É seguro viajar em Portugal? Ainda que este seja o nosso país e a tua segurança possa parecer mais que do que assegurada, devido à covid-19 podem surgir muitas dúvidas sobre qual o sítio mais seguro para passar estas férias de Verão. Para além disto, dentro das nossas fronteiras continuam a existir riscos, como é o caso dos arrastões na praia, dos assaltos em campismo, acidentes em desportos radicais, entre outros episódios.

Neste artigo vamos-te elucidar sobre como está a situação pandémica atual em cada zona de Portugal, bem como a importância, principalmente nos tempos em que estamos, de ter um seguro de viagem.

Por fim, vamos sugerir alguns locais menos conhecidos em Portugal para visitares estas férias.

casas tipicas costa nova em aveiro

 

Como está a situação atualmente no Algarve devido à covid-19?

Neste momento, a zona do Algarve é uma zona preocupante, sendo que está praticamente toda em risco elevado ou muito elevado de contágio.

Albufeira, Sines, Portimão, Loulé, Lagos e Faro encontram-se no top 10 de concelhos com maior incidência da covid-19 no Continente.

Devido a ser uma zona com a maior parte dos concelhos em risco muito elevado, é importante saberes que:

  • Não deves circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, todos os dias da semana entre as 23h00 e as 05h00;
  • Às sextas-feiras, a partir das 19h00, e aos sábados, domingos e feriados, todo o dia, nos concelhos de risco elevado e muito elevado, é necessário apresentares o certificado digital covid ou resultado do teste negativo para aceder ao interior dos restaurantes (para efeitos de tomada de refeição);
  • Não precisas de teste negativo à covid-19 ou certificado digital para permaneceres em esplanadas;
  • Os estabelecimentos turísticos e de alojamento local, independentemente do concelho de território continental onde se localizem passam a exigir certificado digital ou resultado de teste negativo no momento de check-in.

É importante referir que as medidas tomadas pelo governo podem sofrer alterações, pelo que deves sempre consultar as fontes oficias para informações mais atualizadas.

Que testes então são aceites se quiser almoçar/jantar dentro do restaurante?

  • Teste RT-PCR, realizado nas últimas 72 horas;
  • O teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas últimas 48 horas;
  • Um teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, desde que realizado nas últimas 24 horas na presença de profissional de saúde ou da área farmacêutica, que certifique a realização e o resultado do teste;
  • Também podes realizar um teste rápido antigénio, realizado no momento, à porta do estabelecimento em causa, na presença do responsável pelo mesmo.

Não te esqueças que para efetuares o check-in em algum estabelecimento turístico, precisas igualmente de um dos testes que já enumeramos ou do certificado digital.

Como está a situação atualmente no Alentejo devido à covid-19?

O Alentejo continua a registar uma descida no número de novos casos de Covid-19, não tendo havido óbitos nos últimos tempos.

No entanto, conta com concelhos de risco elevado e muito elevado. Conta um índice de transmissibilidade de 1,26 (informação de 9 de Julho de 2021).

As recomendações e obrigações que já enumerámos para a região do Algarve aplicam-se para esta zona também, designadamente, nas zonas que são de risco elevado ou muito elevado.

Como está a situação atualmente no Norte devido à covid-19?

A situação no Norte atualmente encontra-se um pouco mais complicada que Lisboa. A última informação (9 de Julho de 2021) sobre o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus apontava para um valor de 1,34, o valor mais alto em comparação com as outras zonas de Portugal.  No entanto, o Algarve apresenta um maior número de novos casos por 100 mil habitantes.

As recomendações e obrigações que já enumerámos para a região do Algarve e Alentejo aplicam-se para esta zona também, designadamente, nas zonas que são de risco elevado ou muito elevado.

Como está a situação atualmente no Centro devido à covid-19?

O centro de Portugal conta um índice de transmissibilidade de 1,23, de acordo com o Instituto de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge (INSA), dados divulgados a 9 de Julho de 2021, sendo esta a última informação disponível.

A zona centro em comparação com a zona de Lisboa e Vale do Tejo apresenta menos casos.

É importante realçar novamente que estas informações mudam diariamente e que deves sempre consultar as fontes oficiais. O que neste momento se aplica, amanhã poderá não ser igual. 

No que toca às recomendações e obrigações que já enumeramos para as outras zonas do país, aplicam-se igualmente para a zona centro, para as zonas que estejam em risco elevado ou muito elevado.

Então é seguro viajar em Portugal?

Relativamente à pandemia, e apesar de existirem umas zonas do país onde há uma maior incidência do vírus, não podemos considerar que exista uma zona super segura. Todos os cuidados que já temos atualmente devem ser adoptados durante a viagem;

  • Não esquecer de usar máscara;
  • Lava as mãos regularmente, com água e sabão;
  • Mantém a distância de segurança;
  • Evita locais com muitas pessoas aglomeradas;
  • Não toques nos olhos, no nariz ou na boca;
  • Se te sentires doente, fica em casa;
  • Se tiveres febre, tosse e dificuldade respiratória, procure assistência médica.

Para além dos cuidados que devemos ter no que toca à covid-19, não nos podemos esquecer da nossa segurança. Apesar de Portugal ser considerado um país seguro (que o é) também acontecem roubos, furtos, acidentes e outros infortúnios que não podemos prever.

  • Não coloques nada de valor (inclusive documentos) na tua mala nem no bolso de trás das calças. Utiliza os bolsos internos dos casacos;
  • Evita viajar com muito dinheiro vivo;
  • Se alugares um automóvel, coloca as tuas malas na bagageira e não a deixes visível. À noite, não deixes o veículo estacionado na rua com objetos de valor, tais como máquinas fotográficas, documentos, malas de viagem, etc.

Desta maneira, é importante contratar um seguro de viagem que te proteja dos imprevistos que podem acontecer. No próximo ponto vamos-te explicar mais pormenorizadamente 0 porquê de fazer um seguro de viagem.

Porquê  fazer um seguro de viagem para Portugal?

Quando pensamos em comprar um seguro de viagem, questões como qual a vai ser a duração da viagem, qual o destino, ou se irás praticar atividades radicais, são questões que nos passam pela cabeça, na altura da decisão.

Ora, não é por estarmos fora do nosso país que incidentes não podem acontecer. Em viagem, o imprevisível acontece e um azar pode custar uma fortuna. Para que a tua viagem não saia prejudicada de maneira nenhuma, na IATI temos seguros adequados ao teu destino.

E concordas connosco que, mesmo estando no nosso país, conhecê-lo pode ser uma grande aventura, certo? Desde escalada, desportos aquáticos ou passeios de BTT, opções não faltam. Então, por que não garantires a tua segurança?

Na IATI queremos garantir a tua máxima proteção.

Qual é o melhor seguro de viagem para Portugal?

Agora que já percebeste a importância que é viajares com um seguro de viagem, vais te surpreender com o seguro mais indicado para a tua viagem em Portugal. O IATI Escapadinhas é o teu parceiro ideal para todas as aventuras que tiveres planeadas. Feito especialmente para viagens e roadtrips por Portugal.

O IATI Escapadinhas é um seguro 100% pensado para as circunstâncias atuais. Para além de te proteger numa infinidade de atividades como roteiros rodoviários, andar de bicicleta ou viajar com animais de estimação, possui coberturas especiais para cuidares de ti nos casos de covid-19. Isso significa que, se precisares de assistência para covid-19, terás cobertura, bem como internamento, se necessário. Além disso, graças ao complemento opcional de Cancelamento de Viagem, poderás recuperar parte do dinheiro investido na tua viagem se tiveres que cancelá-la devido a um teste ao covid-19 teu, dos teus filhos ou dos teus pais.

é seguro viajar em portugal

 

Qual o preço do melhor seguro de viagens para Portugal?

Um ponto que faz o IATI Escapadinhas a escolha certa é a sua relação qualidade/preço. Com tudo aquilo que cobre, temos a certeza de que vais ficar espantado.

Este seguro custa a partir de 0,47€/dia para Portugal. Sim, menos do que um café por dia!

Então, ainda tens dúvidas que é seguro viajar em Portugal? Com este preço, garantes a tua segurança e desfrutas de uma viagem tranquila e sem preocupações.

O que visitar em Portugal?

Já falamos sobre o seguro, então e o destino? Neste artigo, queremos-te sugerir 3 destinos que podem ser menos conhecidas em Portugal mas que valem muito a pena serem conhecidos.

Azenhas do Mar

Não muito longe de Lisboa, é uma aldeia que fica no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares.

Esta região é conhecida pelas suas ribanceiras panorâmicas e pelas suas casinhas brancas em forma de berço. Se fores passear por Sintra, não te esqueças de fazer um pequeno desvio e conhecer a sua piscina oceânica.

Praia da Arrifana

Fica no Algarve, na zona oeste, fazendo parte de Aljezur. O areal é extenso, com mais de 700 metros, mas estreito. Com imponentes arribas negras, talhadas em xisto, a praia da Arrifana conta com uma das vistas mais belas e panorâmicas da Costa Vicentina. Muito famosa entre os surfistas!

arrifana na costa vicentina

Monsaraz

Por último, mas não menos importante, trazemos-te uma maravilha no Alentejo. Finalista no concurso “7 maravilhas de Portugal”, Monsaraz é uma autêntica vila medieval. As casas são caiadas de branco cercadas por uma muralha, guardada por um imponente castelo. É uma das mais antigas povoações de Portugal, uma paragem obrigatória num roteiro pelo Alentejo.

vista de monsaraz

Já conheces algum? Diz-nos nos comentários.

Com vontade de dar um saltinho às ilhas? Se, em vez do continente, tencionas ir às ilhas, fica atento ao blog da IATI porque vamos continuar a lançar artigos de interesse para viajares pelos teus arredores, Europa e outros destinos!

seguro viajar em portugal