É seguro viajar para a Índia? Levarias quase uma vida inteira a descobrir em profundidade este país asiático. A Índia é um mundo por si só e engloba maravilhas arquitetónicas como o Taj Mahal ou maravilhas naturais como os backwaters do estado de Kerala, mas é também um lugar onde a vida é vivida com grande intensidade. Isto é algo que muitas pessoas adoram, mas por vezes também pode levar a certas inseguranças. Portanto, é muito provável que, se for a tua primeira vez, tenhas muitas perguntas, sendo uma das mais comuns sobre segurança na Índia.

Na IATI estamos apaixonados por este fabuloso país e no nosso blogue temos muita informação que te será útil. Desta vez queremos dar-te toda a informação para que possas tomar as decisões por ti próprio, bem como dicas para que possas aproveitar ao máximo a tua aventura. Continua a ler para saberes se é seguro viajar para a Índia.

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a segurança na Índia?

Sempre que queremos aprofundar a situação de segurança num país, começamos com as recomendações do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na sua página sobre a Índia, não é feita uma avaliação global do país, mas distribui a informação de acordo com as secções: segurança, saúde, outros…

Em relação à segurança na Índia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros aborda a seção sobre terrorismo, aconselhando cautela em datas especiais (26 de Janeiro, Dia da República, 15 de Agosto, Dia da Independência e Diwali) e apontando as áreas de risco que devem ser evitadas. Estes são Jammu, Caxemira, a fronteira do Paquistão, Manipur, Bengala Ocidental, Assam e os estados do nordeste da Índia.

Por outro lado, embora seja geralmente seguro viajar para a Índia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros assinala que alguns esquemas para os turistas ocorrem e que se deve ter cuidado para não cair nessa armadilha. Um dos esquemas mais frequentes é nos aeroportos de Nova Deli ou Mumbai, quando o taxista avisa o turista à chegada que a cidade está em caos e que é necessário reservar outros pacotes turísticos num escritório supostamente governamental. Esta é normalmente a agência de um amigo que tentará vender-te algum serviço a um preço muito elevado. Para evitares isto, recusa estas ofertas e insiste que te levem ao alojamento.

pessoas em rua na Índia

Nota também que é necessária uma precaução extra durante os períodos de chuva (Junho a Outubro), uma vez que as inundações por vezes ocorrem durante as monções. Lembra-te de verificar a previsão do tempo antes de viajares para a Índia, especialmente se estiveres a ir para sul.

Se fores uma mulher a considerar se é seguro viajar para a Índia, o Ministério diz que não é recomendado viajar sozinha e evita lugares cheios de gente. Também não é aconselhável viajar para lugares onde há pouco tráfego ou viajar à noite. Se continuares a ler, encontrarás abaixo as nossas recomendações sobre este tema.

Ao avaliar se é seguro viajar para a Índia, as questões de saúde também devem ser consideradas.

Em qualquer caso, o Ministério salienta que “as condições de saúde não são comparáveis às de Portugal, mas em alguns hospitais privados das grandes cidades é possível receber cuidados médicos comparáveis de boa qualidade. São caros. É necessário o pagamento antecipado de serviços médicos. Não é possível receber os benefícios da segurança social portuguesa na Índia. Aconselha-se, portanto, aos viajantes que comprem uma seguro de viagem abrangente que inclua o repatriamento para Portugal, o salvamento aéreo se pretenderem atividades de montanha, e mesmo o transporte do corpo para Portugal. O Estado não é responsável pelos custos dos serviços médicos que um viajante possa necessitar”. É portanto essencial fazer um bom seguro de viagem para a Índia.

Mas será seguro viajar para a Índia?

Com todas estas recomendações oficiais, poderás ficar um pouco assustado. Fica descansado, podemos assegurar-te que é seguro viajar para a Índia. Não foi por acaso que o país recebeu quase 18 milhões de turistas em 2019, antes da pandemia, e espera-se que o número continue a crescer.

Devido à sua localização geográfica, as catástrofes naturais são ocasionais na Índia. Há um risco de inundações durante a época das monções e é necessário estar informado. Por outro lado, doenças que não são comuns na Europa também podem ser encontradas, pelo que é essencial visitares um centro de vacinação internacional com bastante antecedência da tua viagem. Portanto, é seguro viajar para a Índia, mas com cautela.

Os assaltos e roubos não são comuns na Índia, embora haja casos de roubo (especialmente em locais com muita gente ou durante as viagens noturnas em transportes públicos) e nos últimos anos o número de burlas turísticas tenha aumentado. Como o Ministério salientou, por vezes, ocorrem fraudes com taxistas ou condutores de rickshaw. Por outro lado, deve ter-se cuidado ao comprar objetos de valor, como pedras preciosas ou pashminas.

Claro que, tal como em outros países, há áreas que deves evitar. No caso da Índia, estes são Caxemira, Jammu, a fronteira do Paquistão, Manipur, os estados do nordeste e as zonas rurais de Darjeeling e as colinas de Gorka. Mesmo assim, a Índia é um país enorme, e há tantos lugares para ver onde a segurança é total que o medo de existir conflitos não se justifica, especialmente em áreas não turísticas.

rosto de local na Índia

No que toca à saúde, a Índia tem a pior reputação pelo número de casos de diarreia ou gastroenterite dos viajantes. É preciso ter muito cuidado ao comer e beber, mas não exageres. Claro que beber água engarrafada é essencial, e não comer demasiada comida frita e picante, pois o teu estômago pode não estar habituado a ela e isto pode fazer com que tenhas várias insdisposições.

Por outro lado, o risco de contrair uma doença tropical como a dengue ou a febre tifóide ou de ser afetado pela elevada poluição das grandes cidades, entre muitas outras coisas, não pode ser ignorado. É por isso que precisas de viajar com mais cuidado, protegeres-te o mais possível das picadas de mosquitos e, muito importante, fazer um bom seguro de viagem como o IATI Mochileiro, que cuidará de ti onde quer que estejas, levando-te a hospitais de qualidade.

Este seguro tem as melhores coberturas, incluindo as que poderiam resultar de um teste positivo de coronavírus, mas também de um acidente durante a prática de um desporto de aventura como o trekking, mergulho ou parapente. A Índia é um país enorme cheio atrações, por isso este seguro é perfeito para viajantes todo-o-terreno como tu.

pessoas a encaminharem-se para p Taj Mahal

É seguro viajar sozinho para a Índia?

Se és mulher, provavelmente estás a perguntar-te se é seguro viajar para a Índia sozinha. A verdade é que nos últimos anos tem existido alguns casos de violação ou abuso e que as mulheres na Índia sofrem uma grande dose de discriminação. No entanto, estes são incidentes isolados e há muitas de nós, mulheres viajantes, que viajamos pelo país sozinhas, sem quaisquer problemas e desfrutando ao máximo do país.

É seguro viajar para a Índia, mas é verdade que não é o lugar mais confortável do mundo para viajares sozinha, especialmente se é a primeira vez que viajas pelo mundo desacompanhado. A primeira coisa que tens de aceitar é que os locais são extremamente curiosos e não hesitarão em olhar para ti como se estivessem a ver um estrangeiro, o que algumas mulheres viajantes podem achar desconfortável no início. Além disso, aqui estão algumas situações ou dicas que te irão ajudar durante a tua viagem:

  • Há lugares na Índia que são muito mais descontraídos para uma mulher viajante que podem servir para te dar uma introdução muito mais descontraída ao país. Kerala ou Goa dar-te-ão uma receção que nada tem a ver com a loucura de Deli ou Mumbai.
  • Os locais tenderão a perguntar se estás a viajar sozinha, se és casada e porque o estás a fazer. Para evitares ser embaraçoso, é aconselhável assinalares que tens um marido e que ele te irá acompanhar posteriormente. Algumas mulheres viajantes até usam uma aliança de “casamento”, de modo que é menos provável que lhes sejam feitas perguntas.
  • Sem seres paranóica ou grosseira, responde aos convites de uma forma fria. A simpatia exagerada, os toques suaves ou um sorriso podem ser interpretados como sinais de sedução.
  • Veste-te de forma discreta. Claro, podes vestires-te como quiseres, mas cobrir os ombros e pernas garantirá menos atenção. Como é frequentemente quente, é melhor usares roupa solta. As mulheres indianas mostram frequentemente a sua barriga, mas os seus ombros e pernas estão sempre cobertos, pelo que é muito conspícuo para os indianos ver um estrangeiro vestido de forma diferente. Não é perigoso, mas pode ser desconfortável para ti.
  • Não saias a pé sozinha à noite em lugares onde não caminharias sozinha em casa, e não aceites bebidas ou comida de estranhos se também não o fizeres em casa.
  • Se ainda não estiveres habituada a viajar sozinha ou se te sentires desconfortável em algum momento, tenta reservar um hostel ou juntares-te a uma visita guiada. Desta forma, irás conhecer outros viajantes e poderás ter vontade de te juntar a eles durante alguns dias.
  • Habitua-te a ser o centro das atenções. Os locais não estão habituados a ver mulheres a viajar sozinhas, por isso, sim, eles olham para ti e fazem perguntas. Portanto, sê paciente. Se um deles tentar levar-te demasiado longe, o que é invulgar, basta dizeres não com firmeza.

Em suma, é seguro viajar para a Índia sozinha, mas segue as recomendações acima e fica ciente de que é um país que por vezes pode ser avassalador. Isto não significa que seja perigoso, mas é um destino que te exigirá um pouco mais de alerta e paciência. É algo que nos acontece a todos em algum momento, por isso não se preocupem.

Algumas dicas para viagens seguras na Índia

Como já viste é seguro viajar para a Índia, mas é sempre necessário ter cuidado. Aqui resumimos as principais dicas que extraímos das nossas diferentes viagens a este mágico país asiático:

  • Faz o melhor seguro para a Índia: IATI Mochilleiro. É um seguro concebido para todos os tipos de viajantes, incluindo aqueles que querem praticar desportos de aventura.
  • Cuida dos teus pertences em áreas com muita gente ou em transportes congestionados, especialmente se planeias dormir. Poderás ser vítima de roubo.
  • Lembra-te que precisas de solicitar um visto com antecedência.
  • Se vais comprar algo de valor, tais como jóias ou pashminas, não o faças de imediato e tem cuidado onde o fazes – as fraudes são comuns neste tipo de compra.
  • Cuidado com o “esquema do taxista”, especialmente nos aeroportos. Apanha táxis pré-pagos ou utiliza aplicações como Uber ou Grab e se começarem a dizer-te que a área para onde vais é perigosa ou que o teu hotel está fechado para te levarem a uma agência turística, não prestes atenção, sai do táxi ou exige que te levem para onde planeias ir.
  • Descarrega o mapa da Índia na aplicação Maps-me. Desta forma, poderás ver se estás a ser levado no caminho certo ou a localização dos locais para onde queres ir sem uma ligação à Internet.
  • É aconselhável comprares um cartão SIM local para internet. Será muito útil, especialmente para encontrares o teu caminho.
  • Lembra-te de trazeres uma fotocópia do teu passaporte e manteres uma cópia virtual dos teus documentos numa cloud como o Google Drive.
  • Junho a Setembro é a época das monções na Índia, por isso informa-te sobre o tempo e a situação antes de partires, especialmente no sul.
  • É seguro viajar para a Índia, mas bebe sempre água engarrafada e, se possível, escova os dentes com ela.
  • Tem cuidado com frutas e vegetais crus. Sem seres paranóico, come apenas frutas que possas descascar e come saladas em restaurantes de renome. Além disso, tem cuidado com a comida picante, especialmente se não estiveres habituado a ela, uma vez que pode deixar-te doente.

transporte na Índia

Mais dicas para uma viagem segura à Índia

  • É aconselhável transportares os medicamentos básicos num kit de primeiros socorros.
  • Consulta o teu médico antes de partires, de preferência num centro de vacinação internacional, onde também te poderão aconselhar vacinas.
  • Usa repelente de mosquitos, especialmente nas áreas mais afetadas pela dengue e ainda mais na época das chuvas. É aconselhável usar mangas compridas e calças compridas ao amanhecer e ao anoitecer.
  • Se fores assaltado ou roubado, faz uma denúncia e guarda contigo uma cópia do relatório. Há polícia turística em quase todos os cantos da Índia que te poderá ajudar.
  • Se sofres de doenças respiratórias, evita as grandes cidades, verifica o índice de poluição antes de ires ou usa máscara. É especialmente importante fora da época das chuvas.
  • Lembra-te que o uso de drones não é permitido na Índia.
  • Muitas praias na Índia têm bastantes ondas e podem haver correntes – não sejas demasiado confiante, e o equipamento que salva vidas é muito limitado.
  • Se estiveres a alugar um carro ou uma mota, fica ciente de que as infra-estruturas rodoviárias da Índia são muito inadequadas e que as regras de trânsito são, para não dizer pior, raramente seguidas. Por conseguinte, é aconselhável conduzires com muito cuidado ou evitá-lo e contratar um condutor.
  • Tem muito cuidado com os macacos. Não só porque podem ser pequenos ladrões, mas também porque nunca se sabe como irão agir e porque são portadores de doenças. Não corras riscos.
  • É claro que é seguro viajar para a Índia, mas não uses drogas de qualquer tipo. A tolerância é zero e a posse pode levar à prisão.
  • Embora seja seguro viajar para a Índia, viaja com senso comum e segue estas dicas para viajares para a Índia.

Seguro de viagem para a Índia

O melhor seguro de viagem para a Índia é o IATI Mochileiro. Graças a ele viajarás com a segurança e com as melhores coberturas, que naturalmente incluem as que poderiam ser causadas por qualquer acidente durante a viagem ou a prática de desportos de aventura. Serás tratado nos melhores hospitais da Índia, sem necessidade de pagares qualquer quantia adiantada ou pagares franquia. Na IATI estaremos lá para ti 24 horas por dia e na tua língua.

Além disso, este seguro vai para além de questões médicas. O IATI Mochileiro também te oferece cobertura no caso de teres de ser repatriado, regressares mais cedo a casa por uma razão importante, como a hospitalização de um membro da família, perda ou roubo de bagagem ou atrasos no transporte.

Por outro lado, se temes que algo possa estragar a tua viagem, não hesites em contratar a cobertura de cancelamento. Iremos reembolsar-te até 2.000 euros das despesas em que incorreu durante a preparação da tua viagem se não puderes viajar por várias razões, um despedimento profissional ou a hospitalização ou morte de um membro da família.

Faz agora o teu seguro IATI Mochileiro e viaja em segurança para a Índia:

seguro de viagem-india