Com a melhoria dos números da pandemia, já começamos a sonhar com viagens. A ilusão de viajar pelo mundo voltou e temos a certeza que o Oriente é um dos lugares que está a chamar por ti. Japão, Filipinas, Índia… Mas será que vamos poder viajar para a Ásia este Verão depois do coronavírus? Este continente foi o primeiro a sofrer as convulsões do Covid-19, mas agora vários países melhoraram a sua situação e começam a abrir as suas fronteiras.

Se estás ansioso por viajar para a Ásia depois do coronavírus, continua a ler porque aqui no blog IATI damos-te toda a informação actualizada!

familia com mascaras num aeroporto

Quando poderei viajar para a Ásia? Será possível este Verão?

Se bem neste momento vemos que a possibilidade de viajar pela Europa este Verão é bastante mais alcançável, reservar umas férias em algum país asiático parece muito mais arriscado. É normal, o investimento económico é maior e a situação torna-se muito mais difícil de prever.

Ao contrário da Europa, a Ásia não tem um organismo comum que estabeleça orientações para todos os países da região. Por conseguinte, não podemos falar de uma tendência generalizada ou de um tempo específico para viajar para a Ásia depois do Covid-19.

A situação é muito diferente, dependendo do país para o qual quiseres viajar. Por exemplo, a Tailândia, as Maldivas ou o Vietname parecem estar a ponto de ganhar a luta contra o coronavírus, mas nas Filipinas e no Nepal o número de infectados continua a crescer. Por este motivo, em geral há uma relutância em abrir as fronteiras.

Isto significa que não podes viajar para a Ásia este Verão de 2020? Não, uma vez que alguns países que já anunciaram a sua abertura ao turismo. No entanto, é necessário analisar a situação país por país.

como conseguir o visto para os paises do sudeste asiatico

Coronavírus: viagem pela Ásia no verão, país por país

Como podes ver, a situação varia muito, dependendo do país da Ásia para onde quiseres viajar. Por conseguinte, reunimos toda a informação de fontes oficiais dos países mais visitados. Continua a ler e descobre para que países asiáticos poderás viajar este Verão de 2020 depois do coronavírus.

Posso viajar para o Camboja depois do coronavírus?

Se estás ansioso por visitar os templos de Angkor Wat, podes aproveitar este Verão porque será possível viajar para o Camboja depois do Covid-19. No entanto, terás de ter em conta que determinados requisitos têm de ser cumpridos.

O Governo cambojano levantou as restrições às viagens ao Camboja, mas é necessário apresentar um atestado médico negativo no Covid-19, emitido o mais tardar 72 horas antes da viagem. Além disso, terás de demonstrar que tem um seguro de viagem de pelo menos 50.000 dólares. Todos os seguros de viagem da IATI cobrem valores superiores a esse montante e oferecem coberturas relacionadas com o Coronavírus. Por outro lado, quando chegares ao Camboja, terás de fazer outro teste e esperar pelos resultados, mas terás de fazer uma quarentena de 14 dias caso o vírus seja detectado em qualquer um dos passageiros. Ainda não há muita informação sobre onde e como a quarentena terá de ser feita, pelo que será necessário esperar por mais informação.

Se estes requisitos de quarentena forem suprimidos em algum momento, viajar para o Camboja este Verão poderia ser uma boa ideia, uma vez que este foi um dos países menos afectados pela pandemia. De facto, entre 12 de Abril e 20 de Maio, não foram registados quaisquer casos. Quando escrevemos este artigo, apenas 2 casos por Covid-19 estavam activos.

monges no templo de angkor wat no camboja

Viajar para a China este Verão, posso?

Há tanto para ver na China, que não deves perder a oportunidade de visitar o país! Ainda assim, sendo o epicentro da crise do coronavírus, de certeza que ainda tens algumas preocupações.

A 28 de Março, a China suspendeu a entrada de estrangeiros, incluindo os que possuíam autorizações de residência. Apenas os titulares de vistos diplomáticos, de serviço ou de cortesia têm acesso ao país. Mesmo assim, o Governo chinês está em conversações com vários governos para abrir um canal de entrada para os trabalhadores das empresas chinesas e também está em conversações com alguns países para criar corredores sanitários.

Achamos que vai ser difícil poder viajar para a China durante o verão de 2020, uma vez que, dependendo da província, terás de cumprir quarentena de 14 dias obrigatoriamente, mesmo tendo dado negativo no teste obrigatório Covid-19 à chegada.

Quanto a Hong Kong, os não residentes estão autorizados a entrar, mas terás de fazer um teste e permanecer em quarentena durante 14 dias, mesmo que o teste seja negativo. Macau não permite a entrada de estrangeiros. Portanto, viajar para a Ásia este Verão parece bastante complicado se estes forem os teus destinos.

Mais informações aqui (China) e aqui (Hong Kong).

amanhecer em hong kong

É possível viajar para as Filipinas após a crise do Covid-19?

Uma escapadela até às praias paradisíacas das Filipinas é um dos grandes atrativos para viajar para a Ásia neste Verão de 2020. No entanto, parece que será difícil visitar as Filipinas com a crise do Covid-19. O país fechou as suas fronteiras em Março e só permite a entrada a nacionais, a certos tipos de residentes e a pessoas casadas com cidadãos filipinos.

Embora já haja circulação de aviões, barcos e autocarros no interior do país, o turismo nacional não é permitido e o Governo nunca anunciou a abertura das suas fronteiras.

As Filipinas continuam a debater-se com o coronavírus. Embora as UCI não estejam em colapso, o número de pessoas infectadas está a crescer de forma constante e situa-se entre 500 e 800 por dia. Grande parte do país está ainda em quarentena, embora em fases diferentes, o que permite uma maior ou menor actividade.

Mais informações aqui.

ilhas tropicais das filipinas

Viajar para a Índia no Verão de 2020

São muitos os viajantes que estão desejosos de visitar a Índia este Verão de 2020. Infelizmente terão de esperar, pois o país suspendeu os voos internacionais até 30 de Junho e anulou todos os vistos para as pessoas fora da Índia.

O país está em processo de desescalada e desde o dia 8 de Junho alguns hotéis, restaurantes e centros comerciais já estão a funcionar. O tráfego aéreo doméstico também já começou, embora com muitas restrições. Paciência, o Taj Mahal vai estar à tua espera quando tudo isto acontecer.

Mais informações aqui.

como visitar o taj mahal em agra

Poderei visitar a Indonésia no Verão por causa do coronavírus?

Mergulhar em alguns dos melhores fundos marinhos, ver dragões Komodo na natureza ou descobrir templos balineses são algumas das experiências fascinantes para viver na Indonésia, mas será que podemos viajar para a Indonésia por causa do coronavírus? Por enquanto, parece que não poderás visitar a Indonésia este Verão, uma vez que este país suspendeu o regime de vistos à chegada e não é permitida a entrada de estrangeiros.

Embora o ministro do Planeamento do país tenha afirmado que poderia permitir a entrada de turistas em Bali em Julho, o ministro do Turismo afirmou que a reabertura poderia ter lugar entre Junho e Outubro. Querem ser cautelosos porque, sem serem tão elevados como noutros países, os casos continuam a aumentar e já ultrapassam os 30.000. Vais ter de esperar um pouco mais para saber se podes viajar para a Indonésia este Verão.

Mais informações aqui.

vista aérea das ilhas de raja ampat na indonesia

Posso viajar para o Japão este Verão?

Pouco a pouco, as atracções turísticas do Japão voltam a abrir e o país está a regressar à normalidade, mas terás de esperar para ver se o poderás visitar em breve. Aqueles que estiveram numa enorme lista de países nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar, e Portugal é um deles. Estima-se que começará a abrir-se ao turismo a partir de Julho, com prioridade para os viajantes provenientes da Ásia e dos Estados Unidos, mas ainda não se sabe com que tipo de restrições.

Viajar para o Japão este Verãoparece complicado, mas podes começar já a sonhar e a preparar o teu roteiro por este incrível país asiático.

Mais informações aqui.

viajar sozinha pelo japao

Será uma boa ideia viajar para a Malásia no Verão de 2020?

Embora a 7 de Junho o Governo malaio tenha anunciado a flexibilização de muitas restrições no interior do país, permitindo viagens internas a partir do dia 10, as fronteiras da Malásia continuam fechadas a qualquer pessoa que não seja nacional ou não seja casada com um nacional malaio. Portanto, infelizmente, parece que vamos ter de esperar um pouco mais para viajar para a Malásia depois do Covid-19.

Mais informações aqui.

tres jovens seguram uma bandeira da malasia a contra luz

Viagem para as Maldivas em tempo de coronavírus

Quem não gostaria de relaxar depois do longo confinamento nas praias das Maldivas? Com esses postais celestiais, não podemos pensar num plano melhor para esquecer tudo. No entanto, parece que viajar para as Maldivas este Verão de 2020 vai ser um pouco difícil.

O arquipélago vetou a entrada de estrangeiros no dia 27 de Março e, embora o número de casos activos à data desta publicação seja inferior a 20, o governo das Maldivas não parece ter pressa em abrir as suas portas aos europeus, que poderão começar a visitar o país apenas no final de 2020.

Os voos internos e as viagens em embarcações entre atóis foram suspensos em Março. A partir de 1 de Junho, os aviões e iates privados (incluindo os vindos do estrangeiro) poderão operar e, a partir de 1 de Julho, terão início os voos convencionais e os resorts poderão abrir. A partir desse momento, apenas algumas pessoas sortudas poderão viajar para as Maldivas depois do coronavírus e nenhum país europeu foi contemplado nesta lista.

Quem puder viajar para as Maldivas após o coronavírus terá de cumprir determinados requisitos. Ser-lhe-á pedido que faça uma reserva de 14 dias num resort, um visto (100 dólares), um seguro que cubra a duração da viagem, um atestado médico com um teste negativo para o Covid-19 efectuado na semana anterior à sua chegada e o pagamento do custo de outro teste a efectuar à chegada às Maldivas (cerca de 100 dólares).

Podes consultar mais informações aqui.

avioneta a sobrevoar ilha nas maldivas

Será possível viajar para o Nepal durante o Verão?

Talvez a praia não seja o teu forte e preferes fazer um dos incríveis roteiros de trekking no Nepal, mas será que vais poder ir este Verão? Bom, de momento vais ter de esperar um pouco porque não é permitido viajar para o Nepal devido à crise do coronavírus.

Este belo país asiático fechou as suas fronteiras e suspendeu os voos domésticos e internacionais até 30 de Junho. Ainda não há planos para as abrir nem permitir as viagens para o Nepal este Verão, uma vez que os seus cidadãos ainda estão em quarentena e os casos estão a aumentar.

Mais informações aqui.

telhados da cidade de patan no nepal

Viajar para Singapura após o coronavírus

Parece que também vamos ter de esperar um pouco para ver se podemos viajar para Singapura este Verão. O país continua com as suas fronteiras quase fechadas, permitindo apenas a entrada de cidadãos chineses a partir de 8 de Junho e apenas por razões essenciais e somente a partir de certas províncias. Os residentes permanentes e os próprios nacionais poderão também continuar a entrar, mas terão de fazer uma quarentena de 14 dias.

Mais informações aqui.

Posso viajar para o Sri Lanka este Verão?

Nada melhor do que recuperar a liberdade alugando um tuk tuk e fazendo uma viagem ao Sri Lanka depois do coronavírus. Mas será que isso pode ser feito? Pois bem, parece que sim, a chamada “Lágrima da Índia” está disposta a abrir-se ao turismo.

Poderás viajar para o Sri Lanka este Verão, especificamente a partir de 1 de Agosto, mas com uma série de condições que icluem:

  • Duração da viagem superior a 5 dias.
  • Visto de 30 dias com um custo de 100 dólares. Este deverá ser solicitado com antecedência e tens de apresentar uma reserva num dos chamados hotéis livres de Covid, o bilhete de regresso, o itinerário e uma apólice de seguro médico.
  • Chegada a um dos 3 aeroportos: Aeroporto Internacional Bandaranaike, Aeroporto Colombo Ratmalana e Aeroporto Mattala Rajapaksa Hambantota
  • Teste negativo de Covid-19 feito no máximo 72 horas antes do embarque.
  • Realização de outro teste do Covid-19 à chegada ao Sri Lanka. Será feito no próprio aeroporto e será gratuito. Tens de esperar pelo resultado, embora se diga que o período de espera será inferior a 6 horas. O teste será repetido 5 dias mais tarde por uma unidade móvel. Se for positivo, terás de fazer uma quarentena de 14 a 21 dias num hotel designado. Se ficares no Sri Lanka mais de 10 dias, serás testado outra vez.
  • Não podes utilizar os transportes públicos e terás de arranjar algum meio de transporte.

Com apenas 11 mortos por Covid-19, o Sri Lanka é um dos países que melhor enfrenta a crise do coronavírus. Os números podem ser consultados neste link. Além disso, espera-se que todos as praias e locais turísticos do Sri Lanka estejam abertos a partir de 1 de Agosto.

Mais informações aqui.

vista aerea da cidade de kandy no sri lanka

Será possível viajar para a Tailândia após o coronavírus?

Infelizmente, parece que ainda não vamos poder viajar para a Tailândia devido à crise do Covid-19. A Autoridade do Turismo da Tailândia afirma que as fronteiras deverão abrir em Julho (estão fechadas, neste momento, até 30 de Junho), mas apenas para o turismo médico (com marcação prévia nos hospitais) ou de negócios (com uma carta de convite). O ministro indicou que o próximo passo será a abertura aos turistas, mas só será possível visitar determinados pontos do país onde a epidemia possa ser facilmente controlada, como as ilhas de Koh Phangan ou Koh Samui. De acordo com as informações do ministério, os acordos entre países serão fundamentais para criar uma espécie de corredores sanitários. Serão exigidos certificados médicos e testes Covid-19 nos hotéis para viajar para a Tailândia.

Entretanto, devido aos poucos casos que continuam activos no país asiático, o turismo interno está a ser reactivado. Os voos na Tailândia, os comboios e os autocarros estão em funcionamento e muitas atracções turísticas, como o famoso Grand Palace, um dos pontos turísticos imperdíveis de Banguecoque, estão abertos.

Se estás ansioso por viajar para a Ásia este Verão e a Tailândia é o teu destino principal, terás de esperar algum tempo para ver se é possível. Entretanto, consulta o nosso blogue para informações sobre os 10 pratos mais típicos da Tailândia e quais as Vacinas necessárias para a Tailândia.

Mais informações aqui.

segurança na viagem a tailandia

Poderei conhecer  Vietname este Verão?

O Vietname é um dos países que melhor conseguiu ultrapassar a crise do coronavírus. O tráfego aéreo nacional está aberto e já se pode fazer turismo no país, mas será possível viajar para o Vietname este Verão? Por enquanto ainda não.

A partir de 22 de Março e até nova ordem, só os nacionais e diplomatas podem viajar para o Vietname. Uma vez que a situação está bastante controlada, é de esperar que, durante o Verão, as fronteiras possam ser abertas, mas ainda não se sabe em que condições. Por enquanto, se o Vietname era o país que tinhas nos planos de viagem deste ano, vais ter de esperar.

Mais informações aqui.

aldeia piscatoria da baia de halong

Este artigo sobre viagens para a Ásia no Verão de 2020 foi actualizado pela última vez a 12 de Junho. A informação estava correcta no momento da publicação. Embora façamos o nosso melhor para o manter o mais actualizado possível, dada a natureza desta crise, aconselhamos-te a consultar os conselhos de viagem das autoridades sanitárias portuguesas e do país que planeias visitar.

 

Artigo traduzido por Susana Almeida

Conteúdo Relacionado