Quais os documentos e requisitos para viajar para a Madeira? Se planeias visitar a Madeira nestas férias então este artigo é para ti.

Na IATI consideramos que viajar informado é viajar em segurança. Para que possas ter todas as informações que precisas, criamos este guia especialmente para futuros viajantes deste arquipélago maravilhoso, considerado o Melhor Destino Insular do Mundo.

Fica connosco e conhece todos os documentos e requisitos para viajares tranquilamente para a Madeira, sem nenhuma (má) surpresa!

o que visitar na madeira

Viajar para a Madeira e covid-19, posso viajar?

Sim. As ilhas da Madeira e Porto Santo assumem-se como um destino pioneiro no combate à COVID-19, ao ser a primeira região de Portugal a ter um Plano de Contingência para Infeções Emergentes. Adotando um documento de boas práticas e criado uma plataforma online madeirasafe.com para registo dos viajantes.

O que preciso para entrar na Madeira?

Para entrares na Madeira ou Porto Santo, deves preencher o inquérito epidemiológico. É um documento obrigatório.

Pala além do preenchimento do questionário, precisas de ser portador de um teste de rastreio à covid-19 negativo, este teste tem de ser obrigatoriamente PCR. Os testes são financiados pelo Governo da Madeira, tendo este uma rede de laboratórios disponíveis  pelo país. Consulta aqui quais os consultórios com um protocolo ativo.

Ora, se já fores portador do certificado de vacinação (documento que comprova a vacinação completa) e/ou comprovativo de recuperado COVID-19 até 180 dias, passas a ser elegível de entrada direta na Região Autónoma da Madeira, sem necessidade de testagem.

Para além do mencionado, a triagem térmica é obrigatória para todos os passageiros desembarcados nos aeroportos da Região Autónoma da Madeira, sem exceção.

Por último, mas não menos importante, queremos dizer-te que deves sempre consultar as fontes oficiais antes de embarcares. De maneira a dar a melhor resposta ao controlo da covid-19, o Governo poderá alterar estas medidas, pelo que as mesmas podem sofrer alterações.

viajar para a madeira

Como está a situação da Madeira devido à covid-19?

Atualmente, a Região Autónoma da Madeira (RAM) apresenta, um quadro epidemiológico controlado, com uma baixa taxa de infeção e de casos ativos, conforme dados publicados pela Autoridade Regional de Saúde.

barcos na camara dos lobos

Seguro de viagem para a Madeira, um documento essencial

Uma viagem para um sítio novo leva-nos sempre ao desconhecido e a ter que lidar com situações que estando na nossa casa seriam fáceis de lidar mas que estando de férias, poderiam arruinar as mesmas. E de que situações estamos a falar? Por exemplo, roubo da tua bagagem, roubo da bicicleta, algum problema com o teu animal de estimação, no caso de viajares com ele. Situações estas que rapidamente se resolviam, mas que estando de férias para além da perda de tempo que a situação já pode causar, o desconhecido e o não saber onde nos devemos dirigir ainda complica mais a situação.

Com a IATI, garantimos-te um auxílio total, nomeadamente, em viagens em família, viagens de aventura, viagens em caravana e/ou viagens com animais.

Mesmo que a Madeira seja já aqui ao lado, incidentes podem acontecer. Em viagem, o imprevisível acontece e um azar pode custar uma fortuna. Não queremos que prejudiques a tua viagem ou que passes tempo a tratar de questões aborrecidas, quando a IATI desde 1885 que presta um serviço de qualidade e excelência a todos nossos viajantes. Estamos disponíveis para te ajudar 24h por dia.

Na IATI queremos garantir a tua máxima proteção.

viajar para a madeira

Preciso de Visto/Passaporte para viajar para a Madeira?

Se vieres da União Europeia, como membro do acordo de Schengen, podes entrar livremente.

Não integrando este acordo, precisas de um passaporte válido e, em alguns casos, de um visto. Os menores de idade, deverão apresentar também uma autorização dos pais para viajar.

caminho de pedra para o pico do arieiro

Documentos para viajar para a Madeira

Como pudeste ver, até agora, não são necessários muitos documentos para entrares neste paraíso. Resumindo, aquilo que tens que ter preparado é:

  • Inquérito Epidemiológico (Regista-te aqui)
  • Vacinação Comprovada ou Doentes Recuperados COVID 19 ou Teste PCR à covid-19;

Muito simples, certo?

Requisitos para viajar para a Madeira, apesar da covid-19

Para além do teste PCR/vacinação completa ou certificado de recuperação à covid-19, os únicos requisitos necessários que tens que cumprir são as orientações transmitidas pela Autoridade Regional de Saúde. Estas devem ser sempre respeitadas. Se queres saber se é seguro viajar para a Madeira, mesmo com a covid-19, consulta aqui o nosso artigo.

Exceções ao requisito do teste PCR para a Madeira

Resumidamente, não necessitas de apresentar teste PCR à covid-19 ou de fazê-lo à chegada aos aeroportos da RAM (Região Autónoma da Madeira), nos seguintes casos:
• Passageiros munidos de documento médico que certifique que estão recuperados da doença covid-19 (emitido nos últimos 180 dias);
• Todos os que forem portadores de documento que certifique que foram vacinados contra a covid-19;
• Se fores portador do Certificado Digital Covid da União Europeia.
Estás preparado para  aventura? Então, não te esqueças do aliado perfeito para esta viagem, o IATI Escapadinhas.
seguro de viagem para a Madeira