Portugueses neste verão, juntamente com a Madeira.

Portanto, se está nos teus planos conhecer os Açores e se ainda tens dúvidas sobre a sua segurança, principalmente agora devido à covid-19, fica connosco e descobre o que precisas para entrar no arquipélago. Vamos te contar como está a situação atualmente, bem como algumas dicas gerais de segurança.

Vens daí?

edificio branco no cimo de uma montanha

Como está a situação atualmente nos Açores devido à covid-19?

Podemos afirmar que, atualmente a situação está bastante controlada e que os casos de infeção são consideravelmente baixos. Ao dia deste artigo, dia 28 de Setembro, os Açores contam apenas com 14 novos casos de infeção, sendo que 13 são em São Miguel e 1 no Faial, somando um total de 122 casos ativos.

No que toca a hospitalizações estão internados 5 doentes, sendo que um encontra-se nos cuidados intensivos. (Fonte: Diário de Noticias)

Relativamente à vacinação, 78,8% da população tem a vacinação completa.

O Governo dos Açores tomou medidas de acordo com o risco de contágio, tendo criado uma matriz de risco de infeção, adoptado medidas diferenciadas. O nível de contágio divide-se em “alto”, “médio alto”, “médio”, “baixo”, “muito baixo” e por fim, “imunidade de grupo”.

Neste momento as ilhas encontram-se com um nível de contágio “muito baixo” – São Miguel, Terceira e Flores e em “imunidade de grupo” – Corvo, Faial, Graciosa, Pico, Santa Maria e São Jorge, significando que as medidas não são muito restritas, sendo que o critério para uma ilha pertencer à imunidade de grupo tem que estar, sem transmissão comunitária, catorze dias após 70% da população estar vacinada totalmente vacinada contra a covid-19.

É importante referir que estas medidas estão atualizadas à data da publicação do presente artigo e que desta maneira as medidas podem sofrer alterações. Antes de embarcares, não te esqueças de verificar as fontes oficiais.

É seguro viajar para os Açores apesar do coronavirus?

Respondendo a esta pergunta que todos queremos saber, podemos afirmar que sim, os Açores são um destino com uma situação pandémica controlada e, se tomadas todas as medidas impostas, é seguro viajar para este arquipélago.

Para que possas esclarecer todas as tuas dúvidas antes de embarcares, deixámos as respostas às perguntas mais frequentes.  Queremos que a tua viagem seja o mais tranquila, segura e informada possível.

É necessário realizar teste ao covid-19?

Se fores portador do Certificado Digital COVID da UE de Vacinação válido, isto é, 14 dias após a data da vacinação completa, já emitido pelas autoridades de saúde de cada país europeu, não necessitas de realizar testes de despiste para a infeção por SARS-CoV-2.

Se fores portador do Certificado Digital de RECUPERAÇÃO, é de notar que estes tem uma validade de 180 dias após a recuperação, também não precisas de realizar teste.

O meu filho/a tem 10 anos, precisa de fazer teste?

Não, passageiros com idade igual ou inferior a doze anos, não precisam de apresentar teste no momento da viagem.

Para consultares as outras excepções à apresentação do teste no momento de viagem, consulta o destinoseguro.azores

Posso viajar apenas com certificado digital?

Existem três opções para entrada nos Açores: Certificado Digital de Vacinação, Certificado Digital de Recuperação ou Certificado Digital de Teste da UE.

E se eu não tiver certificado digital Covid-19 da UE? 

Os passageiros que pretendam viajar para os Açores provenientes do exterior e sem Certificado Digital covid-19, por via aérea ou marítima, e que sejam provenientes de zonas consideradas pela Organização Mundial de Saúde como sendo zonas de transmissão comunitária ativa ou com cadeias de transmissão ativas do vírus SARS-CoV-2, ficam obrigados à realização de teste à chegada à ilha de destino final. A alternativa ao teste é a apresentação de um comprovativo, de certificado emitido por laboratório acreditado, nacional ou internacionalmente, que ateste a realização de teste de despiste ao SARS-CoV-2, realizado pela metodologia RT-PCR, nas 72 horas antes da partida do voo ou da largada da embarcação.

O teste é pago pelo Governo Regional dos Açores. Para saberes mais informações, consulta o site do destinoseguro.azores.

É verdade que o teste diagnóstico ao covid-19 é gratuito nos Açores?

Sim, todos os testes realizados no âmbito de deslocações para os Açores num dos laboratórios identificados pelo Governo Regional, são pagos pelo Governo Regional dos Açores. Depois de teres marcado o teste, deves comparecer no laboratório à hora e dia indicado.

É obrigatório o confinamento? Tenho que fazer quarentena?

O isolamento profilático por 14 dias apenas é obrigatório para passageiros com origem/escala num dos seguintes países: África do Sul, Nepal e Índia, exceto para aqueles que apresentem Certificado Digital Covid da UE de vacinação ou recuperação.

Tenho que preencher algum formulário?

Passageiros que com destino à Região Autónoma dos Açores têm de registar-se em My Safe Açores e preencher o questionário prévio.

É obrigatória a utilização de máscaras de proteção no interior de espaços comerciais?

Sim, é obrigatório a utilização de máscara de proteção em todos os setores comerciais, atividades económicas, nos transportes públicos e nas zonas de circulação dos centros comerciais.

No exterior já não é necessário utilizar máscara. 

Ao deslocar-me a pé pela rua, é necessário usar máscara?

Não, como já referido, no exterior não é necessário o uso de máscara. O secretário Regional de Saúde anunciou que, o uso de máscara em espaço exterior deixaria de ser obrigatório nos Açores, assim que a Assembleia da República determinar o fim dessa obrigatoriedade a nível nacional, sendo que a nível nacional o fim da obrigatoriedade deu-se a 12 de Setembro de 2021.

Quais os limites de circulação de pessoas atualmente em vigor?

Não há limites de circulação em nenhuma ilha. No entanto, como já referido, o Governo dos Açores tomou medidas de acordo com o risco de contágio, tendo criado a matriz de risco de infeção. Desta maneira, apesar de não existir limites de circulação há certas medidas a cumprir. Nas ilhas de São Miguel, Terceira e Flores, por exemplo, há uma limitação de 10 pessoas por mesa nos restaurantes e cafés (salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar).

Então, é realmente seguro?

Podemos concluir, que sim é seguro viajar para os Açores, tendo em consideração todas as medidas adoptadas pelo Governo Regional dos Açores e claro, se cumprires todas estas mesmas medidas.

É importante salientar que deves ir consultando com frequência as medidas aplicadas ao destino, visto que estas podem sempre ser modificadas, mediante o aumento ou diminuição dos casos de infeção provocados pela covid-19.

estrada no cimo da montanha ao por do sol

Qual o melhor seguro de viagem para os Açores

Viajar com um seguro é fundamental nos dias de hoje. Termos a garantia que estamos protegidos em qualquer sítio é uma ajuda para aproveitarmos a viagem a 100%.

Desta maneira, a IATI criou um seguro pensado exclusivamente para viagens mais curtas e roadtrips em Portugal. O IATI Escapadinhas é o teu aliado perfeito para esta viagem.

Um seguro 100% pensado para as circunstâncias atuais e muito económico.

Inclui coberturas específicas para:

  • Roadtrips, campismo e autocaravanas;
  • Desportos de aventura básicos + cicloturismo;
  • Cobertura para animais de estimação;
  • Tele-assistência;
  • Repatriação;
  • Bagagem;
  • Responsabilidade civil;
  • Cobertura covid-19;
  • Assistência médica até 50.000€.

Para saberes mais sobre o melhor seguro de viagem para os Açores, consulta o nosso artigo.

viajar para Portugal com seguro

Algumas dicas para viajar com tranquilidade para os Açores

  • Aluga um carro, se queres visitar a ilha por conta própria, a melhor maneira é alugar um carro.
  • Leva um mapa, nunca se sabe se ficas sem bateria no telemóvel e não queremos ninguém perdido e para além disso podes não ter rede;
  • Nos Açores há muitos locais para fazeres piqueniques, se queres aproveitar uma refeição ao ar livre, leva uma toalha no carro, um fato de banho (nunca se sabe quando se pode dar um mergulho numa lagoa), uns chinelos e uma mochila com água e alguns snacks;
  • Traz sapatos confortáveis, existem trilhos fáceis de fazer mas que pedem calçado adequado e um casaco, no topo das “montanhas” faz frio;
  • No caso de chamares um táxi, verifica se o taxímetro está ligado, de maneira a evitar o “preço de turista”.
  • Não te esqueças de fazer um seguro de viagem. Com a nossa segurança não se brinca, ainda que a viagem aos Açores possa não ser uma longa estadia e sim apenas uma escapadinha, é importante viajar com seguro de viagem. Faz um seguro simples, que cubra despesas médicas e hospitalares, como é o caso do IATI Escapadinhas, um seguro de viagem mais completo tendo em conta a Covid-19. 

Para a tua segurança pessoal:

Ainda que Portugal seja um país muito seguro e no arquipélago dos Açores os níveis de segurança em geral não serem diferentes, é necessário ter sempre alguns cuidados:

  • Evita mostrar objetos de valor, ainda que seja seguro mais vale prevenir;
  • Evita locais isolados, à noite ou mal iluminados;

Com vontade de partir? Antes disso, consulta em mais detalhe, quais os documentos e requisitos para viajar para os Açores em 2021.

seguro de viagem iati escapadinhas para portugal