É possível viajar para a Nova Zelândia? Quais são os requisitos de viagem? Preciso de um visto? É normal fazeres-te estas perguntas, já que estás a caminho de realizar um dos teus sonhos de viagem e queres ter tudo preparado. Na IATI Seguros somos apaixonados por este canto da Oceânia e neste artigo vamos resumir todos os documentos e requisitos para viajar para a Nova Zelândia em 2022 e informar-te da situação causada pela covid-19.

Continua a ler e descobre que documentos precisas para viajar para a Nova Zelândia em 2022.

Viajar para a Nova Zelândia e a covid-19, é possível viajar de Portugal em 2022?

Após dois anos de encerramento total, a Nova Zelândia iniciou a abertura das suas fronteiras em 2022. Neste momento, apenas os neozelandeses, australianos e detentores de certos vistos (incluindo o maravilhoso Working Holiday Visa) podem entrar no país, mas a partir de 1 de Maio, muitos mais viajantes poderão redescobrir os seus maravilhosos lugares.

Na etapa 3 deste plano de abertura de fronteiras, que começa às 23:59 de 1 de Maio, os cidadãos de um dos países isentos de visto (como é o caso dos portugueses) ou que tenham um visitors visa válido poderão entrar no país sem quaisquer problemas. No entanto, certos requisitos devem ser cumpridos para viajar para a Nova Zelândia em 2022, que discutiremos neste artigo.

Como está a situação da COVID-19 na Nova Zelândia?

Felizmente, os números de infecções diárias estão a diminuir na Nova Zelândia e espera-se que continuem a diminuir nas próximas semanas. Mais de 80% da população da Nova Zelândia tem o esquema completo de vacinação e mais de 52% tem uma dose de reforço.

A Nova Zelândia segue uma abordagem de semáforo para classificar diferentes áreas do país de acordo com o risco epidemiológico. Neste momento, todo o país é laranja. Isto significa que:

  • As máscaras devem ser usadas em espaços fechados, não é necessário ao ar livre.
  • Não há limites de capacidade para empresas ou reuniões de pessoas.
  • O My Vaccine Pass, o certificado de vacinação, é utilizado para a entrada na maioria dos centros comerciais e lojas, bem como para certos transportes. É portanto aconselhável que o preenchas com pelo menos 15 dias de antecedência através desta ligação.
  • O My Vaccine Pass não é mais utilizado para a restauração.

Na realidade, se decidires viajar agora para a Nova Zelândia, desfrutarás de um clima de quase total normalidade.

Lake Tekapo na Nova Zelândia

Seguro de viagem para a Nova Zelândia, um documento obrigatório

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações para viagens à Nova Zelândia, afirma claramente:

“Aconselha-se a realização de um seguro de saúde em Portugal que cubra todo o período de férias na Nova Zelândia, já que a prestação de serviços de saúde, embora boa, é dispendiosa e, em regra, é exigido o pagamento adiantado.”

Por outras palavras, viajar com seguro para a Nova Zelândia é uma obrigação. O IATI Estrela é o teu melhor aliado, pois garante uma cobertura de despesas médicas até 500.000 euros. Estes, naturalmente, incluem todos aqueles que podem ser derivados da covid-19 e a prática de desportos de aventura comuns na Nova Zelândia, tais como caminhadas, rafting ou caiaque. Isto significa que estaremos lá para ti 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que serás tratado nos melhores hospitais do país sempre que precisares. Se necessário, terás também a ajuda de um tradutor em momentos difíceis.

A cobertura desta apólice vai muito além de questões médicas. Também receberás apoio se precisares de ser repatriado, se a tua bagagem for roubada ou se houver um atraso no transporte, entre outras coisas.

Se ainda faltar muito tempo para a tua viagem ou se quiseres evitar qualquer susto, a melhor coisa a fazer é contratares uma cobertura adicional de cancelamento. Graças a ela, poderás recuperar até 5.000 euros das despesas que tenhas tido durante o planeamento da tua viagem se, por exemplo, o teu teste de covid for positivo antes de viajares para a Nova Zelândia.

Estás a pensar em solicitar o Working Holiday Visa? Então o teu melhor aliado é o IATI Grandes Viajantes.

melhor seguro de viagem para a nova zelândia

Preciso de um visto para a Nova Zelândia?

Como cidadão português, se viajas para a Nova Zelândia para fins turísticos, não é necessário solicitar um visto. Terás de o fazer se planeares permanecer mais de 3 meses no país ou se o objetivo da tua viagem for outro que não o turismo.

Se desejares permanecer mais tempo, podes solicitar um “visitors visa” com antecedência ou prolongar a tua estadia solicitando esse visto no prazo de 3 meses após a tua visita inicial.

Autorização electrónica para viajar para a Nova Zelândia (NZeTa)

Um visto não é um documento necessário para viajar para a Nova Zelândia, mas todos os viajantes são obrigados a solicitar a NZeTa ou a autorização electrónica de viagem. Isto é feito online ($12) ou através de uma aplicação ($9). A emissão demora cerca de 72 horas e é válida durante 2 anos. Podes encontrar toda a informação neste link.

Ao mesmo tempo que pagas o NZeTa, terás de pagar 35 dólares neozelandeses do International Visitor Conservation and Tourism Levy (IVL). Trata-se de um imposto turístico.

Documentos para viajar para a Nova Zelândia

Não é necessário um visto, mas estes documentos são necessários para viajares para a Nova Zelândia:

  • Passaporte: o Ministério dos negócios estrangeiros salienta que este não pode ser válido por menos de um mês no momento da partida da Nova Zelândia. No entanto, aconselha que deve ser válido por pelo menos 3 meses.
  • Formulário de entrada.
  • NZeTa e IVL.
  • Bilhete de saída da Nova Zelândia para um país no qual estejas autorizado a entrar. Se necessário, o visto de entrada para esse país.
  • Fundos suficientes para o período da tua estadia na Nova Zelândia: O Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselha 400 dólares neozelandeses por mês se tiveres alojamento ou 1.000 dólares neozelandeses se não tiveres. As autoridades fronteiriças podem exigir prova de acesso a estes fundos uma vez no país.

Como este é um momento extraordinário, existem outros requisitos para viajar para a Nova Zelândia devido à covid-19. Dizemos-te mais abaixo.

vista de um lago no norte da nova zelândia

Requisitos para viajar de Portugal para a Nova Zelândia apesar da COVID-19 a partir de 1 de Maio de 2022

Como vos dissemos algumas linhas acima, a partir de 1 de Maio de 2022, os cidadãos de países isentos da obrigação de requerer um visto (como os portugueses) e aqueles que requerem um visto de visitante poderão viajar para o país.

A partir do dia 1 de maio, os requisitos para viajar para a Nova Zelândia são:

  • Certificado médico de teres feito um teste PCR nas 48 horas anteriores à partida ou um teste de antigénio ou LAMP nas 24 horas anteriores. Os auto-testes não são válidos. As crianças com menos de 2 anos de idade estão agora isentas deste requisito para viajar para a Nova Zelândia.
  • Certificado de vacinação que mostre o esquema completo da covid-19. O Certificado EU COVID é válido, tal como todas as vacinas dadas em Portugal. Estão isentas as crianças com menos de 16 anos e as que possam provar que não foram vacinadas por razões médicas.
  • New Zealand Travel Declaration Form: este é um formulário que tens de preencher antes de viajar. Deves fazê-lo a partir desta ligação.
  • Realizar dois auto-testes nos dias 0/1 e 5/6 após a chegada. Vai-te ser entregue um kit no aeroporto à chegada, assim como um guia sobre como fazê-los correctamente. As crianças com menos de 6 meses não têm de cumprir este requisito para viajar agora para a Nova Zelândia. Se o teu teste for positivo, terás de ficar em quarentena durante 7 dias a teu próprio custo.

Por outras palavras, apenas as pessoas vacinadas contra a covid-19 podem agora viajar para a Nova Zelândia. Além disso, deves ter em conta tudo o que te dissemos.

Como estamos numa época de constante mudança, a IATI está constantemente a rever e actualizar os nossos artigos. Mesmo assim, recomendamos-te que consultes fontes oficiais antes de partires.

PCR ou teste de antigénios para viajar para a Nova Zelândia, é necessário?

Sim, um certificado de PCR ou de teste de antigénio pré-viagem é um dos documentos necessários para viajar agora para a Nova Zelândia. O PCR deve ser feito nas 48 horas anteriores à partida estimada do primeiro voo para a Nova Zelândia e o teste de antigénio nas 24 horas anteriores.

O documento deve indicar o teu nome completo, a tua data de nascimento ou número de passaporte, o tipo de teste, a data e hora do teste, o resultado, o nome do laboratório ou profissional que supervisionou o teste. Podes encontrar mais informações sobre este tópico aqui.

As crianças com menos de 2 anos de idade e aquelas que possam provar que não podem fazer o teste por razões médicas estão isentas.

Regresso de uma viagem da Nova Zelândia a Portugal, requisitos

Pode te ser pedido o certificado válido de vacinação ou recuperação ou um teste PCR ou antigénio. Neste último caso, deves também preencher o Formulário de Controlo Sanitário.

Glendhu bay na nova zelândia

As vacinações para viagens à Nova Zelândia são obrigatórias?

Em circunstâncias normais, não há vacinações obrigatórias para viajar para a Nova Zelândia. Os viajantes provenientes de países onde a febre amarela é endémica (não é o caso em Portugal) devem ser vacinados contra esta doença e ter um certificado que o prove.

Segundo a Fundação IO, as vacinas gerais de viagem são aconselháveis: tétano, difteria, tosse convulsa, hepatite B e MMR. Dependendo do tipo de viagem e das características especiais do viajante, as vacinas contra a febre tifóide, meningite meningocócica, gripe e pneumococo são recomendadas para a Nova Zelândia.

Deves estar ciente de que, neste momento, um requisito para viajar para a Nova Zelândia é ser vacinado contra a covid-19 com o esquema completo de vacinação.

Preciso de uma carta de condução internacional para a Nova Zelândia?

Estás provavelmente a planear alugar um carro, uma carrinha ou um campervan para conduzir pelo país, certo? Se assim for, estarás interessado em saber que tens duas opções:

  • Utilize a carta de condução internacional juntamente com a tua carta de condução portuguesa. O primeiro pode ser obtido num balcão do IMT
  • Faz uma tradução da tua carta de condução portuguesa para inglês. Deve ser feito por um serviço da New Zealand Transport Agency ou por uma Embaixada ou Consulado Português.

É de notar que a maioria das agências de aluguer de automóveis procuram assegurar que estes requisitos são cumpridos e que a multa por conduzir em violação desta regra é de NZ$400 a NZ$1.000.

Aoraki/Mt Cook National Park na Nova Zelândia

Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar de Espanha para a Nova Zelândia

Posso viajar agora para a Nova Zelândia?

Atualmente, apenas os neozelandeses, australianos e detentores de certos vistos estão autorizados a entrar. No entanto, a 1 de Maio de 2022, as fronteiras serão abertas aos turistas.

Preciso de um visto para viajar para a Nova Zelândia?

Não, se fores português e turista, não precisas de visto para viajar para a Nova Zelândia para estadias de menos de 3 meses.

Quais são os requisitos para viajar para a Nova Zelândia em 2022?

Em situações normais, é necessário o passaporte, um formulário de entrada, preencher a NZeTa, um bilhete de saída do país e fundos suficientes para a tua estadia. Devido à covid-19, é necessário o teu certificado de vacinação, um PCR ou teste de antigénio, outro formulário a preencher e depois dois auto-testes à chegada e vários dias mais tarde.

Preciso de ser vacinado contra a covid-19 para viajar para a Nova Zelândia?

Sim, é atualmente um requisito para viajar para a Nova Zelândia.

Posso conduzir com uma carta de condução portuguesa na Nova Zelândia?

Se planeias conduzir na Nova Zelândia, podes optar por ter a tua carta de condução portuguesa traduzida para inglês através de um serviço autorizado ou levares a tua carta de condução internacional com a tua carta de condução portuguesa.

lago no meio de uma montanha na nova zelândia

Esperamos ter-te ajudado a compreender os requisitos para viajar agora para a Nova Zelândia. Como podem ver, descobrir os nossos antípodas ainda é complicado, mas isto irá mudar em breve.

Lembra-te que é essencial viajar com um bom seguro, pois os cuidados de saúde na Nova Zelândia são extremamente caros. O teu melhor aliado é o IATI Estrela, o melhor seguro para viajar para a Nova Zelândia. Com até 500.000 euros em despesas médicas, os teus custos de hospitalização e quarentena, ou se precisares de te submeter a um PCR ou teste de antigénio no teu destino, também serão incluídos. Naturalmente, também estaremos ao teu lado caso precises de nós em caso de doença ou acidente, incluindo aqueles que possas sofrer durante a prática de desportos de aventura.

Faz agora o teu seguro IATI e aproveita a tua viagem à Nova Zelândia:

melhor seguro de viagem para a Nova Zelândia

Lembra-te de que, devido à situação actual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI estamos constantemente a actualizar esta informação. No entanto, recomendamos que verifiques sempre a informação mais atualizada com fontes oficiais.