Quais os documentos e requisitos para viajar para os Açores? Eleitos em 2021 como Destino “Quality Coast” de Platina, prémio internacional que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável. Os Açores são uma ótima escolha para o teu próximo destino.

Porém, com a situação atual que vivemos, podem surgir algumas dúvidas sobre quais os documentos e requisitos que efetivamente são necessários para entrar neste arquipélago.

Não te preocupes! Na IATI elaborámos este artigo para que fiques esclarecido sobre tudo o que precisas de levar e ainda te vamos elucidar sobre a situação pandémica atual nos Açores. Viajar informado é viajar com segurança. Fica connosco e descobre tudo!

campo com flores com vista para o oceano

Viajar para os Açores e covid-19, posso viajar?

Sim. Os Açores são um destino seguro para realizares a tua próxima viagem. O próprio bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, recentemente afirmou que “os Açores têm dado uma resposta muitíssimo boa” no combate à pandemia da COVID-19.

Se está nos teus planos ficar por Portugal e ajudar a recuperar o turismo e claro aproveitar para descobrir o nosso país, que está cheio de experiências gastronómicas, culturais, sem dúvida que os Açores são uma ótima escolha para a tua próxima escapadinha.

O que preciso para entrar nos Açores?

Para viajares para os Açores precisas de levar certos documentos e cumprir certos requisitos. Neste artigo da IATI, explicamos-te tudo.

  • Preencher o questionário da Autoridade de Saúde Regional nas 72 horas antes da tua partida. Após o preenchimento do questionário, é-te entregue um código que deverás utilizar para identificação junto da Autoridade de Saúde no desembarque. (é obrigatório)

Para além deste questionário, precisas de uma destas opções:

  • O certificado digital COVID de vacinação da UE válido, isto é, 14 dias após a data da vacinação completa, já emitido pelas autoridades de saúde;
  • Certificado Digital de Recuperação, no entanto, alertamos que o mesmo apenas tem uma validade de 180 dias após a recuperação;
  • Certificado Digital Covid 19 de teste: para a sua emissão deves, nas 72 horas antes da tua viagem, realizar o teste de despiste numa rede de laboratórios convencionados do Governo Regional dos Açores, por todo o território nacional. Todos os testes realizados no âmbito de deslocações para os Açores num dos laboratórios convencionados são pagos pelo Governo Regional dos Açores.

Para saberes mais informações, consulta a página oficial do Governo dos Açores.

É importante referir que estas medidas estão atualizadas à data da publicação do presente artigo e que desta maneira as medidas podem sofrer alterações. Antes de embarcares, não te esqueças de verificar as fontes oficiais.

Como está a situação nos Açores devido à covid-19?

A situação dos Açores encontra-se estável neste momento, contando com 136 casos ativos (informação de 6 de Setembro de 2021). A ilha de São Miguel, a com mais população é a que se encontra com medidas mais restritas.

O Governo dos Açores adoptou medidas de acordo com o risco de contágio, tendo criado uma matriz de risco de infeção, tendo medidas diferenciadas em cada ilha. O nível de contágio divide-se em “alto”, “médio alto”, “médio”, “baixo”, “muito baixo” e por fim, “imunidade de grupo”.

Neste momento apenas São Miguel se encontra caracterizado com “baixo risco”, tendo adotado medidas próprias diferenciadas das outras ilhas, como por exemplo, a limitação a um número máximo de oito pessoas por mesa nos restaurantes e cafés, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar. A ilha Terceira e Flores encontram-se com um risco de transmissão de “muito baixo risco”, sendo que nestas ilhas já é permitido 10 pessoas na mesa, ao invés de 8 como na ilha de São Miguel, mencionada a cima.

Corvo, Faial, Graciosa, Pico, Santa Maria e São Jorge, encontram-se com imunidade de grupo. A imunidade de grupo conta com “medidas de normalização”, com duas fases distintas. Para saberes mais sobre as medidas implementadas, consulta aqui.

No que toca a vacinação, tem existido um significativo avanço no processo de vacinação em todas as ilhas da Região Autónoma, tendo sido já atingido o nível de 70% da população açoriana com a vacinação completa.

escadas brancas na ilha terceira nos açores

Seguro de viagem para os Açores, um documento essencial

Fazer um seguro de viagem para qualquer o destino é de extrema importância, visto que estamos a sair da nossa zona habitual, existindo novos riscos aos quais somos expostos. A situação pandémica atual ainda veio frisar mais a importância da contratação de um seguro de viagem.

Um seguro que te proteja em todos os momentos, quer em caso de covid-19 – todos os seguros da IATI oferecem proteção nesta situação – quer em caso de roubo de bagagem ou outra situação menos boa que te possa ocorrer.

O melhor de contratares um seguro de viagem com a IATI é que podes cancelar a tua viagem em caso de teste positivo à covid-19, seja o teu que seja positivo, dos teus pais ou dos teus filhos. A opção de cancelamento é opcional e deve ser incluída na compra do teu seguro no prazo máximo de 7 dias a partir da data de reserva da viagem.

Apesar dos Açores serem já aqui ao lado, os imprevistos não deixam de acontecer e há sempre possibilidade de torceres um pé num trilho pedestre por alguma das ilhas ou até mesmo perderes a tua bagagem. Com a IATI, podes ficar 100% descansado, asseguramos-te a melhor assistência e podes contar connosco sempre que precisares.

Queremos que aproveites ao máximo a tua viagem aos Açores e ao contratares  um seguro IATI, seja escalar montanhas ou a fazer mergulho na Graciosa, podes estar totalmente tranquilo se alguma eventualidade menos boa acontecer. Na IATI tratamos de tudo, para que a tua viagem saia o menos prejudicada possível.

Contrata um seguro que cubra todas as possibilidades e que te possa auxiliar, nomeadamente, em viagens em família, viagens de aventura, viagens em caravana e/ou viagens com animais.

Imprevistos podem acontecer sempre…Imagina que te roubam a tua bagagem, vais deixar que isso atrapalhe as tuas férias, quando podemos ser nós a resolver?

Estamos cá para ti!

viajar para os Açores

Preciso de visto/passaporte para viajar para os Açores?

Se vieres da União Europeia, como membro do acordo de Schengen, podes entrar livremente.

Não integrando este acordo, precisas de um passaporte válido e, em alguns casos, de um vistoOs menores de idade, deverão apresentar também uma autorização dos pais para viajar.

Documentos para viajar para os Açores

Viajar para os Açores é muito simples.

Apenas precisas:

  • Preencher o Questionário da Autoridade de Saúde Regional nas 72 horas antes da partida;
  • Algo que comprove que tomaste medidas para a covid-19 – seja certificado digital de vacinação, seja certificado digital de recuperação (validade de 180 dias após a mesma) ou então comprovativo de um teste feito à covid-19 com resultado negativo, nas 72horas da tua viagem.

estrada na ilha das flores nos açores

Requisitos para viajar para os Açores, apesar da covid-19

Para além dos documentos mencionados no ponto a cima, existem certos requisitos que devemos sempre ter em atenção, para tentar evitar o contágio da covid-19.

  • A máscara, o distanciamento social e a etiqueta respiratória devem ser respeitados por todos.

Excepções ao requisito do teste negativo (PCR) à covid-19 para os Açores

Não necessitas de apresentar teste PCR negativo à covid-19 ou de o fazer à chegada do aeroporto nos seguintes casos:
  • Passageiros munidos de documento médico que certifique que estão recuperados da doença covid-19 (emitido nos últimos 180 dias);
  • Todos os que forem portadores de documento que certifique que foram vacinados contra a covid-19;
  • Se fores portador do Certificado Digital Covid da União Europeia;
  • Crianças com idade igual ou inferior a 12 anos podem viajar sem necessidade de certificado ou teste;
  • Profissionais de saúde em serviço para transferência ou evacuação de doentes e que tenham o rastreio periódico de âmbito profissional atualizado, de acordo com a norma técnica da Autoridade de Saúde Regional em vigor à data;
  • Passageiros com doença devidamente comprovada por declaração médica que ateste a incompatibilidade anatómica e/ou clínica para a realização de teste de diagnóstico SARS-CoV-2;
  • Tripulações de companhias aéreas que não circulem do lado «ar» para o lado «terra», na aceção terminológica em uso nos aeroportos nacionais, bem como as que se desloquem em serviço para fora da Região Autónoma dos Açores e regressem sem terem saído da aeronave.
  • Embarcados com partida numa ilha considerada de menor risco de transmissão e que, em trânsito para a ilha de destino final, aterrem nos aeroportos de ilhas classificadas como de alto e médio risco de transmissão, desde que não circulem do lado «ar» para o lado «terra», na aceção terminológica em uso nos aeroportos nacionais.
Preparado para  a tua próxima viagem? Então, não te esqueças do teu aliado perfeito, o teu seguro IATI. Descobre qual o melhor seguro de viagem para os Açores.

seguro de viagem para os Açores